quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sabe o quê? Uma sopinha de legumes, um pãozinho e as receitas!!







Comfesso, um tanto quanto constrangida, que há algumas coisas (meio malucas) que sempre me dão segurança. Um prato de sopa de legumes (essa aí que meus filhos adoram) e um pão caseiro me dão a sensação de lar; de que as coisas vão bem; de que estamos todos juntos. Que estou segura e que tudo vai dar certo!
Por quê?
Não faço a menor idéia, juro!!
Coisas de uma pessoa meio insana...

Neste sábado, friozinho chegando, final de um dia de muita atividade (incluindo inspeção veicular - que euzinha, claro, cheguei adiantadíssima! Santa ansiedade!!!... o titular do escritório onde trabalho diz que eu devo ter nascido de uns 5 meses......enfim) voltando para casa parei no mercado e escolhi umas boas cenouras (umas 4 grandes); umas 6 mandioquinhas gorduchas; um belo peito de frango (com osso); umas 3 cebolas bem grandinhas; e, uns 3 tomates bem madurinhos. E foi o que eu usei, e é o que vai ser necessário para essa sopinha super básica, mas bem gostosa: 


Vamos começar com um bom caldo de frango, que eu faço assim:
Coloque uma boa colher de manteiga em uma frigideira e deixe ela derreter e ficar morena (sem queimar!);


Acrescente aí as cebolas cortadas grosseiramente e deixe murchar.



Enquanto isso, tire a pele do frango e corte os tomates, também grosseiramente. O frango com o osso dá um sabor mais pronunciado. Assim, embora seja um peito de frango, que tem o gosto mais suave (mas, em contrapartida tem mais carne!), o caldo pega um excelente sabor!


Murchas as cebolas, coloque os tomates e deixe que eles comecem a desmanchar.



Aí, acomode o peito de frango com a parte da carne voltada para as cebolas e os tomates. Isso para que a carne pegue os temperos e para que os ossinhos do peito não se espalhem por toda a sopa; evitando, assim a necessidade de se peneirar o caldo.



Complete a panela (que eu esqueci de falar que é de pressão!) com mais ou menos um litro e meio de água, ponha sal a gosto e tampe. Assim que a panela pegar a pressão, abaixar o fogo e deixar por uma hora mais ou menos.



Enquanto isso, descasque as cenouras e as mandioquinhs e corte em pedaços.



Passado o tempo de cozimento, espere sair a pressão, abra a panela e retire com cuidado, com uma escumadeira, o peito de frango e coloque-o num prato. Retire todos os ossos e vá devolvendo os pedaços de carne para a penela. Junte os legumes cortados. Complete com água até a capacidade da panela e tampe.

(Aqui eu confeso: separo umas boas conchas de caldo, que já vou peneirando em uma panela para fazer uma sopa com massas (ou macarrãozinho Ave Maria ou Padre Nosso- meu filho, o senhorito Celo, ama!!; ou capelettis -in brodo! - adooooro!); completo a panela de presão com mais água, mas isso não interfere na qualidade final, e fico, assim, com duas sopas. )
Claro que se pode acrescentar cheiro verde, ou apenas salsa, ou qualquer erva que te agrade. Aqui em casa gostamos assim, sem outros sabores.




Deixe pegar pressão, abaixe o fogo e deixe bater uns quarenta minutos. Prontíssimo!!!:





Enquanto toda essa espera de panela de pressão se dá, aproveite e faça um pão caseiro bem gostoso. A receita é esta aqui http://marinamott.blogspot.com/2009/12/vai-um-salgado-ai-pao-caseiro-com.html com toda a explicação do passo a passo. 
A diferença: queria um pão mais pesado, mais rústico. Então, acrescentei   mais 150 gramas de farinha de trigo e mantive todo o resto tal e qual. Aí, fiz uma bola;




E cortei ao meio, fazendo com as metades duas bolas menores.








Uma delas eu já voltei na bacia polvilhada com farinha para deixar crescer; a outra metade



eu besuntei com margarina e









espalhei por todo o pão com a mão.



Coloquei esta parte junto com a outra, 



cobri e deixei crescer por 30 a 40 minutos.




Cresceu! Aí, peguei aquela metade besuntada com margarina e coloquei em uma forma de bolo inglês untada com óleo. A outra metade, sem margarina, fiz bolinhas pouco menores que uma laranja pera.



Cobri tudo e deixei crescer mais 30 a 40 minutos.




Cresceu! Abri com uma faca um corte em cruz sobre cada pãozinho, arrebitando cada uma das quatro pontas para fora e ajeitei os pãezinhos em uma forma untada com óleo.









Coloquei tudo para assar em forno quente por uns 20 a 30 minutos, mais ou menos. Até ficarem corados.




Aí é só servir e vir com essa história de segurança blá blá blá para justificar seu gosto inveterado por essa sopinha infantil!!




E, óbvio, pelo pão caseiro (que com um cafezinho na manhã seguinte, também não é nada mal!).















38 comentários:

  1. Menina vou pegar essa recita do pão ameiiiiiiiiiii, muito bom!!
    bjsss Marina

    ResponderExcluir
  2. Querida Marina, me encanta tu cocina!!!!! Esos panecillos se ven deliciosos, y la sopa... oh què rica!!!! Hay cosas simples de la vida que nos dan mucha seguridad, confianza, sensaciòn de protecciòn... yo te entiendo!!!!
    Muchos cariños,
    Maria Cecilia

    ResponderExcluir
  3. Marina que maravilha tanto a sopa como o teu pão,vou guardar,jinhos

    ResponderExcluir
  4. Você é má Marina, muito má...hehehehe. Amo sopa, mas marido não gosta. Vou esperar esfriar um pouco mais para fazê-la. Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Yum, I agree! I Had potato and pumpkin soup last night with delicious crusty bread. Soo fabulous. Your soup and bread looks amazing :-)

    ResponderExcluir
  6. Oh Marina..this is exactly what I feel like for dinner tonight..it is cold and wet here and that is just the recipe to put a smile on my face..DELICIOUS! X

    ResponderExcluir
  7. Hmmmmmmmm, um pãozinho quentinho para começar o dia...

    ResponderExcluir
  8. Nunca fiz sopa na panela de pressão. Amei o passo a passo de tudo. Essa idéia de separar o caldo para o capeletti é tudo de bom. Aiaiai...pão caseiro. Sinto até o cheirinho dele assando!

    ResponderExcluir
  9. Olá amiga

    Bom dia, ao menos essa sopa posso comer e deve estar uma delícia.

    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Não agoentei a semana sem vir dar uma espreitadela...
    Coisas tam boas ,esse pão deve de ser muitomas mesmo muito bom
    Bjs
    Graça

    ResponderExcluir
  11. Ficou uma refeicao bem caseira e rustica.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Minha querida Marina,

    Tbm sou assim...certas preparações culinárias me trazem bons sentimentos...segurança, liberdade, alegria, e a capacidade de sonhar acordada...é bom, muito bom!

    Uma sopinha fantástica, acompanhada de pães que a gente mesmo produziu? Só pode render bons frutos, e trazer muitos bons fluidos!

    Abraço pra vc,

    ResponderExcluir
  13. Ai Marina.,estamos em estaçoes diferentes mas vendo essa sopinha a barriga reclamou.O paozinho entao,que cara mais linda e se fechar os olhos sinto até o cheiro.
    bj

    ResponderExcluir
  14. Ai, Marina. Hoje peguei o resultado do meu exame de colesterol, que não foi nada agradável...
    Vou ter que maneirar nas gostosuras.
    Pão é alimento que gosto demais, mas vou ter que me preocupar com os ingredientes.
    Agora, uma sopinha com pão caseiro é tudo de bom!
    A temperatura máxima aqui está em 18°, mas vai cair... A próxima semana está pevisto termos temperaturas negativas, ui! Dá-lhe sopas!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Marina,

    Gostei do post, sei o que é sentir segurança preparando comida e pensando nos que vão comê-la, rsrs. A sua sopinha ficou com aspecto deliciosamente caseiro! Do pão então, nem vou falar nada, as fotos falam por ele, rsrs.

    Beijinho e boa tarde

    ResponderExcluir
  16. Nossa, lindona, que delícia!!! Pão caseiro é tudo... Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá, Marina.
    Acabei de conhecer o seu blog, e acho que não escolhi uma boa hora.
    Afinal, no meio da tarde sempre bate aqueeeeela fome, né ? E eu tô aqui, babando na frente do micro com as suas receitas.
    Quanto capricho !!!!
    Achei tão fofo o jeito que apresenta cada receita, tudo com muuuitas fotos.
    Muito legal, principalmente pra quem, como eu, nunca foi muito fã de cozinhar.
    Já anotei a receita da torta de banana (eu tenho o livro em casa, mas a receita com as suas fotos ficou tão mais atrativa... rs) e do pão caseiro.
    Tomara que eu tenha sucesso !
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Que delícia!!!!!!!!!!!!!! Esse pãozinho então....hummmmmmmmmmmm !!!!!!!!!!!!!!!!
    Será que tenho paciência pra fazer?? rsrsrsrs
    bjos

    ResponderExcluir
  19. Essa vai dar pra fazer, dessa vez é comigo, não vou passar a receita pro Sr. dos Anéis. Vou supreender á todos. Te conto depois!

    ResponderExcluir
  20. Também adoro sopinhas. Faço bastante, e adoro uma taça de vinho para acompanhar...más fazer o pão...só você mesmo!!! Um dia arrisco a receita de pão. Estou indo repetir a receita do bolo de banana. Todo mundo adorou! Bjs

    ResponderExcluir
  21. Marina,

    Ter talento é coisa para poucos. O que é essa sopa de legumes e esses pães? Vou tentar fazer esse pão no final de semana, se o calor permitir, porque com esse clima, ligar o forno é tortura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. oi Marina

    não sou muito de sopa, mas nunca vi uma receita de sopa taõ bonita e bem apresentada!!!
    adorei o detalhe do frango com os ossinhos pra cima e os paezinhos estão demais!!!

    bjocas e um ótimo findi

    ResponderExcluir
  23. Marina, que delícia de sopa, de pãozinho e que bela mesa posta!!!!! Ih, estou descobrindo que temos gostos parecidos mesmo!!!! Minha mãe tem os mesmos bowls pra sopa e eu os adoro!!!!! Obrigada pela generosidade em dividir essas receitas com a gente! Está sempre tudo tão bem explicado que eu até me animo a ir pra cozinha tentar algo mais elaborado! Mil beijos!!!!

    ResponderExcluir
  24. ai, que delícia!!!!
    Me matou de desejo! Conseguiu fazer uma simples sopa, o prato mais delicioso que já vi! E essa a arte de cozinhar! Fiquei com vontade, mas ando com preguiçinha, se não fazia amanhã mesmo...
    quem sabe quando esfriar mais um pouquinho!
    Adoro pão caseiro, e essa sopa ... posso sentir o gostinho dela agora!!!tudo de bom!
    Seu blog é tudo de bom, eu adoro cozinhar, adoro servir e adoro decorar! por isso já to te seguindo!
    se quizer, dá uma olhadinha lá no meu blog, posto sobre minha casa, minhas comidinhas ( nada que se compare a sua) e sobre decoração ainda é novo, mas pretendo melhorá-lo cada dia mais!
    http://isabellamadeira.blogspot.com/
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  25. I was extremely pleased to discover this great site.
    I wanted to thank you for your time due to this fantastic read!
    ! I definitely appreciated every little bit of it and I have you saved to fav to look at
    new stuff on your site.

    My blog post ... how to get rid of bad odor in the house

    ResponderExcluir
  26. I visited multiple blоgs exceρt thе audio quаlity for аudio songs exiѕtіng at this
    web site is rеallу excellent.

    Also visit my website - just click the following article

    ResponderExcluir
  27. There is an interesting alternative to smoking that you can learn about at <. Malnutrition is another risk on a rapid weight loss diet. I HIGHLY recommend that you cleanse your body of toxins and waste that is more than likely in your body as you read this article.

    Also visit my web page - best weight loss diets
    My web site: weight loss diets

    ResponderExcluir
  28. Іt iѕ aсtually а great аnԁ helpful piecе οf infο.
    I am glaԁ that yοu shared this helpful information ωith us.
    Ρlеaѕe staу us infοrmed lіκe
    thіs. Τhanκ you for ѕharing.


    Mу hоmеpage :: Click This Link

    ResponderExcluir
  29. Ι'll immediately take hold of your rss feed as I can not to find your e-mail subscription hyperlink or e-newsletter service. Do you have any? Kindly allow me recognise in order that I may subscribe. Thanks.

    Here is my web blog next page

    ResponderExcluir
  30. Undeniably belieѵe thаt whiсh
    you statеԁ. Υour favorite juѕtification appеared to
    be on the ωeb the eаѕіest thing to be aωаre оf.
    Ӏ say to you, I definitеly get iгκed while ρeoplе
    thіnκ abοut wοrгiеѕ that they plainlу don't know about. You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing without having side effect , people could take a signal. Will probably be back to get more. Thanks

    My website ... simply click the next website

    ResponderExcluir
  31. Excеllent ωay of ԁeѕcribing, аnd gooԁ paгаgгaph to get infoгmatіon
    concerning my ρrеsentatiоn topiс, ωhich i am
    going tο deliver in univeгsity.

    my ωeb-site: Cafulcurasc.Com.Ar

    ResponderExcluir
  32. Hеllo eхcеptіonal ωebsitе!
    Does гunnіng a blоg liκe this гequіre а massive amount
    work? I havе no understanding of coding but I wаs hoρing to staгt my оωn blog in thе neаr future.
    Anуωаy, shοuld yοu have any
    iԁеаѕ or tips foг nеw blog οwnerѕ pleaѕe share.
    I undеrstand thiѕ is off subject nevеrthelеѕs
    ӏ just neeԁеԁ to asκ.
    Thаnkѕ а lot!

    Check out my homepage :: www.sfgate.com

    ResponderExcluir
  33. Аnother niсe entry, nice one ecigarette retailеr

    Herе is my ωebpage - www.jaknadnu.cz

    ResponderExcluir
  34. I ԁon't know if it's just me or if perhаps eveгyοne еlѕе encοuntering issuеs wіth yοur sіte.
    ӏt lookѕ liκе sοme οf
    thе text on уοur poѕts arе running off
    the sсгeen. Сan ѕоmeboԁy elsе рlease comment and let
    me know if this is hаppening to them toо? Thіs may bе a problem with my broωser beсausе I've had this happen before. Cheers

    Here is my homepage ... www.katholiekforum.be

    ResponderExcluir
  35. Been a Safe Cig fan sinсe the beginning! Was looking for
    сoupon

    Feel free to surf to my site - Green Smoke Coupons

    ResponderExcluir
  36. First of аll I wаnt to say wonderful blog! I had a quicκ question
    whісh I'd like to ask if you do not mind. I was curious to find out how you center yourself and clear your thoughts prior to writing. I've had tгouble
    clearing my thοughts in getting mу ideas out.
    I do еnjoу writing howeveг it just
    sеems likе the firѕt 10 to 15 mіnuteѕ аre usuallу waѕteԁ just tгying to figuгe out how to begin.
    Any іdeas or hints? Apprесiatе it!


    Fеel free to suгf to my web-site: Personal website http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  37. This can supply long term alleviation and option for weakened
    discs. If your sneakers are not snug they
    can induce your ft and knees to hurt.

    My web-site votejb.info

    ResponderExcluir
  38. Fаntastiс poѕt but I wаs wantіng to knoω if
    you cοuld write a lіtte more on this ѕubјect?

    I'd be very grateful if you could elaborate a little bit further. Many thanks!

    Also visit my homepage: wiki.hedgehogcentral.com

    ResponderExcluir