quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Vai um salgado aí? - Talharim ao Pesto, com receita


Ando sendo bastante questionada sobre a organização de eventos, tais como jantares, almoços, happy hours, chás, chá de panela, chá de bebê, chá-bar etc. Há uns bons anos atrás, quando ainda estava casada e não atuava no contencioso (como advogada), apenas no consultivo, fiz muitos eventos. Depois, com a rotina de escritório e prazos mal tinha tempo de fazer um bolinho aqui em casa. Agora, no entanto, estou reabrindo a agenda!! E pra comemorar, segue um passo a passo do talharim caseiro, bastante simples e fácil.

Para a massa, a receita básica de macarrão com ovos: 4ovos e aproximadamente 400/500 gramas de farinha de trigo de excelente qualidade. Misture bem e faça uma bola. Deixe descansar coberta por cerca de 1 hora. Depois de descansada, abra a massa com o rolo.




Corte retângulos da massa e passe pela máquina na abertura grande duas vezes. Feito isto com toda a massa, passe apenas uma vez na máquina com a abertura menor (escolha a espessura de sua preferência).




Enrole cada retângulo como um rocambole e corte a massa em fatias da largura que desejar.




A cada retângulo cortado, desenrole as fatias e estenda na mesa polvilhada com um pouco de farinha (ou sobre uma toalha de mesa). Caso não vá utilizar na hora, pendure cada fio de massa em um rolo grande, para que sequem.




Cozinhe em bastante água fervente com sal e um fio de azeite.



Escorra. Reserve.



Para o Pesto, soque folhas de manjericão, alho e nozes (quantidades de sua preferência - este eu fiz suave, mas pode dobrar, triplicar os ingredientes).



Em uma panela grande (usei wok), despeje uma generosa quantidade de azeite e umas duas colheres de manteiga.




Coloque os ingredientes que foram socados e dê uma fritadinha (vá controlando pelo alho o tempo da fritura) e ponha um pouco de sal (a gosto).





Jogue a massa sobre o pesto, desligue a chama, misture envolvendo toda a massa (se necessário, regue com mais azeite), corrija o sal e sirva imediatamente.
Sente e coma!!! É uma delícia!!!!

13 comentários:

  1. eu to doida por uma maquininha de massa... hunf!!!!

    vi seu comentário na maraporto e tbm estou bem feliz com os meus 35 seguidores, sempre que entro no blogger fico lá esperando que esse número aumente!!!! hahahahahha... vamos perguntar para a mara qual o segredo do sucesso???? hahahaha


    beijos

    ResponderExcluir
  2. Marina Amei....
    UMA DOSE JÀ RÀPIDO POR FAVOR RRRSSS...
    Jinhos fofos

    ResponderExcluir
  3. hummm, que delícia de prato! Adoro macarrão de qualquer jeito!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Marina, que prendada vc é mulher, faz até a massa!!! Eu amo pesto!! Deve ter ficado maravilhoso!! Toda semana temos macarrão em casa, eu amooooo.....beijos

    ResponderExcluir
  5. Um pratinho desse e não precisa mais nada.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Menina, vc é animada hein? Que espetáculo de massa! E o pesto? Deu vontade!

    ResponderExcluir
  7. Nao tenho maquina para fazer massas, mas estou desejando comprar uma. Apesar do trabalho que se tem, penso que compensa. A sua massa ficou linda e a acompanhar com pesto ficou do melhor.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. POucas coisas são melhores do que massa fresca...Um luxo!!!
    bj e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  9. Ai Marina que bom q vc me achou, ja te add no meu blogroll pra nao te perder de vista, xeretei td e adorei as receitas, a do bolo de pao de queijo farei semana que vem seguramente ,vou receber amigas para um cha,mas vou testar antes e ver se acerto.
    bjks e volte sempre

    ResponderExcluir
  10. Marina...delicious!! Um secundo pratinho por favore..I keep getting hungry every time I even look at your dishes..think Im going to be like that stuffed turkey by Christmas time..
    Beijos, Anna x

    ResponderExcluir
  11. oooo marina,ano que vem quando tiver finalizada minha dieta(o que ta meio dificil ahuahuhau)eu quero comer esse talharim,PQP soh de ver ja fico doidinha pra sair da dieta ahuahuauhahua

    ResponderExcluir