sexta-feira, 11 de março de 2011

Bolo de Chocolate que ...







saiu no " The Telegraph" sob o título "Baking the best cakes ever", e especificamente este bolo com o nome de "Best ever family chocolate cake"  (http://www.telegraph.co.uk/foodanddrink/8020863/Baking-the-best-cakes-ever.html).

E a receita foi extraída, nada mais nada menos, que do "Mary Berry's Baking Bible" (http://www.amazon.co.uk/Mary-Berrys-Baking-Bible-Berry/dp/1846077850/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1299578789&sr=8-4). 


Eu vi e gostei. Achei a receita muito fácil, mas muito fácil mesmo para carregar o nome "best ever family chocolate cake". Santa responsabilidade! Confesso que desconfiei!

Mas não é que xeretando blogs e receitas, me deparei com esse mesmo bolo feito, testado e aprovado! (http://saidosdaconcha.blogspot.com/2011/03/o-melhor-bolo-de-anos-best-birthday.html).

Aí não tive mais desculpas. Resolvi testar.   É mesmo um bolo excelente, facílimo de fazer e com um sabor de chocolate delicioso e forte. É maravilhoso! Mudei uma coisinha só: não coloquei geléia na cobertura/recheio de ganache de chocolate e usei o chocolate da Lindt, não o Bournville (que é da Cadbury). Preferi cobrir com ganache de chocolate 85% cacau e rechear com doce de ovos. 

Não me decepcionei... não achei the best ever family cake , porque já tenho três na lista...mas entrou para o rol de receitas a serem repetidas e repetidas e repetidas...

Aí vai:

One of the top ten ...

"The Best Ever Family Chocolate Cake"



























Você vai precisar de:



50 gramas de cacau em pó; 6 colheres (sopa) de água fervente;


3 ovos;


4 colheres (sopa) de leite;


300 gramas de açúcar (não tinha mascavo, usei refinado);



175 gramas de farinha;



100 gramas de manteiga (usei manteiga pura, de excelente qualidade); e;


1 colher (sopa) fermento.




Mãos à obra:

Misture o cacau na água fervente até formar uma pasta.






Junte a manteiga, 


e o açúcar e misture.


Junte o leite, a farinha e os ovos



e misture até agregar bem todos os ingredientes.


Coloque o fermento e envolva-o bem na massa delicadamente.






É só isso!!!

Coloque para assar em duas assadeiras de aro 20, forradas com papel manteiga,  untadas e polvilhadas com farinha. Leve para assar por aproximadamente 25 minutos em forno pré-aquecido - 200ºC.



Deixe esfriar completamente. Desenforme um dos bolos, recheie com recheio à sua escolha (que pode ser a própria ganache - na receita original misturada com 3 colheres (sopa) de geléia);



cubra com o outro bolo e



reserve.






Para a ganache:


100 gramas de chocolate culinário de boa qualidade (no mínimo 55% cacau), colocados  sobre 100 gramas de creme de leite fresco. Leve ao fogo baixo


mexendo sempre até o chocolate derreter e incorporar no creme de leite.





Pronto. Com a ganache ainda quente, cubra o bolo e 



coma!!!!




41 comentários:

  1. Ai que dureza comer esse bolo hein amiga, muito complicado rssss, fazer eu nao faço, mas adorei a coisa de ser uma receita fácil e muito gostosa, e com as suas mãos de fada, ahhhh, deve ter ficado dos deuses!! Beijocasss lindonaaaa

    ResponderExcluir
  2. A sublime cake, yum!!! Marina!

    xoxo
    Karena
    Art by Karena

    Come and enter my Fine Art Giveaway!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais deliciosa, Marina
    Vou tentar fazer e
    Depois te falo
    Beijinhos
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  4. Marina,
    Sou fascinada por receitas que levam " best" no nome...kkkkkk
    Uma parte por causa da curiosidade, e outra por amar chocolate.
    Seu bolinho ficou maravilhoso!
    Já vai entrar para o meu caderninho!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Marina,

    Adoro "best ever stuff" rsss...legal né?

    E outra coisa: tenho ainda no meu esconderijo (escondferijo de mim mesma, vale ressaltar)uma barra de 85% Cacao...entonces...well...quem sabe?
    Só tem um problema: preciso de ajudantes, pq isso é uma bomba de calorias!!!!

    Mas valeu ter vindo aqui: o cenário é impecável como sempre...e as rosas estão tão lindas quanto o bolo!

    Congratulations!

    ResponderExcluir
  6. Gosto imenso das tuas explicações detalhadas, bem como das fotos que revelam tanta atenção e carinho no que fazes.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Oh, how I wish I could have licked that bowl!
    Brenda

    ResponderExcluir
  8. Marina, esse bolo tem cara de fazer valer o nome que tem! Já anotei!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Hehehe, fui olhando a foto do bolo e salivando! Fiquei realmente com agua na boca.
    As flores são lindas!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  10. Oh my goodness, that looks so delicious! And I love your copper pots!

    ResponderExcluir
  11. Hummm delicia!! Me deu agua na boca amore...Com um cafezinho entao...
    Beijoca

    ResponderExcluir
  12. Querida Marina, imagino que con tu larga experiencia en la cocina seguramente, como tú dices, tendrás mejores recetas de tortas de chocolate que ésta, sin embargo para mi sería un honor probar cualquier cosa hecha por tus manos, con tu alegría y dedicación y sobre todo de esa maravillosa cocina tan llena de bellos detalles que tu tienes.
    Me encanta ver cada una de las fotos del paso a paso tan didáctico de tu recetas.
    Abrazos miles querida!!!!

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus pára o mundo que eu quero descer...tô aqui quase morrendo afogada de tanto salivar por essas últimas receitas: a picanha e o bolo de chocolate pra terminar!
    Que Deus ti abençoe todos os dias pelo amor às panelas...
    Paz, muita paz pra vc!

    ResponderExcluir
  14. é, Má, bolo de chocolate é uma coisa complicada; sempre há um da mãe, da avó ou de uma tia que é imbatível... Bjs

    ResponderExcluir
  15. Querida amiga Marina oi! Linda postagem! Bjos achocolatados.
    Very nice post and a great blog. Thanks for visiting my blog and leave a kind comment. I appreciate it. Keep in touch. Hugs.

    ResponderExcluir
  16. Que delícia de bolo, Marina!!!! É pra comer com os olhos!!!! E a cobertura deve ter ficado maravilhosa!!!! Outro dia fiz uma mousse derretendo chocolate lindt também e ficou deliciosa!!!! Um grande beijo e parabéns pelo talento!

    ResponderExcluir
  17. Ai Marina, ta na hora de nosso café das 10:00, aqui tem disso!
    Chocolate lindt é o meu preferido,imagina a cobertura que delicia.
    beijo

    ResponderExcluir
  18. Que delicia, de bolo, de fotos, de cozinha :)

    ResponderExcluir
  19. Marina querida que bolo é este???????? Que delicia de receita!Fim semana com doce liberado já sei o que fazer ....
    Amei e obrigada pelo carinho lá no CASA!
    BJ E UMA OTIMA SEMANA

    ResponderExcluir
  20. Olá Marina

    Uauuuuuuuuu........ deve estar maravilhoso.........
    Sei bem que estou em falta com vc, mas não consegui colocar em dia meus comentários. V c sabe muito bem que mora em meu coração.


    Bjoooooooooooooo.............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. chocolate and floweres - my favorites :-) lovely images, Marina! hugs

    ResponderExcluir
  22. Marina,

    que espetáculo! Adorei! Fiquei com muita vontade de experimentar ....valeu pelas dicas, beijos.

    ResponderExcluir
  23. Minha primeira vez por aqui, e estou amando. Deixo meu convite para conhecer o meu blog, se gostar me siga tambem que ficarei honrada.
    Ale

    ResponderExcluir
  24. Oi Marina,

    I think that everybody knows is own Best Ever Chocolate Cake. Mine is one of them. Wath you say?

    Sincerly yours,

    Alexandre

    ResponderExcluir
  25. amiga que bolo maravilhoso adoro mesmo adoro tudo,têm atenção aos póximos dias no meu blogue,bjokinhass

    ResponderExcluir
  26. Marina querida, que bolo é esse, gente?
    Menina se eu fosse mais íntima da cozinha, corria fazer agora, me deu tanta, mas tanta vontade dele... rs
    Olha, acho que não tem uma receita aqui deste blog que eu não fique encantada e feliz, mesmo sem comer!
    As imagens estão belíssimas, como sempre. Você consegue passar todo seu sentimento pra gente!
    Obrigada sempre por seu carinho lá no bloguito!!!
    Beijossssssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  27. Ma, eu só sei fazer bolo de caixinha e olhe lá, agora vamos combinar que nem se compara com esse aí de 300000000000 milhões de calorias hahahahahahahah nossa eu me jogava de boca e alma nele hahahahaha.. a louca
    Parabéns vou tentar imitar se der certo te aviso, se não fico no meu de caixinha mesmo!! :(

    ResponderExcluir
  28. aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que lugar delicioso para ficar olhandooooooooooooooooo
    desejandoooooooooooooooooo
    beijos

    ResponderExcluir
  29. Tudo me parece delicioso, mas adorei as louças!
    Bjs!
    Edilene

    ResponderExcluir
  30. Marina, seu blog é de deixar a gente com água na boca de vontade, quero tudo, manda pra mim ??? hehehe...

    beijinhus doces, Mayana

    baonilha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Marina, estou encantada com seu blog.
    Perfeito e cheio de coisas deliciosas e
    interessantes.
    Parabéns.
    Begin

    ResponderExcluir
  32. No momento estou fazendo uma dieta indicada por uma amiga e estou na 3 semana e consegui perder 9kgs. Segue o site da dieta para quem se interessar:
    http://www.editoratmb.com/emagrecer/

    ResponderExcluir
  33. You put my mom's chocolate cake to shame.

    ResponderExcluir
  34. We're a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your site provided us with valuable info to work on. You have done an impressive job and our whole community will be thankful to you.

    Also visit my blog post: How to get rid of static electricity
    my site :: Static eliminator

    ResponderExcluir
  35. There are researches that show a direct connection between weight loss and sleep.

    Known for rather large size as well as his large opinions from a
    limited perspective, the popular radio personality began talking about losing nearly 100 pounds on his radio show a
    few weeks ago. I HIGHLY recommend that you cleanse your body of
    toxins and waste that is more than likely in your body as you
    read this article.

    my blog ... lose weight

    ResponderExcluir
  36. Thanks for the auѕρіcious writеuρ.
    It іn truth used to be a leisurе аccοunt іt.
    Glance compleх to far dеliverеd аgгeeablе from you!
    By the ωay, how can we be in contact?

    Feel fгее to suгf to my blog ρost - www.waterleaf.eu

    ResponderExcluir
  37. Auto Enginuity is also accessible in other languages,
    these kinds of as German, Spanish and Japanese.
    They have made this products pretty in different ways.


    My webpage :: obd ii software

    ResponderExcluir
  38. Thаnks a lot, I aρpreciate it!

    My blog - core training with pialtes

    ResponderExcluir
  39. Not each auto issue demands a mechanic's focus. This clearly indicates that link speeds are inadequate with this protocol.

    Here is my webpage: free obd2 scan tool software ()

    ResponderExcluir