domingo, 12 de dezembro de 2010

Café forte e Bolo de Fubá







acordou pensando naqueles sentimentos,
 feitos versos e mandados ao portador. 
se se perderam no vazio, no vácuo, 
se pouco caso fez o seu leitor...

ela não sabe...

sentiu necessidade de ir à cozinha, 
misturar manteiga, leite, ovo e farinha
mexer a massa com sua mão...
um certo alívio, certa leveza, 
um peso vazado de seu coração...

do devaneio se viu despertar, 
olhou-se saindo de si mesma, 
se pondo pronta ali naquela mesa, 
pra um café forte e um bolo de fubá.




Para o Bolo de Fubá voce vai precisar de:



2 copos americano (250 ml) de fubá;






1,5 copo americano de farinha de trigo;











1 copo americano de manteiga (temperatura ambiente); 2 copos de leite; 3 ovos; e







1 colher de sopa de fermento.









Coloque em uma bacia o fubá;




a farinha;




 misture.




Coloque os ovos inteiros;




a manteiga;




o açúcar;




o leite




e misture muito bem, até incorporar todos os ingredientes.





Por fim ponha o fermento e 




misture bem.





Verta a massa em uma forma grande, de buraco no meio, untada e polvilhada com farinha de trigo.






Leve ao forno recém aceso, começando a aquecer e asse em temperatura média até que colocando-se um palito ele saia seco.

Pronto!












Café forte e














bolo de fubá...



42 comentários:

  1. Que lindo esse cenario! Pode me dizer onde fica? Sera na sua casa mesmo? Ou alguma fazenda que a gente ainda nao conhece? Lindo, lindo, lindo!!!

    Agora nao, mas se fosse de manha, me convidava pra tomar esse cafe de coador, com esse bolinho mara!

    Te deixo um abraco,
    e te desejo boa noite!

    ResponderExcluir
  2. Querida Marina, aparte del delicioso queque que estás cocinando, mis ojos se van a admirar tu maravillosa colección de enlosados, mis favoritos, mi adicción... què hermosos están los tuyos!!!!!
    abrazos

    ResponderExcluir
  3. Marina

    Que produção mais linda, puro luxo, e o bolo com café, parecem ser um sonho, de tão deliciosos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. ai amiga seus posts são sempre líndissimos mesmo,amei muito lindo mesmo,que saudades da casa da minha avó,bjokinhas amiga

    ResponderExcluir
  5. Mulher, quem aguenta tanto charrrrmee!!!! Coisa mais linda de ser ver e tenho absoluta certeza, de se ver!! Vc é minha ídala!!! Beijocas e saudades!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Marina

    Esse bolo e esse café devem ter o cheirinho de cozinha de fazenda.
    Que tal um post com um bolo natalino?

    Uma ótima Segunda-feira para vc.

    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Ai, que delícia! Ai que absurdo!
    Que vontade que dá de comer esse bolo gostoso com café bem forte!
    Tudo muito lindo!!!!Tava sumida, hein???
    Que bom que voltou!
    Marina, gostaria de saber se vc recebeu o caderninho que te mandei pelos correios, se chegou tudo certinho e se vc gostou?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Saudade de você!
    Olhe, você tocou no meu ponto fraco, bolo de fubá, meu preferido. Mas tem uma coisa, meu bolo não vai ficar assim tão bom..., porque não tem um cenário desses, um cafezinho fumegante num bule vintage, esses ovinhos tirados da "galinha" de arame, nem balança de mercearia dos anos 50, viu? Tudo bem, faço meu bolinho assim mesmo e me imagino aí na sua cozinha, tá?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Marina, vc quer enlouquecer a gente? Que mesa é essa! Você alem de excelente gourmet, tem um bom gosto fora de série.Você consegue mexer com a sensibilidade das pessoas.Essa mesa, merece destaque numa revista, chego a sentir o sabor e o aroma, isso é meio mágico.Andei tentando algo na cozinha e saiu uns biscoitos e marzipan, mas nada comparável ás suas maravilhas, apareça no blog e bjsss para vc.

    ResponderExcluir
  10. ficoa aqui pensando no trabalhão que deu para juntar tudo isto. ficou muito lindo. bjs

    ResponderExcluir
  11. Marina querida, não me canso de admirar suas fotos e o modo como escreves, é tudo tão singelo e profundo...
    Encantei-me com as louças em ágata, o café coado no coador de pano, tudo lindo!!!
    Obrigada por nos trazer tantas boas sensações!!!
    beijosssssssss pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marina,

    Fiquei tão encantada com tudo, que terei de voltar para pegar a receita do delicioso bolo! rsrs.
    Bolo de fubá tem tudo a ver com este lugar e com todos os objetos que aparecem na foto. Aliás, além de excelente cozinheira você é ótima na produção do cenário para as suas fotos, rsrs.

    Um beijo e boa noite.

    ResponderExcluir
  13. Marina,

    As fotos bem rusticas desse bolinho de fuba faz uma pessoa viajar ate ao campo. Que delicia.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Marina, parece uma história do sito do pica pau, deu para sentir o cheiro do café aqui, rsrs. Que delícia!Bjs

    ResponderExcluir
  15. como sempre uma viagem , um sonho passar por aqui! obrigada pelas suas postagens!!
    bjs
    Lulu & Sol

    ResponderExcluir
  16. Marina,
    Nossa...olhando para as suas fotos, tive uma sensação gostosa de nostalgia....
    me veio várias lembranças da minha infância na cabeça.
    Adorei tudo, desde o bolo, até o café no bule.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Marina tenho um selinho no meu blog para ti, aproveito para te desejar um Feliz Natal e um Ano Novo com tudo que desejares e tens direito
    Beijinhos da amiga
    Graça

    ResponderExcluir
  18. Eita vontade de um bolinho de fubá com um café bem quentinho!

    A produção ficou linda demais!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Marina, vc vai passar o natal em casa?Se for eu gostaria de ligar para vc, seu tel é aquele que está na embalagem?Se for outro me passe por email.Bjins e um grandioso natal.

    ResponderExcluir
  20. Que delícia de cozinha! Lembra-me muito a cozinha de minha avó, Dona Maria Prudência!

    Te visitarei sempre!

    Um grande beijo!

    Estou lhe seguindo.

    ResponderExcluir
  21. oi Marina

    Passando pra desejar que tenhas um feliz natal e um ano novo maravilhoso !!!!!
    que em 2011 possamos blogar muito!!!
    bjus e bjus

    ResponderExcluir
  22. Marina flor , desejo que os anjos do Senhor continuem abençoando sua vida e lhe tragam um Natal maravilhoso.
    Que o ano que vem seja coroado com mais felicidade que este ainda.
    Mil beijos.

    ResponderExcluir
  23. Marina, tô aqui imaginando que vc vai aprontar de quitutes ,nesse Natal,rsrsrsrs.
    Que nesse Natal, o menino Jesus nasça em seu coração , assim como de todos de sua família,trazendo paz, esperança e amor!!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  24. Querida Marina,
    Que delícia de bolo, café, e produção...
    Eu como boa mineira que sou adoro bolo de fubá uai...Café forte é minha paixão tb...
    Quero ti desejar um 2011 abençoado...Que Deus ti de muita paz e saude...
    bjos e paz
    Lilian MG

    ResponderExcluir
  25. Doce Marina,
    Minha linda , fizemos uma postagem de final de ano, que cabe no seu coração que esteve conosco...
    bjs grandes muito amor e paz!
    Lulu & Sol

    ResponderExcluir
  26. Hummmmmmm que delícia!
    Bom diaaaa!!!!!!
    Passando pra lhe desejar um Feliz Ano Novo...com muita saúde,paz,sabedoria e grandes conquistas com as bençãos Divina.
    Abraço,obrigada pela atenção e simpatia neste ano que termina.


    "O que reforça a intimidade é ter o que compartilhar, não o que esconder."
    Martha Medeiros

    ResponderExcluir
  27. Boa noite Marina! Muita PAZ pra você e os seus.

    Que postagens lindas!

    Você harmonizou muito bem os objetos.Essa concha com poás é d+! Imagino a gostosura que ficou esse café!

    Parabéns! Você é criativa e tanto!!!

    Mazza

    ResponderExcluir
  28. Oi Marina...
    conheci o seu blog hoje, e adorei as receitas! Principalmente as fotos do passo a passo!!!! me deixou com agua na boca!!!!
    Mostrei pra minha mãe, ela adorou, e achou a sua casa linda!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  29. Olá Marina,
    saudades de vc viu...
    por onde vc anda?
    bjo e paz
    Lilian MG

    ResponderExcluir
  30. Olá Marina,
    Que bolo apetitoso
    Huuuuuum
    Tenha um lindo final de semana e tudo de bom
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  31. Hoje tens uma rosa lá no meu blog para ti
    Bjs
    Graça

    ResponderExcluir
  32. Olá Marina

    Que saudades. Outro dia passei aqui e vc não estava, fiquei triste. Que bom que voltou.
    Uma ótima noite para vc e até amanhã com o post inédito "Roupa ou Arte"
    Bjoooooooooooooooooo............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Sounds delicious! I can almost smell the coffee! Have a glorious day, Kellie xx

    ResponderExcluir
  34. Marinaaa!! Que bom que voltou e em grande estilo, deixe-me dizer! Acho lindo os objetos que você usa na produção...e eu consigo seguir direitnho tuas receitas, nem preciso dizer, né? Esse bolo me deu água na boca!! Tava com saudade!! A gente vai se encontrar dia 26?? Bjo grande!!

    ResponderExcluir
  35. Que delícia Marina...adoro suas fotos. Beijocas!

    ResponderExcluir
  36. Finalmente vc apareceu!Por onde vc andava menina?Sinto falta das postagens maravilhosas, apareça mais bjsss e bom domingo.

    ResponderExcluir
  37. Tive de chamar o Ebraim para ver esse seu post; ele ficou maluco com a sua balança... Tudo incrível, querida, como sempre. Bjs carinhosos

    ResponderExcluir
  38. Uau, que mesa maravilhosa!!! Também amei o bolo (uso essa manteiga aqui na Itália)! Mas quem roubou a cena foi essa balança maravilhosa!
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  39. QUEBUENOOOO....
    DAN GANAS DE COMERSELO...Y QUE COLORIDO MAS PRECIOSO ...
    ME GUSTA MUCHO....
    SALUDOS

    ResponderExcluir
  40. Oi Marina, amei seu blog, já estou te seguindo.
    Esse café forte e Bolo de fubá, me levou para o passado onde minha vó fazia café dessa forma, meu pai tbém, o perfume que se espalha pela casa, não tem como explicar.
    Parabéns sua cozinha é linda!!!
    Bjss de luz

    ResponderExcluir
  41. Olá MArina
    Como fui criada em BH, Minas, amo essa combinação: café forte e bolo ou broa de fubá. Até fiz um post com receitinha uma vez em meu blog
    Minha mãe tem um bule verde igual a esse.
    Beijos, e encantada, como sempre
    Com carinho

    ResponderExcluir