domingo, 3 de outubro de 2010

Cabo Verde - Ribeira de Santiago II


Os dias começavam bem cedo. Devo dizer que com o privilégio de uma vista maravilhosa da varanda do quarto da "Guest House"  da D. Paula, quase sempre presenteados com a visita da passarinha, que se punha num poste logo à vista (deitada na cama se podia enxergar aquele lindo passarinho azul). O cheiro do café, preparado com uma delicadeza sem igual pela Felisberta, invadia o quarto e informava que era hora de levantar.
E lá íamos nós. Encontrávamos com a Alita e a Ernestina, éramos apresentadas ao nosso motorista da vez e partíamos em busca dos ingredientes para serem preparados na aula do dia.

Tenho que fazer aqui um parênteses...Fomos conduzidos, mais de uma vez, pelo Ezequiel, que é a expressão pura do que é um gentleman. Um encanto de pessoa. Como não se encantar com uma pessoa que te chama de "Menina Marina" e ilustra as suas idas e vindas com histórias suas e do lugar. Nas raras e rápidas ocasiões em que me vi sozinha em algum lugar, lá estava o Ezequiel, como que zelando por mim. Como tenho a agradecer!

Bem, continuando...

Íamos ao mercado, ao mercado de peixe, ao Caluangela (supermercado), ao Timóteo (mercado gourmet  onde encontramos, amêndoas; mussarela; carne de boa qualidade etc.).

Negociar o valor no mercado era sempre divertido. Para mim e para o Alexandre o preço inicial era sempre alto. Aí nossas escudeiras Ernestina e Alita chegavam e, em crioulo rápido, alto e quase intimidador, ia-se chegando a um preço. Confesso que algumas vezes pensei que elas estavam brigando, mas qual o quê...era pura pechincha! No final tudo ficava bem. 



Aprendi a negociar com elas ...


A única diferença é que eu não conseguia manter a seriedade. Todos sérios, negociando e eu me divertindo muito (e feliz da vida, porque, no final das contas, neste dia, especificamente, conseguimos as lagostas!!!).


Como eu já contei no post anterior, a idéia da Câmara Municipal da Cidade Velha é desenvolver ali um pólo turístico a partir da gastronomia. Por essa razão, nada mais lógico do que fazer com que o curso fosse ministrado lá e não na Capital, Praia. As aulas foram, então, locadas numa cozinha de uma espécie de pousada. Porém ... desativada. No primeiro dia juntamos tudo o que pudemos considerar necessário (momentos antes de iniciar a aula!!) da cozinha da Alita e levamos para o local. Chegando lá com os utensílios, os mantimentos, a vontade e a apreensão (afinal não sabíamos bem como iríamos iniciar...tudo, absolutamente tudo era uma surpresa!), encontramos todas as alunas (muitas!) nos esperando e...nenhuma água!!

Porém, com o espírito forte típico de uma gente que está acostumada a driblar as adversidades e, tenho mesmo que dizer, com a boa vontade e disposição minha, do Alexandre e das alunas, tudo se resolveu. 

E, no maior bom humor!!



Quando, finalmente, a aula teve início, encontramos mulheres, que, a princípio, como é comum num primeiro encontro..., nos estudavam, mas que logo, puseram-se a anotar e absorver rigorosamente tudo o que falávamos. Um grupo incrivelmente participativo, alegre, cooperativo e interessado.



















(A vista que tínhamos da janela da cozinha era qualquer coisa....)






Após as aulas, com o cardápio do dia todo pronto, incluindo sobremesa, arrumávamos a mesa para jantarmos.



Via de regra chegavam os convidados. Nas fotos que seguem, dentre outras ilustres pessoas,  estão o Presidente da Câmara e o Vice-Presidente, os senhores Manuel de Pina e Alcides de Pina.
Era uma festa a cada dia!












Nessa toada os dias se sucederam...Trabalhávamos algo em torno de 11 horas diárias (desde as compras até as 6, 7, 8 horas na cozinha). Acabávamos o dia exaustos, mas alegres. Normalmente, ao voltarmos da aula,  tomávamos um café no Pelourinho, uma esplanada em frente ao mar, pertinho de nossa Hospedaria, dávamos uma breve caminhada, um banho e cama. 

Um desses dias foi, para mim, o mais emocionante e marcante. Certamente lembararei dele pela vida afora. Após um dia de muita cozinha (ensinamos bobó de camarão, pirão, arroz malandro, bolo de carne,  bolo de chocolate recheado com brigadeiro, o brigadeiro..) já passavam das 9 da noite, voltávamos todos numa  van grande, quase um micro-ônibus, e as mulheres, nossas alunas, passaram a entoar um batuque crioulo, improvisando uma letra na qual falavam do que vínhamos fazendo nas aulas, num conteúdo cheio de elogios e palavras carinhosas para mim e para o Alexandre.
Uma homenagem. Uma grande homenagem.
Não consigo achar as palavras e a forma de me expressar...foi de arrepiar...muito emocionante.
 Mesmo. 
Nunca vou esquecer.

Seguimos assim até o último dia. Nessa ocasião preparamos com nossas alunas um belíssimo jantar, com direito a um magnífico arroz de polvo; um atum de chorar de tão bom, massa com creme de lagostas; pataniscas (delícia portuguesa); bolo maravilhoso com calda de frutas vermelhas; marmelada; torta de maçã... e um belo e merecido certificado de  participação para cada aluna!!





Com esse caminhar, com a dedicação e o esforço que vem sendo empreendido na Cidade Velha, ela logo logo estará fazendo parte obrigatória de todo bom roteiro turístico!


(Em breve voltarei com Cabo Verde. Desta feita com fotos dos lugares que visitamos, e tentarei contar um pouquinho do que aprendi sobre lá. )

26 comentários:

  1. Què interesante que estés enseñando por esos lados, Marina!! y què lindo lugar.
    Un gusto verte en algunas fotos, eres una mujer muy guapa!!
    cariños,
    maria cecilia

    ResponderExcluir
  2. Marina,

    Que experiência incrível. Fiquei encantada com o seu relato e já aguardo mais detalhes.
    Beijos e parabéns

    ResponderExcluir
  3. Marina, essa experiência deve ter sido realmente fantástica e enriquecedora!!!! Adoro esses intercâmbios culturais!!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Marina menina minha flor, você está linda...alegria estampada no rosto. Parabéns. Os africanos gritam quando falam na língua deles, já me acostumei. Mas já levei muito susto no início...rsrsrs. Beijocas e boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Marina, que trabalho fantástico vocês fizeram! Você é uma mulher linda! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Que delicia de experiencia Marina, e que bom que pude ver mais fotos suas!!!! Imagino o que deve ter sido essa homenagem....quer maior recompensa que essa?? Grandes beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Que legal, que legalérrimo poder ver essas fotos todas e sentir a energia e alegria que reinava nesse lugar, bárbaro!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Marina!Fiquei me deliciando com a viagem e a história, imagina o que foi viver estes momentos. E o lugar, só de ver o pouquinho das fotos, já me encantei. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que delícia, Má; parabéns!!! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá Marina,
    Viemos retribuir a visitinha
    Gostamos muito da sua postagem...muito interessante
    Beijinhos mil
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  11. an exciting experience you will be able to share with others for years to come! great photos.

    ResponderExcluir
  12. Marina, que delicia tudo isso, fiquei aqui lendo e relendo,vendo mais de uma vez as fotos para nao perder nenhum detalhe, adorei te ver em vários ângulos.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. oi Marina

    Que oportunidade incrível, certamente não vais esquecer esses momentos de ensinar e aprender também e o lugar é um sonho...
    bjus

    ResponderExcluir
  14. Olá amiga

    Que experiência fantástica! Uma coisa que me impressionou em Cabo Verde, quando lá estive, foi a limpeza das ruas e a simpatia do povo.

    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Marina-flor,eu adoraria estar lá com você, da próxima vez me convida,eu vou só pra lavar as panelas que cozinhar é com vc que é mestra.
    Beesha,como vc é linda!
    Dá pra sentir nas fotos sua alegria e contentamento.
    E que lugar lindo!
    Espero que você faça muitas viagens espalhando sua doçura,só pra eu te ver assim, feliz.
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  16. que lindoooooooooooooo Marina
    parabéns!!! Volte lá sempreeeeeeeeee
    energias assim q precisamos sempre!

    beijos

    Janete

    ResponderExcluir
  17. This paragraph is genuinely a fastidious one it hеlps
    new inteгnеt users, who аre wishing іn favor of bloggіng.


    Ѕtop bу my wеb site - http://ftp.primorsky.ru

    ResponderExcluir
  18. What's up to every body, it'ѕ my first pay a quicκ vіsіt of thіs ωeb sitе; thiѕ ωеbsite contains
    remarκаble and truly good stuff deѕigned for readers.


    Here is mу site: Www.Sfgate.Com

    ResponderExcluir
  19. Hey! Someonе in mу Faсebοοk group shared this website with us so I
    came to taκe a looκ. I'm definitely loving the information. I'm bοok-marking аnd will be tweeting thiѕ to my followегs!
    Outstanding blοg аnd brillіаnt deѕign anԁ style.


    my web page: http://www.viatoura.de/

    ResponderExcluir
  20. Αttractіvе seсtion of сontent.
    I just ѕtumbled upon уour sitе and in accеssion capital to assert that I acquiгe in fact enjoyed accοunt your
    blog pοѕts. Anywaу I will be subscrіbing to уour augment and еven I асhievement yоu
    acceѕs consistently quickly.

    My blog - V2 Cigs Review

    ResponderExcluir
  21. Mу partner аnd I truly like theѕe е сigs

    Stop by my web-sitе: green smoke promo code

    ResponderExcluir
  22. Неya just wanted to give yοu a brief
    heads up and let уou know a few of the pictures аren't loading correctly. I'm
    not sure why but I thinκ its a linkіng
    іsѕue. I've tried it in two different web browsers and both show the same outcome.

    My blog post: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  23. Youг meаns οf explainіng everythіng in thiѕ piеcе
    of writing iѕ truly plеasаnt, evеrу one bе аble to ωithout ԁіfficultу
    underѕtаnd іt, Thanks a lοt.


    my weblοg - http://www.sfgate.com/business/prweb/article/v2-cigs-re view-authentic-smoking-experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  24. Yοu actually makе it seem really easy together with
    yоuг pгesentation hοωеver I in
    finding this matter tο be actuаlly something which I feеl I'd by no means understand. It sort of feels too complex and very large for me. I'm lοoking forwaгd
    to your nехt post, I'll attempt to get the grasp of it!

    my web-site: www.geodost.com

    ResponderExcluir
  25. Make sure your ab belts have a distinct toning program.

    Look into my web blog - fishstory.com.ua

    ResponderExcluir
  26. Not each motor vehicle challenge demands a mechanic's awareness. Even this kind of equipment give complete pointers to the mechanics for the prognosis function.

    Also visit my webpage ... obd ii scan tool

    ResponderExcluir