quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Muffin de Mirtilos - com receita!!









No final de semana passado tive uma longa conversa com um amigo e Nova York foi um dos assuntos falados. Eu adoro Nova York! Disse a ele que adorava a escada rolante da Macy's; andar na 5ª Avenida à tarde e a livraria Barnes and Noble (ô,mania! não podia deixar de ser!!) e seus corredores que mais parecem labirintos (ai meu Deus, está bem eu confesso: e o cherinho de madeira e livros).


Aí, este amigo me disse: ah...sentar numa mesa no Four Seasons e tomar um café, ou no Tribeca Hotel... Pronto! Foi o que bastou para que eu tivesse a maior saudades de lá e uma urgência de novas viagens!! Disse a ele que eu não tinha feito nada glamouroso nas poucas vezes em que estive lá. Passeio muito, ando que nem uma louca e tento ver muito, mas sempre falta tanto para ver...(Viu? Só programa cool ... comprinhas eu? Imagina! Nem penso pouco nisso!!!  Se me encontrar por lá  com umas sacolinhas é só porque eu acho elas tãããão bonitinhas....) 

Agora eu quero a parte glamourosa de Nova York !! Por um belo vestidinho preto, um par de sandálias divino, sair sem nenhum amassadinho de viagem, sem nenhuma cara ventada, me sentar com calma, olhar com calma e sentir, com calma... o clima...

Enquanto não vou ... essa conversa toda me inspirou e nada mais americano que um muffin. Queria uma receita bem tradicional, sem nenhuma alteração. Pesquisando, encontrei uma perfeita, com o seguinte título: TO DIE FOR BLUEBERRY MUFFINS  http://allrecipes.com/recipe/to-die-for-blueberry-muffins/detail.aspx.

E foi nessa receita que eu embarquei e é para ela que eu convido vocês. Servidos??

Você vai precisar de :




3 xícaras de farinha de trigo (e mais 2/3); 1 1/2 xícara de açúcar (e mais 1 xícara); 1 colher de chá de sal (não deixe de por, faz diferença!); 4 colheres de chá de fermento;



2/3 de xícara de óleo (canola ou girassol);




2 ovos;







2/3 de xícara de leite;






2 xícaras de mirtilos (eu usei congelados e ficaram ótimos!!);









1/2 xícara de manteiga gelada em cubos;



e canela a gosto.




Junte as 3 xícaras de farinha, 1 1/2 xícara de açúcar, o sal, o fermeto em uma vasilha e misture;



acrescente o óleo, o leite, os osvos e misture apenas até incorporar;






coloque os mirtilos;




e misture grosseiramente. A massa está pronta!!! Fácil assim!!


Despeje nas forminhas quantidades generosas. Como você poderá ver, dobrei a receita do link acima mencionado, porque não rendem muitos muffins e eu não gosto deles baixinhos, gosto deles derramados...


Feita a massa, preparemos o crumb (é uma massinha de crumble mesmo). Coloque a xícara de açúcar restante em uma vasilha,


junte a farinha restante,


 coloque a manteiga cortada em pedaços e



a canela em pó.




Faça uma farofa misturando grosseiramente com as mãos


e distribua sobre os muffins.








Leve ao forno pré-aquecido (pré-aqueci em quase 200º C e aumentei para uns 230ºC para assá-los). No meu forno ficaram aproximadamente por 25 minutos. Gosto de assá-los até o momento que colocando um palito ele saia limpo, não deixo dourar mais. Desta forma eu sinto que os bolinhos seguram a umidade e, apesar de ficarem bons no dia, no dia seguinte ficam maravilhosos!!! 




Faça, vale a pena!!! Não sei se muffin é em si um doce "to die for" mas prá um desmaiosinho certamente é!!!










2

30 comentários:

  1. Oh Marina...what a beautiful..colour post..I think this is one of my favourite..I love your arrangement!!
    AND I AM IN LOVE WITH THAT MILK BOTTLE....soooo cute!

    Beautiful blueberries muffins....my husband favourite actually :) x

    ResponderExcluir
  2. Marina, vc sempre me impressiona com seu capricho, só a mesa dos ingredientes já me encanta....Ah NY, ô lugar mágico né, eu amo, adoro andar e andar e não pensar em nada, só talvez, assim de leve, em entrar em algumas poucas lojinhas, coisinha besta de nada kkkkk, 2 delicias, o muffin e NY, beijocas

    ResponderExcluir
  3. Olá Marina,
    Menina, I'm crazy por blueberry muffins...e por NYC...aquela cidade é tudo...sempre tudo!
    Agora as blueberries: onde vc achou assim tão lindas? aqui em BH é artigo raro...dificil de achar, uma pena!
    Me senti agora no Starbucks...numa das grandes avenidas, um caffe latte...e um muffin de blueberrie, maravilha, parabéns pelo capricho!

    ResponderExcluir
  4. Arraaaaaaaasou!!!
    Se eu não achar bluebarry in my city...
    Posso substituir por algum tipo de nuts???

    ResponderExcluir
  5. Ai meu deus assim vou engordar os de vim aqui ver essas gostosuras que você posta aqui!!!! aceito convite pra ir ai comer kkkkkkkk!!
    muito bom Muffs ne amiga,principalmente no cafe da tarde.
    Ps :Onde voce achou essa garrafa de leite???????????
    pode ire passando o endereço heheheheh!!!!
    bjsss
    Helo

    ResponderExcluir
  6. Adorei a receita!!!
    Eu visitei minha irmã nos Estados Unidos ano passado e me apaixonei pelos tradicionais Blueberry Muffins!!
    Vou fazer com certeza!!
    bjuuu
    Pri

    ResponderExcluir
  7. Ai que lindo!!
    Marina,nos deixou com agua na boca em todos os sentidos,que delicia de post e arrasou na prosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Felicitari pentru minunatul tau blog!
    Reteta si prezentarea de neuitat!

    ResponderExcluir
  9. Ai ai...to aqui com agua na boca e com essa explicação tão detalhada ficou facinho de fazer, só tenho que comprar as formas.
    Mas Marina, que pratinhos e cia, são esses heim? Que liiindos!!


    beijos

    ResponderExcluir
  10. Marina, o conjunto inteiro tá aguando a boca! Ai que delícia essa saudade hein? Delícia pois deu nestes muffin's! Vou ter que pôr a mão na massa prá ter um muffin prá chamar de meu!rsrsrsr! Bjo!!

    ResponderExcluir
  11. Marina , minha linda , eu adoro suas louças e seu capricho. Faz tudo ficar mais gostoso.
    Mil beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá Amiga

    Vou pegar um avião, agora mesmo, para lanchar com vc ah ah ah. Também quero ir à Nova York!!!
    Agora, falando sério, estou com viagem + ou - programada. Primeiro vou ficar um tempo na casa da minha irmã, em Massachussets.É um lugar lindo, bem interior americano. Tem fotos do ano passado, lá no blog(+- Junho ou Julho).Na cidadezinha onde ela mora, tem a fabrica de velas Yankee Candle e a loja com decoração que é bem o seu estilo vc, vc iria amar.Depois curtir NY,depois talvez Las Vegas, ainda não conheço. Meu marido quer ficar 3 meses. De Junho a Setembro.Já te aluguei demais,

    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Que mesa linda!Que louça maravilhosa!Que delícia esses muffins!Imagino essas delícias numa mesa de chá.bjjjsss.

    ResponderExcluir
  14. Uau...que delícia. Eu querooooooo! Amanhã lançarei uma brincadeira lá no blog. Te espero. Beijocas!

    ResponderExcluir
  15. A foto reportagem ficou fantastica, mas os muffins ficaram mais fantasticos ainda.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Todo mundo é muito gentil!! Obrigada!!

    Anna: that bottle is an orignal antique bottle! isn't it beautiful?xx

    Rô: brigada, quem sabe a gente não faz um passeiozinho básico (3 outlets nacy's sacks)!!!

    Renata!! Voltou!!! Senti falta de seus comentários e, principalmente de seus posts tão elegantes!! Que bom! Essas blueberrys comprei congeladas num mercado aqui de SP chamado san marchê...

    Bila: pode por sim, porque o crumble da cobertuta umidece o muffin, mas pode por também amoras, pedaços de morangos...

    Helo: rsrsrs não tenho endereço para dar...é antiga e original da Paulista!

    Priscila, faça mesmo é muuuiiito gostoso!!

    Susi: vc é sempre elogiosa!! vc que é uma fazedora de bolos, faça esses são divinos!!

    Ana: olá! faça sim, são muito bons e é muito fácil. quanto às louças= bule, leitera e xícaras de bolas azuis; garrafa de leite; garrafa azul e dourada são antigas. A travessinha oval azul e a vermelha são da Le Lis Blanc; a bandeija de bolinhas azul retangula é da feirinha do Extra(!!! R$ 5,00!!!!) e o resto são cristais e vidros simples. Bjão

    Cris: faça sim!! você vai amar!!

    Ro: brigada, amiga!!

    Kinha: aimeudeusdocéuqueinveja!!! 3 meses passeando e eu aqui ralando!!!!!! aproveite muito e vai contando as novidades! vc não aluga nunca!! mulher chic é o que há, hem?!

    Rosa: tenho certeza que um dia vamos tomar chá (pode ser coca ligth?) juntas!!

    taia: passarei lá!!

    cacahuete: obrigada!!!

    3 de fevereiro de 2010 15:48

    ResponderExcluir
  17. Lá vou eu me aventurar na cozinha de novo. E pedir ajuda ao Sr. dos Anéis claro! Agora NY não conheço, mas sabe aquele lugar que vc não conhece mas ama? Pois NY é assim pra mim, no Ano Novo eu tava dançando com a GI, Ny NY do Frank Sinatra e ela adorou, bem no estilo mesmo, o marido morreu de rir, ele já conhece. E invejinha boa da Kinha heim? Aproveite menina! Agora a tua elegância Marina é demais, tudo é perfeitíssimo. Eu quero ter uma Marina aqui em casa, vou adotar vc e cia e pronto!

    ResponderExcluir
  18. Oi Marina!

    Mirtilos são uma decepção na minha vida... não gosto mto não, mas não dá pra ngar que deixam o muffin lindissimo, né?
    Os teus tão apetitosos da silva, e adorei as fotos passo a passo!

    abraço! :D

    ResponderExcluir
  19. Oi bonita, desculpa vir só agora, mas começo de mês para mim é a morte, já que tem mil e um pagamentos!
    hahaha eu quero ir para EUA depois dessa, ser uma das mulheres Sexy and City, borá?
    O bolinho está tentador.
    Bjss, estou te seguindo e vou te linkar viu.

    ResponderExcluir
  20. Oh my goodness--these look fabulous! I want to make them for breakfast tomorrow.

    ~jermaine~

    ResponderExcluir
  21. Que delícia ! Adorei conhecer teu blog ! Abraços e um ótimo final de semana !

    ResponderExcluir
  22. afff... adoro a Barnes and Noble, e me deu uma vontade de caminhar por aquele labirinto!...

    e como é bom vir saborear com os olhos as suas receitas em belas imagens, lindo! lindo! e certamente gostoso!

    beijinhos
    Juju

    ResponderExcluir
  23. ahhhh... aquela foto com a garrafa do leite Paulista está demais... minha infância querida...
    vou copiar, tá bom? pode, né? obrigada!...rs

    ResponderExcluir
  24. Marina as tuas receitas tem sempre uma apresentação maravilhosa, os muffim de mirtilos devem de ser muito bons...
    Tudo bem com tigo????
    Beijinhos e bom fim de semana
    Graça

    ResponderExcluir
  25. Uau, super passo a passo.

    Lindas fotos, como sempre.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  26. Que beleza de postagem!!! E que maravilha o seu blog! Amei ter te encontrado através de outros blogs que sigo! Vou te seguir também para não perder mais suas postagens! Que belezura!!! Estou fazendo muitos cupcakes e vou aproveitar sua idéia, mas aqui em Americana não acho mirtilos mas acho amoras, creio que o resultado seja o mesmo! Essa farofinha dá um toque todo especial! É a mesma da cuca né?
    Parabéns por tudo, querida!!!
    Beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  27. Marina, suas imagens além das receitas são 10, que delicadeza em fazer as coisas...amo isso aqui!!!

    beijos

    Janete

    ResponderExcluir
  28. Meu Deus essa receita é comida de anjo. O blog é lindo, as louças, o que é aquela garrafa de leite paulista????
    Absolutamente encantada!
    Parabéns mesmo.
    bjk

    ResponderExcluir