segunda-feira, 1 de março de 2010

Vai um salgado aí? - Pizza...e, de quebra, pãozinho ... com receita!!









Ontem, domingo chuvoso e feio, prá  encerrar melhorzinho o dia...pizza e amigos!! - o aniversário de um deles, o Felipe, que nasceu num 29 de fevereiro, e é namorado de uma amiga querida da Gabi, justificou muito bem a idéia!! E, com as sobras da massa, um pãozinho com parmesão.


Os sabores: mussarela;


calabresa; e,



quatro queijos.






É bastante simples: pegue 45 gramas de fermento biológico fresco (ou 30 gramas do fermento biológico seco) e desmanche em 2 colheres de sopa de açúcar;



junte 2 ovos inteiros;



3/4 de xícara de óleo;




500 ml de água morna; e,



sal a gosto ( coloquei 2 colheres de chá).




Misture levemente com um garfo e



vá juntando farinha (= ou - 500 grs) aos poucos



até formar uma "papa" pesada.




Com mais 500  grs de farinha de trigo, faça um montinho sobre a mesa, com uma cova no meio e


deite ali a mistura.





Vá agregando a farinha à massa aos poucos com uma espátula






até que consiga por a mão  na massa.



Vá trabalhando a massa (que é bem macia), por poucos minutos.








Forme uma bola e


volte na bacia polvilhada com farinha, cubra com um pano (nos dias de frio, cubra com um plástico e um pano)e deixe a massa descansando até dobrar de volume.




Se quiser, faça o teste da bolinha para saber a hora em que a massa já tiver descansado o suficiente: faça uma peque na bolinha e 


coloque-a num copo cheio de água.



A hora em que a bolinha subir (porque a massa terá fermentado e se enchido de ar), está pronta!



Unte três assadeiras grandes e uma média com óleo apenas.




A massa está prontinha...


Coloque-a sobre a mesa e corte en três pedaços maiores e um menor.


Faça uma bolinha com cada pedaço e



abra com o rolo. A espessura vai ser de acordo com o gosto de cada um. Aqui, particularmente, gostamos não tão fininha.





Enrole a massa no braço e


deite-a sobre a forma untada.




Com a palma da mão. pressione as sobras sobre as laterais da forma para cortá-la. Abaixe as laterais da massa, fazendo as bordas.



Fure toda a massa com um garfo. (Vá juntando as sobras de massa  e formando uma bolinha: vai virar um pão!).


Espalhe molho de tomate temperado de sua preferência.


Leve ao forno alto por uns 15 minutos + ou -.


Retire do forno. Está pronta para rechear com o que quiser.



Ontem fizemos de:
 mussarela - ralando um bom pedaço (usei quase 700 gramas para uma pizza grande e uma média)





quatro queijos: mais mussarela, provolone, gorgonzola e queijo cremoso.



calabresa: duas calabresas cortadas fininhas grandes e quatro cebolas. 




Não uso a cebola crua. Murcho num bom azeite




e junto as fatias de calabresa


até elas evergarem. 


Cubro cada disco de massa com mais uma camada de molho,


 e, na de mussarela, cubro com uma camada bem, generosa do queijo ralado





e salpico com orégano (pode-se acrescentar azeitonas e rodelas de tomate, aqui a preferência é só com o orégano).


Pronta para voltar ao forno até derreter o queijo.




A de quatro queijos, cubro com uma camada rala de mussarela ralada,




ralo um bom pedaço de provolone,


aí é a vez do gorgonzola, 


espalho porções generosas de queijo cremoso, salpico com tomilho, e


prontinha para ir ao forno!


A calabresa, basta deitar as rodelas fritas com a cebola e espalhar uniformemente sobre o disco.



Estão prontas as moçoilas para assar e comer!!

As sobras da massa que viraram uma bolinha, cresceram (mais uma vez) enquanto se preparava o recheio. Abra a massa em um formato retangular e espalhe bastante manteiga (amolecida) sobre toda a superfície.




Enrole como um rocambole.






Com uma faca, faça pequenos talhos na massa





espalhe mais margarina ou manteiga sobre o pão e




salpique com bastante parmesão ralado.



Leve ao forno alto até dourar e sirva!!


Prontas as pizzas, pronto o pão...  é só sentar e comer!!
Mais da metade da diversão, está em fazer tudo, com todo mundo amontoado na mesa da cozinha, conversando, dando palpite e dando risada!!
Prá mim, comer é só um detalhe...tudo o que envolve a preparação, com a companhia dos meus filhos e de pessoas queridas (que são aquelas que entram na minha cozinha!!) é que me dão enorme e sincero prazer!

Bom apetite!!





A mesa já estava bagunçada, me desculpem...e o bolinho lá do canto foi só para brincar com o Felipe!


Não deixe de participar do sorteio e ganhar uma caixa de brigadeiros com chocolate ao leite de origem!! Vai lá :http://marinamott.blogspot.com/2010/02/sorteio.html

39 comentários:

  1. Marina,esse fim de semana também fiz pizza, so que a moda italiana,(italiano quando faz pizza em casa sao quadradas e nao redondas),custei acostumar com isso.Vou fazer esse o pão,parece uma delicia ta com cara de apetitoso.
    bj.

    ResponderExcluir
  2. Wow!! This looks sooooo delicious! Its dinner time here, and now I'm feeling very hungry!

    ResponderExcluir
  3. Só posso dizer uma coisa amiga, socorro!! Me chama que eu vou rsss, o que é essa caixa de coca linda?!?!? Eu amei muito!!! Querida, eu amo pizza, a sua está com uma cara perfeita e o pão, meu pecado mor então...um vinho e familia, pronto, perfeição!!beijocas

    ResponderExcluir
  4. Oiiiiiii Marina, que deliciaaaaaaaa Hummmmm!!!

    Boa semana flor!!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Um belíssimo festival de pizzas,e ainda com a receita pra gente seguir?Imperdível! Parabéns à pizzaiola, pelas pizzas, pelos pratos lindos, que eu não deixei de observar e pelo pão maravilhoso, que eu adorei!
    Abraço, uma boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  6. Querida Marina, vc enlouquece a gente com suas receitas e ainda tem a delicadeza de mostrar o passo a passo.Tudo detalhado e fácil de entender.Sua família é privilegiada, em ter essa fada, na cozinha. que Deus a abençoe e às suas maravilhosas mãos. bjss.

    ResponderExcluir
  7. Parece ter sido uma tarte super divertida. Pela fotoreportagem fazer pizzas e super divertido, rapido e nao e nenhum bicho de 7 cabecas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá Marina,

    Obrigado por mais esta receita com tanto detalhe. A minha filha mais velha é grande fã de pizza e tenho a certeza que ela mesmo vai aprender a executar esta receita. Depois, claro, direi como ficou...

    Beijo,

    Alexandre

    PS - Se eu ganhar os brigadeiros tenho de ir a São Paulo buscá-los?

    ResponderExcluir
  9. BOM DIA AMIGA

    Voltei, e fiquei muito feliz por encontrar um recado seu lá no blog.
    Seja sempre bem vinda!!!
    A kinha está mostrando seu "CLOSET"...Passe lá...

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Morri de vergonha.
    Nunca faria algo tão caprichado , acabaria pedindo pronto.
    Marina-flor , você é demais.
    Mil beijos.

    ResponderExcluir
  11. aimm, porque eu vim visitar bem na hora do jantar??? que vontade!!!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  12. Huumm, delícia! Nada como pizza e pão caseiros!

    Beijinho e boa semana.

    ResponderExcluir
  13. MArina, que post legal!! Bem explicadinho e transmitiu-me um sensação gostosa de casa , família e amigos reunidos...as fotos ficaram bem legais também.
    Arquivei sua receita, qualquer dia desses eu faço.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Marina, eu e minha mãe adoramos seu blog!
    Suas receitinhas são de dar água na boca!

    Parabéns!

    Um abraço

    Tha

    ResponderExcluir
  15. Adorei o seu blog !!! Parabens !!! que delicia de receitas, bjus, ja estou seguindo...

    ResponderExcluir
  16. Marina..que passo-a-passo perfeito.....assim fica impossível não fazer boas pizzas, com tamanha riqueza de detalhes!
    Parabéns!
    Tudo feito com capricho, como tudo que você faz!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi Marina, não consegui postar um comentário, então vou tentar novemente! Adorei teu PAP, vou tentar esta receita, pois sempre fico procurando uma boa receita de pizza, já que meu menino de 6 anos, adora e tem um briga com comida que nem te conto! Espero que minha mão ajude! Bjo!!

    ResponderExcluir
  18. Marinaaaaa,
    Que delícia! Estava com saudade dos seus posts...
    Deu água na boca em qualquer um que tenha boca.hehehe
    Olha,
    Essa idéia de fazer o pão foi demais!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  19. Que delícia de receita, já copiei e farei em breve.
    Obrigada por compartilhar!
    Adorei seu blog e estou participando do sorteio...hum...:)
    Vá me visitar, vou adorar.
    Beijo:)

    ResponderExcluir
  20. I adore pizza especially the look of yours! Shame pizza makes me ill im so jealous!! x

    ResponderExcluir
  21. Caracaa Mari!! água na boca é apelido...To aqui babando!!
    Ahhh sabia q tu foi uma das sorteadas lá no Blog!!! Te enviei email já...
    Beijocas amore

    ResponderExcluir
  22. Sou apaixonada por, vou copiar a receito com certeza, não sei se vou conseguir fazer com essa perfeição mas vou tentar, amei o site, estarei sempre aqui conferindo novas receitas^^

    ResponderExcluir
  23. Oi linda, ainda estou meio afastada do mundo blogueiro, mas dei uma passada e vi essa pizza. Tá brincando? Claro que vou mostrar pro Sr. dos Anéis.

    ResponderExcluir
  24. Oh Marina...you are so generous and thoughtful to put so much effort into this post..and to give ups step by step instructions..your the best x

    ResponderExcluir
  25. Marina, fotos maravilhosas, deu água na boca, e vontade de colocar a mão na massa. Um beijo

    ResponderExcluir
  26. Marina,mesmo estando...não deixei de vir espreitar o teu blog,essa piza deve ser uma maravilha
    Bjs
    Graça

    ResponderExcluir
  27. love the water trick to know when its ready! that pepperoni one looks sooo good especially with all those onions.

    ResponderExcluir
  28. Que delicia, Marina... salivei só de ver... rssss

    Mas, falando ainda mais sério, vim deixar um carinho pra vc. Neste dia tão especial. Afinal, vcs mulheres são a mais doce inspiração em nossas vidas. Sejam mães, amigas, irmãs de fé, companheiras, divas... exemplos! Vcs cativam a todos nós homens pelo coração.
    Bj enorme cheio de carinho em seu coração, Marina.

    Everton

    PS.: No www.vancouverolimpica.blogspot.com deixei uma singela homenagem a todas as campeãs da vida!

    ResponderExcluir
  29. Marina, nunca soube fazer massa de pizza...Que máximo! vou fazer nesse final de semana com sua ajuda. Thks. Bjs

    ResponderExcluir
  30. Marina, cheguei de viagem hoje e estou começando a visitar os blogs amigos.
    Nós que somos chegadas à cozinha, sempre estamos aprendendo algo com os amigos. O aproveitamento da massa como pão ficou ótimo!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  31. Que aula de pizza heim amiga!! E eu aqui sem comer desde as 18 horas porque amanhã vou fazer exames. To morta de fome! Maldade. Beijão

    ResponderExcluir
  32. Parabéns ao Felipe!!!Adorei conhecer seu blog! Já estou te seguindo e linkei seu blog à lista dos blogs que eu visito. É verdade, que aulinha boa de pizza! Adorei! Beijos.

    ResponderExcluir
  33. QUE DELICIA !!!
    DEU ATE VONTADE DE IMPRIMIR E COMER !!!!

    PARABENS !!!

    ResponderExcluir
  34. Parabéns Marina pelo seu blog.
    Obrigada pelo carinho e mimo que vc teve com o meu filho Felipe.
    Nossa... vc nem imagina o quanto ele ficou feliz.
    Sinceramente, fiquei muito emocionada com tudo isto. Quero muito conhecê-la pessoalmente e poder retribuir tanta atenção.
    Beijos no seu coração
    Cidinha!
    bolandobolos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Bianca Ruggiero Dudeck9 de abril de 2010 15:59

    Aí deve ter ficado uma delícia!!!

    ResponderExcluir
  36. Oi Marina!!!
    Fizemos essa pizza deliciosa e o pão tb, a unica duvida foi saber qual dos dois estava mais gostoso...rsrsrsrsrsrsrs...
    obrigada por nos deliciar com suas receitas!!!
    bjosssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  37. Que pizzas deliciosas, Marina!!!! Estou salivando aqui... e olha que eu acabei de almoçar, hein? E sabe que eu tenho bowls com as mesmas estampas dos seus pratinhos?????? Pelo jeito, temos gostos parecidos! Beijos!

    ResponderExcluir
  38. Amei essa forma de ensinar, por fotos passo à passo. Muito legal!!!
    Sem contar a água na boca que estou aqui.. Hummmm... qui dilicia!! Risosss...
    Com certeza farei essa receita.
    obrigada

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir