terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Vai um salgado aí? Pão Caseiro - com receita






Você vai precisar de: 2 ovos, 1 kg de farinha de trigo de excelente qualidade, óleo de girassol (3 colheres de sopa bem cheias), 500 ml de água, sal a gosto, 1 colher de açúcar, 1 pacotinho de fermento biológico (30 grs); 2 colheres de sopa bem cheias de leite em pó  e manteiga.


Coloque o fermento, o açúcar e um pouco de farinha numa tigela grande e misture.


Amorne a água,


coloque a água na mistura da tigela,

misture. Quebre os dois ovos inteiros,


junte o óleo,


ponha o sal,


misture e vá agregando a farinha de trigo até sobrar apenas 1/ 3 do quilo.



Junte as duas colheres de leite em pó,

e misture até a massa ficar elástica.

Coloque o restante da farinha na mesa e faça uma cova no centro,


verta a massa no centro e

com a ajuda de espátulas vá agregando a farinha à massa


até dar o ponto. Sove





faça uma bola,

e besunte-a com a manteiga.


Deixe descansar por mais ou menos 30 minutos até dobrar de volume.


Após crescida, ponha a massa na mesa polvilhada com farinha e sove para tirar o ar.

Corte em pedaços, molde os pães ou ponha em forma própria untada com óleo.



Deixe crescer novamente.


Asse em forno alto e




delicie-se!!!



20 comentários:

  1. I can smell that bread from here Marina...ok..Ive got the coffee brewing..and a table set for two...now I'm just waiting for you :) x

    ResponderExcluir
  2. I'll have a nice thick slice please, with butter and raspberry jam. Mmmm ..... delicious! Leigh

    ResponderExcluir
  3. Yum - there's nothing better than freshly baked bread!!
    Now you just need some butter and Vegemite .... perfect ;-)

    ResponderExcluir
  4. Amiga, sabe o que eu mais gosto nos seus posts, é que eles tem um toque de capricho em todos os detalhes!!! Desde as fotos dos ingredientes, cuidadosamente mostrados, enfim, tudo, fora que a cara das suas comidinhas são maravilhosas, eu morro por um pão, é meu ponto fraco!! Já fiz muito pão, mas nunca dão muito certo!! Ficou bom?? Deve ter ficado!!!! beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse pao esta me chamando, posso até sentir o cheirinho dele. Muito bem explicada a receita. Adorei

    ResponderExcluir
  6. Marina,que pao lindo, nossa e como cresceu. Claro que vou testar.
    bj

    ResponderExcluir
  7. Excelente, maravilloso, me fascina tabajar con levadura.
    El pan resultó muy bueno!!.
    Besos.

    ResponderExcluir
  8. Marina querida,
    Isto é que é uma receita bem explicada!! E o resultado...não poderia ser melhor!! Parabéns! Adorei! Profissional!!
    Muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Que passo a passo mais detalhado,PERFEITO.Esse pão deve ser tão ou mais delicioso do que aparenta ser.As duas primeiras fotos parecem de revista,muito show!bjs e bon apetit.

    ResponderExcluir
  10. Tem uma declaração de amizade pra vc no meu blog.bjs

    ResponderExcluir
  11. Ai, Marina!!
    Só não corri pra fazer esse pão, pq não tinha fermento biológico em casa! :(
    Fiquei na vontade duma fatia quentinha, com manteiga e um cafézinho!!!! Mas vou fazer e vou postar pra vc ver!!!
    E mais uma coisa, que cozinha linda, quanta fofurice! Uma galinha porta-ovos coisa mais linda!!
    Passa lá no meu blog, tem um recadinho pra vc, tá! ? :)
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Que bela foto reportagem. Ficaram lindos os paezinhos e o cheirinho que deixaram pela casa devia ser tão bom.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Ei amiga, literalmente você está com a mão na massa heim!! Esse pão com uma manteiguinha, não dá pra resistir!! Adorei as fotos!! Desculpa o sumiço Marina, to numa correria louca esse final de ano, tanta coisa a fazer, até meu blog está as moscas. Um beijo imenso a você e uma linda quinta-feira.

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Gostei muito de seu blog, pois tem posts inteligentes e belas imagens.
    Se quiseres me seguir,te seguirei também.Espero sua visita.

    FELIZ NATAL e que 2010, seja o melhor ano de sua vida!!!

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Amiga, ficaram lindos! Para mim fazer pães é uma dádiva, nos dá uma sensação de vida, de dever cumprido, não?!? Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi, Marina!
    Que delícia de pão!! Há dias venho querendo fazer um pão, mas tenho adiado a decisão porque aqui está chuvoso e frio. Mas, depois desse seu pão, estou quase indo pra cozinha!
    Olha, estou levando o seu link para a minha lista de blog, ok?
    Beijinho

    ResponderExcluir
  17. Pães caseiros são sempre muito gostosos...fazer pão é uma arte, além de ser uma terapia, um verdadeiro relaxamento...Seus pães ficaram convidativos...sempre com muito capricho!
    E a respeito do post anterior...falando da Nonna, me deu saudade da minha, tbm uma mulher forte, independente, a primeira jornalista mulher de Minas Gerais...
    É sempre muito bom estar aqui!
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  18. Nossa que pão liiiiiiiiiiiiindo Marina!!!! Que fome me deu agora!!! Isso com uma manteiga.. Ahhh, que pecado!

    ResponderExcluir