sábado, 17 de outubro de 2009

Shortcake de Damasco


















Trouxe de Nova York uma forma super pesada simplesmente porque eu achei ela super bonita. Nem me preocupei em saber para que ela servia: gostei e pronto. Carreguei a bendita junto com a batedeira KitchenAid (que é um chumbo de pesada), sorrindo e com cara de paisagem (jamais iria assumir que eu não sentia mais meus braços depois que os meninos - meus filhos - ficaram titando uma com a minha cara, achando um absurdo aquela compra). Eu AMEI. A batedeira era meu sonho de consumo; as formas, os cortadores (a tia Martha Stewart tem uma linha e tanto de utensílios para confeitaria), sempre são, então, aproveitei!
Cá chegando, descobri que a minha forma super pesada era específica para shortcake. Nunca tinha feito. Googlei uma receita e apaixonei!!!!!!!! Hoje fiz de damasco. A massa fica entre uma massa podre de torta e uma massa de bolo. Essa receita (não me lembro mais onde peguei...não anotei) leva 2 xícaras de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1/2 colher (chá) de sal; 3 colheres (sopa) de açúcar; 1/2 xícara de manteiga; 2/3 a 3/4 de leite, ou creme de leite (usei creme de leite). Mistura-se os ingredientes secos, junta a manteiga esfarelando com as mãos e, por último, o creme de leite, mexendo pouco e rápidamente. Colocar nas forminhas (se não tiver, creio que pode-se usar cortador ou formas de torta pequena (nunca tentei). Aí, assar por 10 a 15 minutos em forno forte. Tirar, deixar esfriar, rechear a gosto e pronto!!!
A minha recheei com creme de confeiteiro, damascos e cobri com glacê italiano. É divino... Pode ser feita com morangos, frutas vermelhas (amoras, framboesas e mirtilos), cerejas etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário