domingo, 27 de março de 2011

Financiers e Macarons

 (Virginia Woolf e Anatole France)







Querida Virginia:

Peço que me perdoe o atrevimento em te mandar essa mensagem. Mas, acontecimentos desta semana me fizeram acordar nesse sábado  num estado de espírito assim...um tantinho  Anatole France,  outro tanto, a senhora...
Amanheci com a sensação de que "algumas coisas se desprenderam de mim. Que eu prolonguei certos desejos; eu perdi amigos, alguns para a morte... outros pela incapacidade de atravessar a rua "       - 
roubo-lhe descaradamente a frase, que tão bem me coube.

Um poema, sem qualquer acompanhamento, chegou a mim, deflagrando este estado de espírito...
Me fez encarar uma noção clara (ao menos uma!) que tenho de mim mesma: de ser alguém não tão bem preparada para lidar com as frustrações... Para as enfrentar, admito, tenho um limiar baixinho, baixinho...

(detesto saber que o outro não quis atravessar a rua...).

Porém, minha cara senhora, apesar de tanto apreciar sua leitura, escolhi não mergulhar nos seus lúcidos delírios...Antes, com a sua licença, abri espaço para um inegável Anatole, que insiste em me acompanhar, e me faz, apesar de tudo, escolher, sempre, a "loucura das paixões à sabedoria da indeferença."    

 - advertidamente, assim, quebrando a cara, mas indo adiante! 

Acreditando que o coração, o sentimento, dá vida a tudo que ama, sigo, tal qual um rabinho de lagartixa...perco um pedacinho...inicio  nova construção, e vou mantendo, dessa forma, o equilíbrio bambo da minha caminhada.

Penso compreender, cara Virginia, algumas de suas viagens, e mais que tudo, admiro a beleza e o inimitável primor com que as descreve...mas sou pessoa muito mais simples, e gosto da alegria.

Tais percepções de mim, no entanto, talvez só tenham aflorado através de sua leitura.

Essa a razão de minha carta: um tributo e um agradecimento. 


Tomo a liberdade de mandar com esta alguns financiers, para acompanhar o chá dessa tarde.

Com admiração,

Marina Mott


PS: Talvez venha daí minha paixão por cozinhar... pelo prazer de juntar coisas aleatórias, díspares, mexer, moldar, enfeitar ... e apreciar, assim, o caminho do caos ao belo.





Financiers:







Para os finaciers você vai precisar de:

12 forminhas próprias para financiers;


- 325 gramas de claras (aproximadamente 10 claras);


- 350 gramas de açúcar de confeiteiro;


-175 gramas de farinha de amêndoas;


175 gramas de farinha;


-200 gramas de manteiga noisette; e,



-essência de baunilha (opcional).


Peneire o açúcar;


a farinha de amêndoas;


e a farinha em uma tigela.


Misture os ingredientes secos e


junte as claras.


Misture bem até


incorporar bem os igredientes e ficar uma massa homogênea.


Leve para a geladeira e deixe descansar 30 minutos.


Enquanto isso prepare a manteiga noisette, levando ao fogo  a manteiga 


e deixando que ela derreta até mudar de cor, mas sem queimar. Reserve.


Unte e polvilhe com farinha as forminhas de financiers.


Passados os 30 minutos, retire a massa da geladeira e verta nela  a manteiga (que deve estar morna)


e  incorpore


até ficar totalmente agregada.


Encha cada forminha com 3/4 da capacidade 


e leve para assar em forno pré-aquecido (200ºC), por aproximadamente 20 a 25 minutos.




Retire do forno e deixe esfriar.



















71 comentários:

  1. mãe, acho que este foi meu post preferido

    ResponderExcluir
  2. Marina,
    Quando entro aqui, é inevitável....fico suspirando a cada foto.
    Que chá da tarde mais charmoso.
    E sempre com o seu olhar especial na decoração e nos detalhes.
    adorei a receita dos financiers, não tenho a forminha, e também não acho a farinha de amendoa por aqui, terei que fazer a minha..kkkkkk
    mas acho que vale a pena...
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Marina

    Fiquei extasiada com as 1º imagens, deslumbrantes...

    Obrigada poe seu apoio e carinho lá no bloguito.
    Até amanhã com AS VIAGENS DA KINHA.

    Bjooooooooooo...........

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Querida Marina, què hermoso mensaje has escrito a Virginia y Anatole France, què alegría cuando se siente inpiración y agradecimiento a personas que pueden mostrarnos tanto de nosotros mismos.

    Tu pasión por la cocina es maravillosa y tus espectaculares decoraciones para mostrarnos lo que haces llenan de alegría este día de domingo. Realmente muy bello todo y por esto te doy las gracias querida Marina!!!
    abrazos y besos

    ResponderExcluir
  5. Oi!!! Marina,
    Aqui só tem coisa bonita e gostosa, hum... amei!!!
    Bjs e um ótimo domingo,

    ResponderExcluir
  6. Minha doce amiga Marina adoro os teus post,tão lindos que me fazem sonhar que estou num conto de fadas,obrigada pela tua magia,bjiokinhass

    ResponderExcluir
  7. Concordo com sua menina Gabi, amei esse post. No sábado vi essas forminhas para financiers...devagar as coisas estão chegando pela banda de cá. Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Oi marina que prazer é estar por aqui, estamos sempre viajando nas suas receitas emolduradas nas suas imagens...E agora com as palavras que decrevem mais você...Te gosto muito, beijos...

    ResponderExcluir
  9. oi Marina

    Amei suas rosas, bem teus doces nem se fala, estou aqui babando...
    Tu és muito chique!!!! tudo impecável!!!
    ai que responsabilidade te mandar minhas pimentinhas...rsrsrs

    bjo bjo

    ResponderExcluir
  10. O que é tudo isso?Você deixa a gente enlouquecida com suas postagens.Nunca vi uma gourmet tão poética e elegante, vc merece um lugar de destaque entre as melhores.Que bom ter conhecido vc , fico feliz só em apreciar sua arte. bjss e boa semana.

    ResponderExcluir
  11. Perdê-lo pelo seu medo em atravessar a rua...será que esta seria mesmo uma tarefa impossível? faz-me suspirar...de angústia talvez...o que a falta de coragem faz com o ser humano?

    Bom, passemos à outras artes, bem mais saborosas...estou enlouquecida com este post, com os financiers magnifiques e com o cenário absolutamente divino que voce escolheu pra mostrá-los!

    Mais uma vez me sinto agraciada por ter vindo aqui,

    Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marina,

    Eis aí mais um post maravilhoso: imagens lindas, delícias inigualáveis (falei agorinha, em outro blog, sobre os financiers de minha infância, que chamávamos de 'petit fours', rsrs; estes seus ficaram lindinhos). E o quer dizer de Anatole France? Sempre que posso dou uma lida (ou relida) em alguma obra dele, recentemente, reli 'O Crime de Sylvestre Bonnard'.
    Você sabia que foi ele quem inspirou o personagem Bergotte, do 'Em Busca do Tempo Perdido'? Proust, desde bem jovem, foi um grande admirador de Anatole France e conviveu com ele. O curioso é que apesar de Anatole France ser bem mais velho que Proust, sobreviveu a ele.

    Um beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  13. Que delícia de postagem, Marina
    Fico encantada tôda vez que passeio por aqui
    Tudo sempre lindo, simplesmente perfeito
    Uma boa semana nova
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  14. MARINA VC ME ENCANTA.... SUSPIROS E MAIS SUSPIROS.... TUDO LINDO, FOFO E CHIQUÉRRIMO... ISSO É QUE É SER MULHER DE CLASSE.....
    BEIJOKAS

    ResponderExcluir
  15. que delicia, tenho vontade de comer macarrons mais nunca vi aqui em salvador
    beijinhos

    ResponderExcluir
  16. WOW. it's lovely, beautiful and wonderful.:-) Hugs Stina

    ResponderExcluir
  17. Caríssima
    Quanta sensibilidade e nudez no que escreveu!
    Ver as tuas fotos me transporta a um conto de fadas! E' uma sensação de conforto e aconchego, principalmente por imagina'-la, ali, tomando um chazinho com esses deliciosos financiers.
    Abraços fraternos
    Léia

    ResponderExcluir
  18. Sobre o queijo burrata, devo dizer que no Brasil nunca provei nada igual. Por dentro ele é um pouco cremoso e tem um pouco o sabor do creme de leite (so' de descrevê-lo salivei - hehehe)!
    Veja no google: immagini burrata
    Un grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  19. Uma carta tão bela só poderia ser acompanhada por uns financiers delicados. Você sabe como eu sou fã de financiers, tenho mais uma receita para experimentar em breve, por isso não podia deixar de comentar o seu post cheio de fotos com aspecto vintage bem ao meu gosto.
    Tudo de bom para você.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  20. Cherie,

    Il y a ceux qui son pas capables de traverser la rue, mais il y a ceux qui peuvent croiser la mer pour arriver lá, ou les autres jamais auront courage d'arriver.

    Bisoux,

    Alexandre

    PS - Et pendant ça, j'etais aussi a la cuisine. Quel beau thérapie!...

    ResponderExcluir
  21. Hum, até nisso somos parecidas; faço minhas as suas palavras... Bjs

    ResponderExcluir
  22. HI MARINA WHAT A WONDERFUL POST YOUR GARDEN IS LIKE ALICE IN WONDERLAND THE ONLY ONE MISSING IS ALICE HERSELF IS AN ANCHANTED GARDEN,THANK YOU FOR THE TUTORIAL ON THE TEA BREAD YOU ARE AND ENCHANTED LADY YOUR SELF...HUGS.XO...SANDRA

    ResponderExcluir
  23. Mariiiiinaaa, menina que é isso? Quanto tempo naum visito teu blog , mas agora estou aqui e fiquei completamente encantada com tanta cor e aroma misturadas à tua sensibilidade.

    E que inspiração te trouxe a Virginia né menina? Carta linda e totalmente repleta de especiarias, tanto nas palavras quanto na descrição da vida.
    E esses bolinhos chics aí hein??? Nossa que gostosura. Sou tua fã, vc sabe.

    Parabéns por dar-me esse presente nesse fim de tarde de uma segundona!
    Obrigada pela visita ao Tom & Cor.
    besitos

    ResponderExcluir
  24. Que lindo post! Muito inspirador! Amo financiers, mas nunca tentei fazer. Apetitosos demais os seus!


    Camila F.

    ResponderExcluir
  25. What a beautiful setting this is! I love the flowers and candles hanging from the trees.
    Brenda

    ResponderExcluir
  26. Eu fico simplesmente encantada com a beleza, a doçura, o encantamento dos seus posts! Acredita que eu estou com uma receita aqui para testar e por conta da Páscoa está aguardando? E, é claro, dispensa dizer, que a sua receitinha será guardada, porque daqui só tenho coisas boas, haja visto as madeleines que são um grande sucesso por aqui!
    Amiga, obrigada por compartilhar essa maravilha conosco, e obrigada por nos presentear com tão belas imagens! Uma poesia, do começo ao fim!
    Beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  27. Tudo aqui é pura emoção... As palavras, a forma de apresentar as receitas, tudo muito lindo e emocionante... Parabéns!

    ResponderExcluir
  28. Bem fiquei sem palavras com tamanha bebela em teu blog!

    Muitos parabéns por tudo! :)
    aDOREI.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  29. As palavras desaparecem, o silencio se instala, a admiraçao transborda e eu babo!Marina, muito obrigada pelas lindas imagens e texto impecável! O dia que eu crecer , quero escrever como vc!
    Tenha uma ótima terça-feira amiga ...bj

    ResponderExcluir
  30. Me ha encantado la ambientación de la mesa.Genial la idea de los tarros de mermelada como floreros.
    Bss

    Cecilia

    ResponderExcluir
  31. Hi Marina! This looks SO beautiful and delicious!!! Thanks for the inspiration :) And your dog looks gorgeous btw...

    Kristin xoxo

    ResponderExcluir
  32. Thank you, you are so kind.:-) Hugs Stina

    ResponderExcluir
  33. Lindas fotos. What a beautiful set of so many pretty things and delicious food! Bjs

    ResponderExcluir
  34. What a beautiful set up! I want to come to your garden party!

    ResponderExcluir
  35. Gorgeous arrangements! The macarons look delicious! Have a beautiful day, Kellie xx

    ResponderExcluir
  36. Volto de viagem e me deparo com tanta coisa linda, tanta sutileza, harmonia. Impossível não se deixar contagiar pela descrição detalhada e pela beleza das fotos, como sempre, Marina!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  37. Mari assim tu me mata!! Qq sao esses bolinhos?? Que fofura deliciosa!!
    Beijocas
    Manu
    http://manumanuelices.com

    ResponderExcluir
  38. you styled this so lovely. Gorgeous garden

    ResponderExcluir
  39. What styling and work! Beautiful!

    Thanks for your kind comments on my blog.

    Bisous,
    Sandy @ My Shabby Streamside Studio
    http://myshabbystreamsidestudio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Marina querida, me identifiquei demais com este post e com suas reflexões.
    Você é ímpar!!!
    E as fotos? As fotos, que embelezam minha leitura e alegram meu coração!
    Marina,porque você não coloca marca dágua em suas fotos, como eu faço nas minhas? Elas são muito maravilhosas e hoje em dia muita gente faz uso indevido de fotos...
    O dia que eu ficar rica vou te chamar pra editar um livro seu.
    Seu blog pra mim é assim, como se eu abrisse aqueles livros bem antigos e enormes, com cheiro de antigo, sabe? E ficasse folheando e me deliciando com cada página!
    Obrigada
    Beijossssssssssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  41. Maravilhoso o seu blog! Quanta delicadeza e bom gosto. Adorei tudo e esse post está demais. Concordo com a Veronica, a gente viaja no tempo olhando e lendo...
    bjos
    Andreia
    http://artedacaixa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. mas tá cada dia mais poético isso aqui! gostei das flores penduradas nos potes =D os macarons tão bonitões como sempre. pena que só vejo eles em fotos, e não na minha boca :\ bjos!

    ResponderExcluir
  43. Falar o que Marina? Voce é brilhante!!
    beijos

    ResponderExcluir
  44. Estou sem palavras Marina, tudo uma beleza, o texto, as fotos, os financiers...Tudo perfeito!!

    beijos!!

    ResponderExcluir
  45. Querida Marina,
    Algumas pessoas trazem em si o DOM DA BELEZA!
    Tais pessoas conseguem ver o Belo e criar o Belo.
    Você, com certeza, é uma dessas pessoas, tão raras.
    Obrigada por dividir o Belo conosco!
    Paz e muita Luz, sempre...

    ResponderExcluir
  46. Marina, que linda produção a tua! E olha, dá pra ver o capricho que vc coloca nos teus docinhos! Esses financiers estão lindos demais!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  47. Me diga, vc nao tem mais as forminhas de empadinhas (porta ovo)?

    ResponderExcluir
  48. Uau,
    maravilhosa postagem Marina!
    Ah... quando puder mande notícias da Charlotte.
    Grande abraço,
    Ana Paula
    Salinha do Crochê
    Salinha da Fotografia

    ResponderExcluir
  49. Mrina, que texto belíssimo que me estimula a reflexão e à meditação! E que produção digna de revista!!!! Que lindos os arranjos florais dentro das jarras de metal, os macarons com cores fortes e vibrantes, que são a sua cara, o prato de bolo alto, os potinhos de geleia pendurados na árvore... Fiquei boquiaberta com tanto capricho e bom gosto! Adoro passar por aqui sempre! Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  50. Marina, adoro ler seus comentários. Por favor nao me prive!

    ResponderExcluir
  51. Marina, vi este post semana passada, mas como a internet estava lenta, acabei por não comentar, além de não conseguir abrir todas as fotos.
    Queria dizer da minha admiração pelo seu capricho: na arrumação da mesa, na confecção dessas tentações e pela introdução, tão original e delicada!
    Tenho certeza que Virgínia sentiria-se muito honrada em participar de um chá como esse.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  52. Marina, lindo texto, lindas fotos, lindo tudo! Gostei muito dessa carta que revela mais um pouco desse ser delicado que é você. Grande abraço, Tereza Marques de Itaipu, Niterói, RJ.

    ResponderExcluir
  53. Marina, Marina, fico realmente extasiada diante de tudo o que voce faz. Lendo este texto tao delicado e vendo as fotos das suas gostosuras, me senti no paraiso. Parabens! Beijao e fique com Deus (desculpe, mas "roubei" seu texto para guardar).

    ResponderExcluir
  54. Olá Marina,

    Amei seu texto, a receita e todo o seu post, parabéns!!
    Te linkei no meu blog.
    beijos
    Sandra.

    ResponderExcluir
  55. Nossa eu adoro finaciers, preciso comprar a forminha e testar de uma vez por todas...hehe, adorei.
    Beijinhos e boa semana
    Pam

    ResponderExcluir
  56. Oi, Marina! Só hoje que conheci seu blog! Que delíííícia!!!! Parabéns! Já vi que temos muito em comum: duas advogadas gulosas! :) Obrigada pela visita no ...magari blu... Beijos
    http://magariblu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  57. Que bacana teu blog, quanta coisa fofa e linda, amei as fotos, os financiers maravilhosos, pena que não deu tempo deo sorteio, parabens
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  58. Nããããããããão... Nunca irei me perdoar por ter perdido essa! Boa páscoa, lindona! Bjs

    ResponderExcluir
  59. Oi amiga, estou sumida né? Mas por uma boa causa, primeiro Páscoa, depois meu aniversário junto com o dia das Mães, em seguida niver do meu neto Chiquinho...ufa...agora estou voltando e já estou treinando minhas novidades. Consegui, finalmente, arrumar um fornecedor de farinha de amêndoas, porque aqui em Americana não acho mesmo e ir à SP só para isso não compensa. Achei um site muito bom, que trabalha muito com amêndoas, se te interessar, chama-se Memimo, é bem interessante. Mas o que queria te dizer é que fiz os financiers e amanhã vou treinar os macarons...rsrs...não coloquei fotos no blog ainda, mas se puderes passa lá para ver as coisas que andaram saindo por aqui. Se vc tiver facebook eu já coloquei por lá.
    Amiga, obrigada por tudo, pois tenho muito que te agradecer, todas as receitas suas são maravilhosas!!!
    Beijos doces no coração!

    ResponderExcluir
  60. I enjoy what уou guys tend tо be up toο.
    Thіs sort of clevеr ωοrk and cοveгаge!
    Keep up thе terrific wоrκs guys I've you guys to blogroll.

    my web page; resource for this article

    ResponderExcluir
  61. Ӏ just likе the helpful іnformation yоu
    provide іn уour artiсles. I ωill bookmаrκ your blog and test аgain гight heгe frequently.
    I'm somewhat certain I will be informed many new stuff proper right here! Best of luck for the next!

    Here is my homepage v2 cigs
    My site - http://swordarm.in/wiki/index.php?title=User:CerysCrous

    ResponderExcluir
  62. Ι know this web site provides quаlity depending
    aгticles and additional ԁata, іs there any other ωеbsite whіch gives such information in qualіtу?


    Μу homepage ... Www.Prweb.com

    ResponderExcluir
  63. I гead this paragraph fully on thе tοpіc of the ԁifferenсe of most up-to-ԁate and pгevious technologies, it's amazing article.

    Here is my web page :: silkn sensepil
    My web site :: http://www.ampmcomputersinc.com

    ResponderExcluir
  64. Hоwԁy, There's no doubt that your website could be having internet browser compatibility issues. When I look at your web site in Safari, it looks fine however, when opening in Internet Explorer, it's got some overlapping issues.
    I juѕt wanted to prοvide уou with a quick heaԁs
    up! Apart from that, wοnderful site!

    Alsо visit my pаgе: this site

    ResponderExcluir
  65. hellο therе and thank yοu for youг infοrmation –
    I've definitely picked up anything new from right here. I did however expertise a few technical issues using this website, as I experienced to reload the site lots of times previous to I could get it to load correctly. I had been wondering if your web hosting is OK? Not that I'm complаіning, but
    sluggish loading instаnces timeѕ will vеry
    frеquently affect yоur ρlаcеment in gоοgle anԁ can damagе yοur hіgh quality
    sсore іf аdvегtising and mаrketing ωith
    Aԁωords. Well I'm adding this RSS to my e-mail and could look out for much more of your respective exciting content. Make sure you update this again soon.

    My webpage - www.sfgate.com

    ResponderExcluir
  66. I reаd thіs piecе of writing fully on the
    topiс of the difference of hotteѕt and preceding
    tеchnologіes, it's awesome article.

    Also visit my site ... www.chris-ensoll.com

    ResponderExcluir
  67. The belt utilizes gel pads postioned over the center abdominals
    and the outdoors obliques.

    Here is my weblog: http://salidasengrupo.Com/DominickP

    ResponderExcluir
  68. Heу veгy inteгesting blog!

    Ѕtοp by my homеpаge: mouse click the next webpage

    ResponderExcluir
  69. Good day! I know this is somewhat off topic
    but I was wondering which blog platform are you using for this website?

    I'm getting fed up of Wordpress because I've had issues with hackers and I'm looking at options for another platform.
    I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.


    Here is my page ... rencontre femme cougar

    ResponderExcluir