quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Churros - receita definitiva!! Fácil demais!!


Churros é uma gordice daquelas que ninguém resiste! É muuuito gostoso! Testei, no decorrer dos anos, várias receitas. Quase todas mantém a proporção de 1 xícara de farinha para 1 de água, duas colheres de sopa de manteiga, pitada de sal e um pouco de açúcar. A diferença vai na presença ou não de ovo e na quantidade , quando agregado; no uso de azeite no lugar da manteiga (Nigella); e, na utilização ou não de fermento. 


Eu dificilmente troco a manteiga por azeite na confeitaria. Acho a manteiga inigualável. Então, já sabia que, na minha receita, manteiga it is! (Só em bolo gelado que eu troco com convicção a manteiga por óleo.) . Sem ovo a massa fica mais seca e, embora crocante, não tem aquela maciez quando você morde. Então, decididamente com ovo! Aumentando a proporção de ovo a massa fica mais mole, deformando um pouco. Resolvida assim a proporção, um ovo basta. Agora, com ou sem fermento??? Não precisa do fermento,
dá certo sem. Mas....o fermento deixa o churros mais crocante e mais sequinho.  Assim, cheguei à receita que vou passar aqui. É a melhor, pode confiar. Não é uma autoria minha, essa receita já caiu na boca do povo, hahahaha, mas é a eleita. 




Para moldar os churros basta o saco de confeitar e o bico pitanga grande. Se você não tiver nada disso, coloque em um saco daquele zip lock, que é mais firme, faça um corte numa das pontinhas com a tesoura e faça churros redondinhos. 

Acontece que, quem gosta de cozinha e antiguidade vai me entender, eu sempre busco nas minhas viagens coisas antigas e utensílios de cozinha. Por conta disso, na última vez que fui a Buenos Aires entrei num antiquário que fica na praça onde acontece a Feira de San Telmo e, pasmem!, comprei 3 rolos de massa antigos. Um eu uso para fazer folhados. É sensacional! Outro quebrou na mala (óooo...) e o terceiro nada mais era que um apetrecho para fazer os churros!! Claro que eu uso este quando eu faço!! Olha ele aí:




Mas, chega de enrolação. Aí vai:

INGREDIENTES

- 1 xícara de farinha
- 1 xícara de água
- 2 colheres de manteiga
- 2 colheres de sopa de açúcar (usei orgânico, mas tanto faz)
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de fermento
- 1 ovo
- açúcar e canela para polvilhar, quanto baste

MODO DE FAZER

Misturar a farinha e o fermento e reservar. Ferver a água com o açúcar, o sal e manteiga. Quando a manteiga estiver derretida, retire a panela do fogo e misture a farinha com o fermento de uma só vez, mexendo vigorosamente. Volte ao fogo por uns 3 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau, apertando a massa contra as paredes da panela para secar, evitando, assim, que a massa exploda quando ferver. Tire do fogo e deixe esfriar um pouco. Aí, junte o ovo e mexa vigorosamente até incorporar. Moldar os churros e fritar em óleo quente. Escorrer e passar na mistura de açúcar e canela. E aí, é só comer!!!!!!!!

Eu, particularmente (e podem me atirar pedras!) não gosto com doce de leite, nem com Nutella (como servem na França). Acho muuuuito doce. Gosto deles só assim, fritinhos, com açúcar e canela....





E, sim! Não viram errado! Sempre escorro a fritura em peneira antes de colocar no papel toalha e sempre compro destas peneiras de madeira. Muitas vezes em casas de materiais para construção. Cada louco com sua mania!!


11 comentários:

  1. Adoro churros Marina e olha só como os seus ficaram com um aspecto delicioso. Amei sua receita e também adoro eles assim simples

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional... não tenho esse apetrecho mas penso que com um saco de confeitar e bico próprio se consiga um resultado interessante, vou tentar...rs. Obrigada pela partilha!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. acabei de fazer ficou otimooooooo sóq usei farinha sem fermento mesmo nao adicionei fermento

    ResponderExcluir
  4. Adicionei umas gotas de baunilha e não coloquei açúcar na massa. Fica menos enjoativo quando recheado de doce de leite. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  5. Receita maravilhosa super crocante.😂😂😂😂

    ResponderExcluir
  6. Oi gente eu fiz esse churros ficou divino!! 😘

    ResponderExcluir
  7. Oi gente eu fiz esse churros ficou divino!! 😘

    ResponderExcluir
  8. Marina, o fubá e o fermento tem o mesmo efeito; deixa-los crocante

    ResponderExcluir
  9. O meu sempre fica cru por dentro o que faço?

    ResponderExcluir
  10. Rende quantas unidades?

    ResponderExcluir