domingo, 11 de outubro de 2009

Marzipan, amêndoas, marzipan...




Lá atrás em alguma postagem eu mencionei uma irmã minha, a mais velha das quatro, que é fissurada por marzipan. Pois bem, amanhã é aniversário dela. Resolvi fazer os tais marzipans para dar a ela de aniversário (é, Marcia, suas indiretas valeram)



Minha casa está perfumada de amêndoas...Eu uso as amêndoas doces. Alguns marzipans encontrados no mercado, importados normalmente da Alemanha, são feitos com amêndoas não doces. Eu confesso que não gosto muito. Prefiro aqueles que não deixam travo amargo na boca. Por isso, faço os meus com as amêndoas doces.
Além de ser um doce bastante fino e delicado, essa iguaria é muito antiga. Nostradamus escreveu que em 1404 o marzipan já era fabricado na Alemanha. Era consumido bruto e como recheio de doces e tortas.
Há várias lendas sobre a origem do nome Marzipan. Por uma delas, consta que muito antigamente, na era A.C., Tortas de Amêndoas eram oferecidas aos Deuses na Páscoa, e, por serem fabricadas em março eram denominadas "panis martius", daí, marzipan.
Outra lenda diz que há 500 anos, Marieta, filha do confeiteiro Bradutt em Veneza, combinou amêndoas com açúcar, chegando na massa doce que conhecemos e consumimos hoje. E, por ter sido feita tal combinação no dia de São Marcos, santo festejado com muita pompa nessa região, o doce teria ficado com o nome de Marci panis (pão de Marcos).
Há ainda a versão de que esse doce foi criado na Alemanha, em Lübeck (região norte da Alemanha), em 1407, ocasião na qual houve uma séria queda na produção de grãos. Porém, havia grande reserva de açúcar e amêndoas. Então, todos os padeiros da região foram convocados a criar um pão que usasse esses ingredientes, e, aquele que criasse tal receita seria homenageado. No entanto, o nome de tal padeiro não consta de nenhum registro. mas, por outro lado, consta que os primeiros pães foram oferecido no dia de São Marcos, tendo sido, por essa razão, os pequenos pãezinhos denominados de "Marcipanis".

Acho que a minha irmã entendeu que o doce se originou de Marcia panis rsrsrsrs....por isso que ela gosta tanto!

Um comentário:

  1. Next time I гeаd a blog, I hope that it ԁoes not fail mе just
    as much as this partісular one. I mean, I knoω it ωaѕ mу choice
    to read through, hοwever Ι actually thоught you'd have something useful to talk about. All I hear is a bunch of complaining about something that you could fix if you were not too busy seeking attention.

    Also visit my web site payday loans

    ResponderExcluir