terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Livros...



Dei uma sumidinha dos posts mas voltei. Trouxe uns pedacinhos da minha casa. Hoje amanheceu uma chuva incansável, vinda da madrugada. Fiquei em casa de manhã resolvendo umas coisinhas e olhando o que precisava ser feito. Está na hora de pintar as paredes e eu morro de preguiça, pois fica uma bagunça, uma poeira... Decidi esperar as chuvas passarem, pois aqui é muito úmido e não vai dar certo a pintura nesta umidade toda. Me dei conta, então, de que a minha assumida paixão pelos livros, na verdade, é quase uma obsessão. Além de consumi-los vorazmente, desde criança, tenho-os como objeto de decoração. Um de meus preferidos. Mas, todos os livros que estão decorando a casa têm passado: a maioria foi de meu pai e, antes, de meu avô (são, na maior parte, livros de direito). Outros, eram de meu pai e do seu único hobby permanente na vida: velejar.
Aí, logo abaixo, é um pedacinho da lareira.




Essas que seguem são da minha mesa de trabalho,





de um pedacinho da cozinha,





da salinha de estudos,







de um pedacinho da salinha na qual a mais velha dos filhos dá suas aulas de francês e inglês,






da sala de tv,




da sala de cima (com a minha fofa Sofia ao fundo),






da entrada,


e, só. Poupo a todos do meu quarto e sua coleção de livros policiais (P. D. James; Luiz-Alfredo Garcia Rosa; Patricia D. Cornwell, Fred Vargas, John Dunning, Laurence Block, Stieg Larson),  confesso, muitos daqueles romances de mulherzinhas (Bridget Jones e sua turma); quase tudo da Virginia Wolf (delirante, suave e intenso), além dos normais... É um vício. Meu pai lia muito (a maioria, livros técnicos); minha mãe lê bastante (para ela livros de história, geografia, viagens, coisas verídicas). Eu ... meu gosto indiscutível e arraigado pela literatura de ficção veio com certeza da Nonna (tão falada aqui, a mãe da minha mãe) que era escritora. Grande escritora, desbravadora desse mundo, atrevida e aventureira (ela esteve na construção da Transamazônica !!! e escreveu um livro daí)!! Um ídolo a minha Nonna, minha querida, retrato da minha infância...



Me despeço com a gata Maia, companheira de cada digitada ... volto logo, até breve!

8 comentários:

  1. Que delícia seu cantinho cheio de livros, Marina! Sabe que eu estou pra fazer uma doação de todos os meus? É que os meus não são tão especiais assim e tenho pena de vê-los empoeirando no armário sem um uso. Livro pra mim tem que ser lido, folheado de vez em quando, fazer parte da nossa vida, como os seus. Se ficam jogados num canto acho triste...

    beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Marina, adorei conhecer pedacinhos de sua casa, sabe que gosto muito de livros da decoraçao, adoro compra-los, mas nao leio tanto qto deveria.
    Vou te enviar por e-mail a foto do bolo pao de queijo, amanha vou fazer pela segunda vez,so que agora faço naforma grande.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Marina,
    Eu estava comentando em outro blog quando vi, na lista ao lado, "Macarons, bombons..."; claro que quis saber do que se tratava! Gostei do seu blog e devo voltar mais vezes aqui!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Great pics! Your pets look very sweet :-)

    ResponderExcluir
  5. Marina...leitura é um vício que eu não tenho o menor interesse em me curar...hehe e fico feliz que foi também hereditário. Lindos os cantinhos com cultura, da sua casa!
    E que pinta tem a charmosa Maia!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Marina, sua casa toda é um encanto, casa com cara de gente de verdade!! Tenho a mesma mania de livros, e tenho passado com sucesso para Pandinha, ele ama ler, ia fazer um post agora sobre isso, acabamos de chegar de uma livraria e Pandinha quer pedir para Papai Noel um livro sobre o Espaço Sideral!! Isso existe?? Fico muito feliz!! Já já sai o post...beijos e parabens por tanto bom gosto e sensibilidade, beijocas

    ResponderExcluir
  7. Awwww....what a cosy and charming home you have :)
    You are a little book worm as we would say in Australia...inside every book we will find you :)
    Beautiful Maia is looking very serious indeed hahahahaha xx

    ResponderExcluir
  8. É lindo ver que cada cantinho tem um capricho , um carinho só pra ele.Quanto aos livros , como não amar ler?Livros são amigos que devolvem em dobro tua devoção, pacientes esperam tua vontade e teu desejo de estar com eles, mesmo abandonados estão lá, esperando sua volta.Parceiros e provedores de sonhos , viagens e amores.

    ResponderExcluir