segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pavlova de Morango - com receita

Acontece algumas vezes lá em casa de determinado prato, ou sobremesa, virarem assim o hit da estação, acabam sendo obrigatórios em quase todas as ocasiões.
Recentemente eu reeditei a Pavlova. Já havia feito umas duas vezes, mas sem grandes repercussões, talvez porque tenha colocado várias frutas vermelhas. O que fica lindo, maravilhoso, mas não muito saboroso. Desta vez fiz com morangos, e, apesar de detestar sacrificar a aparência, fiz com os morangos cortados em quatro e espalhados pela superfície. Fica bem mais bonito com as frutas inteiras, mas na hora de comer não se consegue pegar um pouquinho de cada coisa, pois tem que cortar os morangos, aí, com isso, já se desfaz o suspiro, e acaba se espalhando o creme e o chantili pelo prato, perdendo-se a junção dos sabores, que é especial!



A receita vai no final do post. Antes ...

Recebendo em casa no sábado


Pães 


Rondeli de mussarela


Nhoque gigante recheado de queijo



Talharim


E, seus respectivos molhos




De sobremesa...

Pastiera de Grano (nham...)



                   o bolo de chocolate valrhona (já antológico) e


Pavlova de Morangos


Você vai precisar de:

3 claras em temperatura ambiente, batidas em neve bem firme.


Quando estiver bem firme, adicionar 88 gramas de açúcar aos poucos, sem parar de bater.

Feito isto, desligue a batedeira e junte mais 88 gramas de açúcar, 


1 colher de chá de amido de milho e 


uma colher de chá de vinagre de maçã.


Misture delicadamente até tudo estar incorporado.


Coloque as claras no centro de uma forma untada e polvilhada com farinha (eu uso o tapete de silicone)


e vá dando o formato com as costas de uma colher de sopa.


Leve para assar em forno baixo (150ºC) por uma hora.
Enquanto isso prepare um creme de confeiteiro,


bata um creme de leite fresco como chantili (ao seu gosto) e pique mais ou menos uns 300 gramas de morangos frescos. 
(A qualidade dos ingredientes é diretamente correspondente ao sabor do doce, à sua qualidade no final. Por essa razão procure sempre usar ingredientes bons e jamais substituir o chantili, por exemplo, por cremes que vêm em caixinhas (pós que se misturam com água etc.) ou aqueles do tipo "bate chantili", que, normalmente não passam de gordura vegetal hidrogenada. O resultado com ingredientes de boa qualidade vale muito a pena!!)


Assim que passar o tempo de cozimento, retire o disco de suspiro do forno e deixe esfriar.


Após estarem frios o disco de suspiro (a Pavlova!) e o creme de confeiteiro, monte o doce, colocando o creme sobre o disco, o chantili e os morangos. 

(Ideal servir no dia, mas pode-se servir até uns dois dias após a confecção.)


Aí, é só comer!!!


Marina, minha querida xará, eu prometi te passar a receita e aí está!! Um beijo e seja sempre bem vinda em casa!!
(ainda mais com um nome lindo desses!!! hahaha)

41 comentários:

  1. Estou aqui lendo seu post bem na hora do almoço.
    Isto que é gostar de sofrer, né?
    Ai amiga, preciso dizer que deu água na boca?
    Felizes dos convidados, massinha com molho mais que especial, hummmm!!!
    Beijocas.
    Fátima.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, quantas saudades!!! Que houve, me escreve?!?!?! Aí que vc me volta com esse post na hora do almoço, eu eu aqui morrendo de vontade de ter sido uma das convidadas desse banquete rsss ( a abusada rsss), mas querida, se meus planos derem certo, a gente se vê brevemente!! Beijos grandes e saudosos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nooossa quantas delícias,Marina
    Pena que não posso lamber o monitor...rsrsrs
    Um beijão e uma boa tarde
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá Marina

    Que saudades de vc. Engordei 3 quilos, só de olhar.

    BJooooooooo.................

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Marina,

    A vida é feita de coincidências! Imagine só o que eu fiz no sábado à noite? O mesmo que você... O menú não foi o mesmo, mas meus convidados repetiram vezes suficientes para que eu não tivesse ficado com dúvidas: apreciaram mesmo tudo. Não faltou o bolo de chocolate, a fechar uma noite familiar que começa a ser rara.

    Beijo,

    Alexandre

    PS - Talvez alguns deles tenham engordado três quilos. Mas porque comeram, comeram...

    ResponderExcluir
  6. Marinaa vc quer me matar de fome?!! rsrsrs Que delicia adorei!!
    bjos
    http://relicarioma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Má, também já fiquei nesse empasse, mas a forma que encontrei para conseguir unir, em uma bela bocada, o suspiro, o creme e a fruta, foi servir a pavlova com um coulis de borango e alguns morangos delicadamente fatiados para devorar e decorar, é claro!

    AMEEEEEEEEI os pães, as massas e os molhos; você é uma Deusa, uma Rainha... Sou muito sua fã! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Foi um banquete e tanto. Essa pavlova ficou demais.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. aaaaaaaai, obrigada! essa torta tava maravilhosa! vou pedir pra minha avó fazer pra mim!

    adorei o jantar aquele dia, estava tudo uma delícia!

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Marina, é minha primeira vez por aqui, mas preciso dizer: se essa Pavlova é sua ideia de sobremesa com aparência sacrificada, imagino o que seja bonito então! Tudo parece delicioso!
    Falando sério, sempre que necessário escolher entre a perfeição no sabor ou na aparência, vale a pena ficar com o primeiro! :)
    Adorei seu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Sua casa é super aconchegante e com todas essas delícias não deve dar vontade de ir embora...rsrsrs. Beijocas!

    ResponderExcluir
  12. Má amada, o que foi este post???
    Que fotos mará, eu salivando, e quase desmaindooooooooooooooo!!!
    Você é O MUST da culinária, Má!!!
    Deve ter ficado uma maravilha!!!
    Ai, vem me visitar mesmo? POrque eu amei te conhecer de verdade!!!rs
    Beijossssssssssssss e mais beijos
    Vero

    ResponderExcluir
  13. Oi Marina
    Ainda vou testar essa receita.
    Depois do seu bolo de banana que virou TOP10 por aqui, vai que eu emplaco mais uma!
    Que banquete!
    Bjs
    patricia
    patipins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. oi Marina

    É pra ficar com muita água na boca!!!!!!!!!!!
    tenho que dizer que cada vez que venho aqui fico de olho nos seus passarinhos verdes..kkk
    A gente percebe o amor que vc coloca no que faz e fica imaginado o sabor.

    bju enorme querida

    ResponderExcluir
  15. Minha empolgada amiga Marina, o que é isso? Faz tempo que desejo fazer pavlova, mas você nunca traz apenas as receitinhas. É como eu, tem que ter prosa, certo?
    Minha "cozinha" deu uma parada esses dias, reformá-la deu muito trabalho, mas acho que valeu a pena. Por isso dei uma sumida...
    Se quiser alterar a URL para receber os novos posts, segue o link:
    www.nacozinhabrasil.com

    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Marina, quantas delícias!!!! Fica até difícil comentar porque não sei por onde começar! Suas mesas são sempre perfeitas, suas louças e taças idem e as comidinhas... ai, como queria ser sua convidada!!!!!! Parabéns por tudo, mas essa pavlova de morango me deixou com água na boca!!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  17. cuánto trabajo querida Marina!!!! me inspira tanto ver cómo cocinas porque espero algún día poder hacer algo en mi cocina con todo el arte que tu tienes... eres una tremenda maestra de la cocina. Me encanta también ver los rincones de tu casa tan linda y esa mesa puesta tan bellamente para regalonear a tus seres queridos, muy lindo!!!!
    te mando muchos besos y abrazos

    ResponderExcluir
  18. wow...you really worked hard here! everything looks amazing!!

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga querida, que lindas imagens! Eu estive em Porto Alegre e conheci 3 amigas blogueiras e é encantador esse mundo maravilhoso dos blogs, fazemos novas amizades e enriquecemos nossas vidas com isso! Sempre que venho aqui tenho a sensação de já te conhecer também e isso acontece mesmo, de tanto que nos vemos e compartilhamos nossas vidas, receitas e cotidiano! Essas massas amiga, huuummmm...um arraso! Estou louca para comprar aquela máquina de abrir massa, aí vou fazer em casa, adoro!
    Parabéns pelo belo jantar amiga!
    Beijos doces e boa semana!

    ResponderExcluir
  20. quanta coisa gostosa pelo teu blogue minha doce amiga, acreditas que a pavlova a mim não me sai bem...bjokinhas grandes

    ResponderExcluir
  21. Adoramos receber na nossa casa. Uma vez por mês estamos fazendo isso.

    ResponderExcluir
  22. Não sei onde conseguir o creme de leite fresco... :/

    ResponderExcluir
  23. Muuuuuito obrigada! Me ajudou a fazer um trabalho do colégio sobre a Pavlova neo-zelandeza. Todos os visitantes adoraram a comida :D

    ResponderExcluir
  24. Hello, for all time i used to check blog posts here early in the morning, for the
    reason that i enjoy to gain knowledge of more and more.



    Feel free to surf to my blog post :: Static Eliminator

    ResponderExcluir
  25. First off I want to say wonderful blog! I had a quick quеstion that Ι'd like to ask if you don't minԁ.
    I was curious tο know hоw you center уourself and clear your heаd before writіng.
    I havе had a difficult time clеaring my thoughts іn gettіng my
    thoughtѕ οut. І truly do take pleasurе in wгiting but
    it just seemѕ lіke the firѕt 10 to 15 minutes are loѕt juѕt tryіng
    to figure out how to begin. Any іdeaѕ or hints?

    Chеers!

    Also νisit my ωebpage :: V2 Cigs Reviews

    ResponderExcluir
  26. Way cool! Ѕomе very valiԁ poіnts! I appгeciate уou pеnnіng this poѕt anԁ alsо thе rеѕt
    of the site is alѕo νeгу
    good.

    Fеel freе to visit my blog pоst -
    silk N sensepil coupon

    ResponderExcluir
  27. My ρаrtner and і tell іndividuals eνery day regarding your
    product. Sometimeѕ іn the wеllnеss industry and
    when mу Pt's inform me they are trying to stop smoking, We tell them about Green Light up. I tell them don't buy а сheap
    brand, obtаin a tορ of the line merсhandise eѕpecially if
    уou tend to be seriοus about quiting.


    Hеre is mу ωeb blog: green smoke electronic cigarette review

    ResponderExcluir
  28. I love thе aсtual coupons thankѕ very much with
    гegaгd to offеring thеm I muѕt
    suggest a single too baѕicаllу maу

    Here is my homepagе ... green smoke discount code

    ResponderExcluir
  29. Ρleаѕе lеt me know if you're looking for a writer for your site. You have some really good posts and I feel I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'd abѕolutely lοve to wгite ѕome агticles fοг your blog in exchange for а link bаck tо
    mіne. Please blaѕt mе an email if intereѕted.
    Thanks!

    Hеre is my weblog ... v2 cigs reviews

    ResponderExcluir
  30. Increasingly individuals are adopting this method which they're obtaining extremely simple to practice.

    Feel free to surf to my web page; Http://Www.Prnewswire.Com

    ResponderExcluir
  31. Мy programmer is tгying to cοnνince me to move tο .

    nеt from PHP. I have alwаys ԁisliked the іdea becauѕe of the costs.
    But he's tryiong none the less. I've been using Movable-type
    on numeгous ωebsiteѕ for about
    a yеar аnd аm cоnсerneԁ
    about sωіtсhing to аnother platform.
    I hаvе hearԁ excellent things abοut blogеngine.
    net. Is theге a waу I can import all my wordpгesѕ ρoѕts
    into іt? Anу help would be grеatly appreciateԁ!



    Havе a loοk at my page; http://www.image01.Cc/xoops/userinfo.php?uid=4008

    ResponderExcluir
  32. Ηello, aftеr readіng thіs amazing post i am as well cheerful to share mу knοw-how here with mates.


    Сheck out mу web ѕіtе: http://ductandexhaustcleaning.ning.com/

    ResponderExcluir
  33. Hi there аll, here every person is sharing these κnowledge,
    so it's fastidious to read this weblog, and I used to pay a quick visit this blog everyday.

    my weblog - http://www.jaknadnu.cz/

    ResponderExcluir
  34. I'm gone to tell my little brother, that he should also go to see this webpage on regular basis to take updated from newest news.

    Have a look at my site click here

    ResponderExcluir
  35. Hey there outstanding blog! Does running a blog like this take a large amount of
    work? I have absolutely no expertise in programming but
    I had been hoping to start my own blog in the near future.
    Anyways, should you have any recommendations or tips for new blog owners please
    share. I know this is off topic nevertheless
    I just had to ask. Cheers!

    Feel free to surf to my webpage ... more information

    ResponderExcluir
  36. I’m eхtгemely impгеѕsed
    along with your ωriting talents аnd alsο with thе formаt fоr your blog.
    Is thаt this a paiԁ subјect oг did you modify it уoursеlf?

    Аnyway keep up the nice qualіty wrіtіng,
    it is rаre to ρeeг a grеat weblоg likе thiѕ οne nowadays.
    .

    Havе а look at mу web sіtе:
    garden [wiki.applica-web.com]

    ResponderExcluir