quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cabo Verde - Ribeira de Santiago (I)





Sentada ali na minha poltrona, tão carinhosamente escolhida para que eu tivesse um vôo agradável de volta, eu não conseguia me conter.
Mas, tive que.
Em primeiro lugar porque, o que é uma raridade!, as palavras me faltariam. Segundo, porque estava sozinha. E, terceiro, tenho que admitir: julgava que ninguém conseguiria entender. Sabe aquela sensação de que você está num momento especial e que sente uma certa pena das outras pessoas porque elas não viveram o que você viveu? Ou, no mínimo, não estão se sentindo como você está?
Soa prepotente, mas, é, na verdade, um estado de contente. De alegria e de realização.

Ao receber o convite do Alexandre Correia para o acompanhar e colaborar nesta formação gastronômica em Cabo Verde não pensei duas vezes.
Iria!
Mas, não fazia a menor idéia do que iria encontrar, da receptividade que iríamos ter e, na realidade, qual a exata dimensão do que iríamos fazer.
O convite havia sido feito pela Câmara Municipal de Ribeira de Santiago, e a idéia era iniciar o desenvolvimento de um polo gastronômico naquele Município, Cidade Velha,  Patrimônio da Humanidade.
Só o que eu pensava era: eu quero! Noites insones matutando a melhor forma de aproveitar o tempo para passar pratos que fossem diferentes daqueles preparados nas ilhas, mas, que, da mesma forma, utilizassem a matéria prima existente lá. Nesse sentido, sobre o que havia lá, nos foi orientando o Sr. Nuno Rebocho, com seus e-mails calorosos.Português, hoje morador de Cabo Verde, é uma pessoa muito interessante, culta e simpática (e não apreciadora dos mariscos brasileiros, eu bem sei...). Casou-se com uma cabo-verdiana, da Ilha do Fogo, que ele diz ser linda e que eu acredito! Eu totalmente acredito! Porque as mulheres que eu vi ali têm vida, alegria e alma! São pessoas solidárias, camaradas entre si e com uma doçura latente. São mesmo lindas!













Já viram que eu adorei!
Pois bem.
Mal chegamos e fomos logo a uma reunião na Câmara Municipal da Cidade Velha, com o Vice-Presidente da Câmara, o Sr. Alcides de Pina. Participou dessa reunião também a Ernestina, que nos foi uma ajuda preciosa e indispensável durante todo nosso curso.


 A Ernestina é essa moça bonita da direita. Do lado esquerdo da foto está a Alita, nossa aluna, dona do restaurante Casa Velha, e foi quem nos alimentou e nos ajudou imenso!! Tenho que falar da Celeste, a que está no meio: a simpatia em pessoa! Esse trio poderoso nos acompanhou, a mim e ao Alexandre, na manhã que antecedeu a primeira aula, para comprarmos os ingredientes.
Devo dizer que, na medida em que íamos conhecendo os centros de abastecimento, como o Mercado Municipal, o Mercado de Peixe e o super mercado local (na verdade há uma rede: Caluangela) íamos alterando e adaptando as nossas receitas e idéias para que pudéssemos ensinar coisas facilmente realizáveis.
Levamos sempre em conta a oferta e o preço. Afinal, para se trabalhar neste ramo da alimentação tem que se oferecer pratos feitos com ingredientes da melhor qualidade e que permitam uma margem de lucro.
Posso falar sem medo que das idéias que levei daqui e o Alexandre de Lisboa, vingaram poucas. Em compensação, brotaram outras, que couberam muito bem!

Cabo Verde é lindíssimo. Tem uma beleza nada óbvia, daquelas que vai te conquistando aos poucos e que quando você vê já foi feito refém dela: é beleza que se descobre, que não se mostra, assim, gratuitamente. É  beleza de contrastes, de uma paisagem quase agressiva, árida,



na qual habita um pássaro lindo, exuberante...


Já vou eu,  me desgarrando do assunto... 
Voltando à oferta...visitamos o Mercado Municipal (que fica na Cidade de Praia). Várias vezes!!
Aqui cabe um parênteses: em Cabo Verde se fala português, mas a língua mais falada por todos é o crioulo cabo-verdiano, ou, simplesmente, crioulo. É uma língua alegre, sonora, cantada e contagiante. Nos primeiros momentos eu não entendia nada. Mas, quando dei por mim estava percebendo várias vezes o contexto. Porém, continuei entendendo muito pouco... e adorando ouvir! E onde era mais divertido ouvir era no Mercado.
Eu adoro Mercados. Adoro. Este é pequeno, e há pouca variedade de vegetais e frutas, justamente por conta do clima. Porém, o que há é bastante saboroso.












Mas, em contrapartida, os peixes...






Tivemos uma pequena amostra até irmos à fonte...o mercado de peixes!! No porto:












Peixes em profusão! Atuns maravilhosos. Garoupas, linguados... Uma festa!

Continuo na próxima postagem, contando, então, como foi a formação propriamente dita e mais um pouquinho de lá. Mas já adianto, até mesmo à guisa de desculpas, que descobri nessa viagem que meu temperamento afoito é o antídoto para uma boa foto...Tenho muito que aprender...Percebi (fui "percebida", com muita propriedade, por quem entende do assunto) que corto pés, ponho céu demais e omito o mar, por exemplo. Mas me divirto da mesma forma. A diferença (enorme) é que a intensidade do que eu queria mostrar fica guardada apenas para mim, enquanto que com uma boa foto já logo se vê. Porém, eu chego lá! Até breve!

20 comentários:

  1. Marina de Deus, que maravilha de experiência, putz, fiquei encantada e muito feliz por vc, cada foto mais linda, cada momento mais delicioso!!! Pena que nao te vi em nenhuma, to louca para ver mais e mais!! Saudades, beijos

    ResponderExcluir
  2. Ola amiga

    Estou muito feliz por sua maravilhosa experiencia. Cabo Verde, que saudades. Eu conheci a ilha de Mindelo no arquipelago, no arquipelago de Cabo Verde. Linda, limpa apesar de muito pobre, com uma paisagem diferente de tudo que ja vi. Poderia classifica-la como inusitada.

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Marina,

    Deve ter sido uma experiencia inesquecivel. Adorei o seu texto e fotos e estou desejando saber o resto da historia.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marina,

    Achei esse primeiro texto muito saboroso. E gostei imensamente de saber mais sobre Cabo Verde, pois sempre me interessei pelos
    países(ou mesmo povoações) de língua portuguesa.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Marina, senti sua falta, pois não sabia que vc estava fora do Brasil,é que estive algum tempo sem entrar no meu blog e longe das notícias.Que lugar inusitado e alegre, imagino como vc se divertiu e aprendeu com essa cultura.Quero saber mais, espero novas postagens.bjsss.

    ResponderExcluir
  6. Deu para sentir sua empolgação...deve ter sido uma excelente experiência. O Continente reserva várias belezas desconhecidas da grande maioria. Fiquei feliz com as imagens, aqui é complicado fazê-las. Pode inclusive dar cana se for feita sem autorização. Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Marina, que experiência de intercâmbio cultural maravilhosa!!!!!! Sabe que fiquei emocionada ao ler o seu texto? Muitas vezes me emociono quando estou viajando e interagindo com povos provenientes de diferentes culturas e com tradições distintas. Gosto demais dessa troca!!!!! Suas fotos estão ótimas e estou ansiosíssima pela segunda parte desse post. Um grande beijo e seja muito bem-vinda de volta!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Má, que delícia!!! Estou louca pelos próximos posts! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Hola Marina, maravilloso que tengas la posibilidad de enseñar lo que sabes hacer, y de conocer a gente tan linda que quiere aprender de ti... y además visitar los mercados llenos de olores y colores.. y los pescados... un gran viaje!!!
    cariños,
    maria cecilia

    ResponderExcluir
  10. Meu blog mudou de endereço, o novo é:
    http://vemcaluisa.blogspot.com/
    :)

    ResponderExcluir
  11. Stunning quest there. What ocсurrеԁ after?
    Τhanks!

    Here is my blog: mengsherry.pixnet.net

    ResponderExcluir
  12. Hi there, just became awaгe of your blog thгough Gοogle, аnd founԁ that іt іs truly
    informative. I аm going to watch out fοr brussels.

    I'll be grateful if you continue this in future. Numerous people will be benefited from your writing. Cheers!

    Take a look at my web-site read on

    ResponderExcluir
  13. My paгtner and i fгeakіng adore my eco-fгiendly e-cigs anԁ would not give up thеir ρarticular high smoke cіgaгettes volume fοr just about аny other manufacturer!
    ! Woo!

    Feel frеe tο surf to mу website green smoke youtube

    ResponderExcluir
  14. Thіѕ is the easіly the only greatеst
    publish of all tіme! Thank you so much.

    Visit my homeρagе ... http://Www.24-7press.com/

    ResponderExcluir
  15. How should ωe Buy them

    my wеblog green smoke reviews

    ResponderExcluir
  16. It reallу works together with total ѕatisfaction,
    absolutely no cravings, аbsolutely no smoke juѕt vapоrs ωhich can be orderlesѕ,
    ρlus you arе able to smοke іn the houѕe!
    !

    Feel free to ѕurf to mу blog - Green Smoke Specials

    ResponderExcluir
  17. This is my firѕt time pay а viѕit аt herе
    anԁ і am gеnuinelу hаpру tо геad
    all at alone placе.

    my blоg ρoѕt :: v2 cigs Review

    ResponderExcluir
  18. Do you mіnd if І quote a few of your pοѕts as
    long as Ӏ provide credit and sources back to
    уour site? My blog is in thе eхact samе niсhe
    as yourѕ anԁ my users would certainlу benefit from some of the informatіοn you proѵiԁе herе.
    Please lеt mе know if this ok ωith
    you. Cheers!

    my blοg - www.ais.utm.my

    ResponderExcluir
  19. Hey! This is my first visit to yοur blοg!
    Wе аre а сollection of volunteers аnd ѕtarting a new project in a
    community in the samе niche. Үour blog pгoviԁed us bеnefіcial
    іnformation to work on. You have done a wondеrful
    job!

    My webpage: Going On this page

    ResponderExcluir