sábado, 21 de novembro de 2009

Vai um salgado aí? - Varenikes (ravioli de batata) , com receita



Varenikes é um delicioso prato da culinária judaica. Misturei várias receitas, que, na verdade são variações no preparo da massa (mais ou menos ovos, com ou sem água; com semolina e farinha de trigo, ou sem a semolina só com a farinha) e a utilização ou não do shmaltz ("manteiga" feita com  gordurinhas de frango e  pele de frango fritas - quando esfriam ficam com uma consistência parecida com a da manteiga - e cebola ). O que eu faço (e, sem falsa modéstia, fica delicioso) é desta forma:


Cozinhe 5 batatas. Amoleça 2 cebolas médias em cerca de 200 grs de manteiga. Reserve.

Faça a massa com 4 ovos, uma batata pequena cozida e amassada e mais ou menos 400 gramas de farinha de trigo. Ponha os ovos e a batata (amassada no espremedor) numa vasilha, dê uma misturadinha com o garfo e vá adicionando a farinha de trigo até dar o ponto (não gruda nas mãos). Abra a massa, um pouco mais grossa do que para talharim, em duas partes iguais.




Seu recheio, um purê feito com as 4 batatas cozidas (reservadas) e amassadas no espremedor, sal, pimenta do reino e umas duas colheres de cebola frita na manteiga (reservada), apenas amolecida, não dourada, está pronto e









será distribuído em uma das metades da massa já com os raviolis marcados com o cortador (se não tiver cortador de ravioli, pode ser com um copo, cortador de biscoitos etc.). Coloque a outra massa sobre a primeira e vá cortando os raviolis.





Com um pincel para massas tire o excesso de farinha da massa e leve para cozinhar por 10 minutos em água fervente e sal.


Escorra o ravioli e passe na cebola restante bem dourada (escura) com bastante manteiga (quase 200 gramas).



Sirva imediatamente e aproveite!!! É muito bom!!!










9 comentários:

  1. Marina, ainda bem que tô sem fome, do contrário seria um problema sério ter que resolver isso as 22:30hs!! Que cara mais glamurosa esse prato de nome lindo, adorei!! Parabéns lindona!!

    ResponderExcluir
  2. Marina, vc se incomodaria se eu fizesse um post sobre o seu blog, é que estou tão encantada com seu capricho e seus docinhos!! Me diz tá??
    beijos

    ResponderExcluir
  3. sou doida por varenike ...
    faço um divino tb ... receita da minha avó.
    esses ficaram lindos... quero comer da sua comida agora!rs
    manda por sedex??
    e vc tá bem,querida??

    beijos e beijos

    Rebeca

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que light!!! Rs... Adorei o "passo a passo"! Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de blog! Bem que Roberta falou, adorei! Sou de SP e na minha próxima festa ou aula já sei quem chamar pra fazer os docinhos! Tudo lindo demais! Já tô te seguindo!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. to bem sim!
    e vc? ...
    bjos

    o doce ficou bom mesmo ... adoro fazer doces ...
    comer tb ... hahaha

    ResponderExcluir
  7. Que raviolis tao lindos! Adorei a sua foto reportagem.

    Bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  8. Adorei Marina! Com o passo a passo, a vida (do leitor) fica bem mais fácil!
    Abraços!

    ResponderExcluir