terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Brioche de Nutella - sensacional!!



Recebi pelo facebook, do namorado da minha sobrinha Mariana, o André, o link da receita deste brioche. Cliquei no link e vem um vídeo com as etapas de preparação. Fiquei com aquela comichão incurável de fazer. Ponderei, clamando para o bom senso, que sempre me abandona quando enfio alguma coisa na cabeça
(leia-se: quando quero alguma coisa -  seja fazer, ou comprar, ou falar, ou resolver etc), e pensei: ah, tá muito calor pra mexer com massa de brioche...ah, ninguém vai comer isso aqui em casa com esse calor etc...

Porém...paralelamente a isso, comprei tudo que precisava para fazer a dita cuja. Hahaha. Aí, vejo que postaram o mesmo vídeo para a Gina (do NacoZinha). Ai, Cristo! Depois de ver mais uma vez, não resisti e fui fazer. Depois de feito, vi que, além da Gina, a Angela (do Ora Pitangas!!!) estava ensaiando para fazer (com inspiração) e que a Raquel (do Na Biroskinha) já tinha feito um lindão (aqui). Ou seja, a gente não tem conserto mesmo! Todo mundo babando no tal do brioche!


A receita é a que está no site Torta al Cioccolato, mas alterei o modo de fazer a massa, especificamente a fermentação, pois na receita, a orientação é para deixar a massa fermentando no forno com a luz acesa. Jamais conseguiria trabalhar no calor com a massa desta forma. Aí, fiz a massa na maneira francesa, com fermentação lenta, na geladeira. Olha só:


INGREDIENTES:

- 250 grs de farinha
- 20 grs de açúcar
- 12 grs de fermento biológico seco
- 3 gramas de sal
- 4 ovos
- 190 grs de manteiga derretida (em temperatura ambiente)


MODO DE FAZER

Em uma vasilha coloque os ingredientes secos e junte os ovos um a um, amassando sempre (fiz na batedeira com o gancho de massa). Após o último ovo, juntar a manteiga derretida e amassar até homogeneizar bem a massa (fica mole, grudenta). Colocar a massa em uma vasilha e cobrir com um plástico e levar à geladeira por, pelo menos, 3 horas. Após este tempo, enfarinhar bem a mesa de trabalho e as mãos e formar uma bola com a massa (que estará mais firme, pois a manteiga endureceu na geladeira), mas sem agregar mais a farinha à massa. Dividir esta bola em 4 partes iguais e abrir quatro discos de massa de aproximadamente 23 cm de diâmetro. Colocar o primeiro disco sobre uma forma coberta com tapete de silicone ou papel manteiga e sobre a massa passar uma camada de Nutella, deixando mais ou menos um cm sem Nutella nas bordas. Cobrir com o segundo disco e cobrir esta massa também com Nutella. Cobrir com o terceiro disco, passar Nutella sobre ele e finalizar cobrindo com o quarto disco de massa. Neste ponto, eu acertei as bordas da massa com uma faca, para deixar redondinho. Aí, colocar um copo virado de boca para baixo no meio da massa, e fazer 4 cortes. Cortar cada quarta parte ao meio, e cada metade desta pela metade (veja na foto). Após, torcer cada pedaço duas vezes. No final, juntar as pontas da massa de duas em duas, como na foto abaixo. Pincelar com gema e levar ao forno pré aquecido (200ºC) por mais ou menos 20 minutos. Aí, e só comer!!!!! Que delícia!!!!







Um comentário:

  1. ficou sensacional, fotos lindíssimas, excelente ter usado a fermentação lenta em frio, adorei! bjs

    ResponderExcluir