segunda-feira, 16 de maio de 2011

Tarte Tartin








mergulho e tento achar fragmentos daquela que penso ser ...
 encontro pensamentos, imagens, 
escritos de algum eu que sequer reconheço,
 que me causa estranheza ... 
outro eu que sei que aqui esteve... de quem sinto saudade. .. 
de tempos em que já esteve tudo certo, que tudo fez sentido...
hoje (hoje, só hoje - me permito admitir) nada está no lugar... 
se tivesse quebrado algumas xícaras,
 me descabelado, sido menos ponderada... 
talvez não me restasse o 
jogo de chá intacto, inalterado
 e um coração assim 
...desordenado 

em meu imponderável otimismo, 
arrumo as gavetas, pinto as paredes, ajeito a casa, 
desviro a torta...
acreditando que o caminho feito ao avesso, 
o desencontro, tudo, converge para um destino completo,
 sublime... 
menos ordinário







A Tarte Tartin, segundo uma das muitas versões, foi criada na França pelas irmãs Tartin. Elas tinham um restaurante, e a torta de maçãs tinha grande saída. Em um dia de muito movimento, distraíram-se e puseram o recheio direto para assar, esquecendo-se da massa. Para não perderem todo o recheio feito, colocaram a massa sobre as maçãs, ou seja, de forma invertida. O sucesso foi ainda maior. Daí em diante as irmãs Tartin passaram a fazer somente a torta assim, invertida.





É deliciosa. Ao inverter e "tampar" o recheio com a massa, todo o sabor, perfume e umidade ficam retidos e muito mais pronunciados; dispensando qualquer geléia, creme etc. Basta açúcar, manteiga , água e maçãs.


E, para ficar melhor, é muito fácil de fazer. Para uma torta pequena, você vai precisar de:






2 maçãs grandes e firmes;









15gr + 60 grs de açúcar; meia fava de baunilha (ou essência; ou açúcar vanille);



50 + 30 grs grs de manteiga


1 ovo pequeno; 1/2 + 1/2 colheres de sopa de água;


100grs de farinha de trigo;


e uma frigideira que possa ir ao forno.


1.Começando pela massa:

Coloque a farinha e os 15 grs de açúcar em uma vasilha,


junte 50 grs de manteiga


e misture, fazendo uma farofa.





Acrescente o ovo



1/2 colher de água


e misture bem




até ficar uma massa homogênea.




Envolva a massa em filme plástico e leve para a geladeira por 1/2 hora.





2. Prepare as maçãs:

Descasque as maçãs, tire as semente e corte cada maçã em oito pedaços iguais. Reserve.



3. Faça a calda:

Coloque a frigideira no fogo e ponha as 60 grs de açúcar,


1/2 colher de água, 


 30 grs de manteiga,


e a semente de meia fava de baunilha.


Deixe ferver e começar a caramelar (mais ou menos 3 minutos)



arrume as maçãs e 



deixe ferver por uns 10 minutos em fogo baixo.


4. Monte a torta:

Retire a massa da geladeira e abra (em um círculo do diâmetro da frigideira) com o rolo, tendo o cuidado de cobrir ambos os lados da massa com filme plástico (pois fica uma massa "grudenta").



Cubra as maçãs na própria frigideira, ajeitando as bordas da massa para dentro.


Leve a frigideira ao forno baixo (180ºC + ou  -) por uns 15 a 20 minutos.


Retire e deixe esfriar. Com a torta fria, vire sobre um prato e sirva!







Em cinco minutinhos....

















44 comentários:

  1. Olá Marina

    Esse tartin deve estar divino.
    Saudades suas amiga...

    Uma linda 2º feira à vc...

    Bjooooooooo............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Marina,
    Você me convenceu, vou fazer! E o texto é muito lindo!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Linda, as vezes realmente poderiamos ter sido mais incisivas, quebrado alguns pratos, tirado a carcaça protetora, mas nos protegemos e é assim que tem que ser mesmo, imagino o que passa na sua caixola rsss, agora a tarte,,,ah, tartin!!! Beijocasssssss

    ResponderExcluir
  4. Oi querida
    A tua tarte tartin ficou com uma cor e aspecto de babar! Perfeita, parabéns!
    Você escreve deliciosamente bem!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa Tarte Tatin!

    Perfeita,singular!

    As fotos me encantam, sempre muito feliz em poder fazer parte dessa sua festa!

    Aceite mais uma vez meus cumprimentos!

    ResponderExcluir
  6. Maria vc é a maior querida do mundo. Todos os comentarios que acabo de moderar sao seus. Foram 10!
    Tarte Tatin vai ser feita esse fim de semana.

    10 beijos pra vc.

    ResponderExcluir
  7. Deliciosa tarta tartini querida Marina!!!
    Me encanta que mantengas tu optimismo y andes por la casa renovando y pintando!!! el optimismo es contagioso!!!
    muchos abrazos

    ResponderExcluir
  8. Oh, how lovely. I always love your photos.:-) Hugs Stina

    ResponderExcluir
  9. Marina,
    É sempre um prazer visitar o seu blog
    Fico encantada com o seu capricho e bom gosto
    Parabéns!!
    Tenha uma linda semana e tudo de bom
    Bjs de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  10. Marina,
    Adorei o texto, e adorei conhecer a história da Tarte, não conhecia.
    E geralmente, quando um doce tem um nome tão complicado, a gente fica com medo, achando que é dificil, mas olhando o seu passo a passo, parece ser tão fácil.....ou será suas fotos encantadoras e envolventes?

    beijos e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  11. Ei Marina,
    Que delícia essa receita! Vou fazer para experimentar...
    Uma semana repleta de bençãos...
    Paz e muita Luz sempre!

    ResponderExcluir
  12. Ain... seu blog é todo delicinha. Muito bom a Verônica (Além da Rua Atelier) ter dado a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Marina, que torta maravilhosa!!!! Molhadinha... hummm, fiquei com água na boca! E seus pratos altos são liiiindos, não me canso de elogiá-los! Acho que já copmentei que vi um prato quadradinho bem parecido com esse da foto e me arrependi de não ter comprado, chuif! Mas se eu encontrá-lo novamente, não vou pensar duas vezes! Adoro suas produções para as fotos! Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  14. Marina,
    Os arranjos estão lindos. Deixaram as fotos mais alegres e perfeitas...
    E que delícia ler seu texto...gostei!
    A torta ficou divina, parabéns!
    Um bejim grande prá vc!

    ResponderExcluir
  15. Marina minha querida, que prazer ler seus textos. Quanta sensibilidade ao escrever sobre sentimentos tao simples, mas ao mesmo tempo tao complicados. E o que dizer das receitas e fotos? Ah amiga, voce é sempre arrasadora! Parabens. Já add essa maravilhosa receita ao meu caderninho eletronico ;))) Beijao e me aguarde, pois no proximo mes tenho novidades.

    ResponderExcluir
  16. Tempting! It looks delicious! Have a glorious day, Kellie xx

    ResponderExcluir
  17. Marina, realmente tatins são uma delícia. E tão simples nos ingredientes. É linda a forma como usas as tuas fotos para contar a história.

    ResponderExcluir
  18. Marina eu engordo só de ver, rsrs. Que delícia deve ficar. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Marina, vc é tão caprichosa que dá gosto seguir teu blog e toda essa beleza que você nos dá e é realmente de encher os olhos e molhar a boca.

    Essa postagem tá linda demais, pois além de tudo você nos dá poesia e cultura como a história das irmãs Tartin.

    Parabéns minha amiga!
    beijo doce da Chapéu

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pela visita.Essa torta parece que está dizendo,estique o dedo e me toque, de tão real a imagem.Fiquei animada para fazer para um lanche com as amigas, só não sei se vai ficar igual.bjss e obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  21. Marina, essa torta é mesmo deliciosa! E as fotos, lindas como sempre!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Hi Marina, your tart looks so fabulous!! I don't cook much any more, but I still love a yummy dessert!!! xoxo Debra

    ResponderExcluir
  23. E eu aqui com fome... isso é uma tortura!
    Hahaha.

    Tem sorteio rolando lá no blog.. não deixe de participar!
    Beeeijo.

    http://gabisoaress.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. hummm....
    que delicia......
    acho que ja estou engordando
    sò pq vi essas fotos.

    baci

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Marina,como prometi lá no CASA,venho retribuir a linda visita que fez e agradecer o comentário..Essa torta me deixou com fome!!!!!
    Venho também te desejar um fim de semana cheio de paz e alegria! O CASA só existe por que você existe viu! Bj e muito obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  26. Estou entrando de férias e venho agradecê-la pelo carinho de sempre!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  27. Wish a wonderful weekend to you. Hugs from Maria's Corner

    ResponderExcluir
  28. MÁAAAAAAA, estava com saudades das suas delicias!! Estou tao feliz de voltar ao nosso mundinho!!! Vou me atualizar dos quitutes rssr!
    bjssss

    ResponderExcluir
  29. Olá Marina


    Adorei a sua visitinha, obrigada.
    Uma ótima noite de sexta-feira


    Bjooooooooo...............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Una tarta deliciosa.La tatín es una de mis preferidas,

    Bss

    Cecilia

    ResponderExcluir
  31. Que seu fim de semana, seja iluminado!
    Bj

    ResponderExcluir
  32. Má querida, que vontadeeeeeeeeeeeeeee que fiquei desta torta!!! Será que você será, um dia, minha musa inspiradora, que fará eu tomar gosto pela cozinha??? rsrsrsrsrsrs
    Ameiiiiiiiiiiiiii as fotos, são maravilhosas, como sempre!!!
    Amei tudo, e o texto é lindo!!!
    Você é demais!!!
    Beijossssssssssssss e um lindo domingo pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  33. Você é sempre tão generosa, obrigada por compartilhar receitas de amor conosco. Beijocas e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  34. Marina, sou sua fã, isso é óbvio! Mas, olha só, ontem estive na casa de uma amiga-vizinha que acabou de chegar de um passeio na Europa, e comentou que comeu na França esta torta, aí de cima...Kkkkkk! Fiquei com água na boca, mas agora posso fazer e levar prá ela um carinho, não é? Bjo querida e bom domingo!!

    ResponderExcluir
  35. Parece delicioso!!!
    Adorei o blog. Já tô seguindo. ;-)
    Bjo
    Dany, Danielle

    ResponderExcluir
  36. Marina,

    A sua tarte me deixou com vontade de correr pra cozinha e fazer uma pra mim, rsrs. O textos e as imagens ficaram poéticos e de bom gosto (como sempre, aliás, rsrs).

    Um beijo e boa semana, amiga!

    ResponderExcluir
  37. Olá Marina! Gostei muito de seu blog. Um bom design e boas receitas; por isso me tornei um novo seguidor. Será um prazer tê-la como mais uma amiga e conhecer um pouco das receitas da culinária brasileira. Visite meu blog e conheça também, o que faço:
    http://kibe-cozinhandocomamigos.blogspot.com/

    Abraços!

    Luiz

    ResponderExcluir
  38. Oi Marina, querida.
    Fico aqui admirando as suas fotos e prestando atenção nos seus utensílios.
    Você tem um monte de antiguidades, mistura tudo e fica divino.
    E o texto acaba sendo poesia.
    É uma delícia vir aqui.
    Beijinhos.

    Fátima.

    ResponderExcluir
  39. Oi Ma! nossa se meu marido visse isso, ele ia te pedir em casamento!! hahahahah ele adora tarte tartim.. é a sobremesa dele favorita!
    vim aqui é sair da dieta kkkkkk
    bjkas

    ResponderExcluir
  40. Marina tinha já saudades de vir ver estas lindas mesas com doce maravilhoso,acho que te vou por no blog da minha gata pois com este aque estou mais ativa,tive problemas de saude e depois tive dois familiares com problemas de saude muito grves ...já estão a descansar,por estas coisas o meu blog está mais para mais parado,ainda não se o que vou fazer com ele...
    Ronrons da Kika para amiguinho dela e beijinhos meus para ti
    Graça

    ResponderExcluir
  41. Olá Marina! Eu fiz a tarte e o sabor ficou delicioso! Mas as maçãs ficaram com um aspecto feio: escuras e muito moles. O que posso ter feito de errado? Adianto, o que é importantíssimo, que não sou cozinheira, uma vergonha... mas tudo o que faço seu fica perfeito, tal como a picanha e as madeleines.
    Um enorme abraço!
    Meu email é: anaclaudiatambara@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  42. Divina essa torta, só pelas fotos já da para sentir o aroma!

    ResponderExcluir