sábado, 10 de janeiro de 2015

Cozinha preguiçosa, porque hoje é sábado! abobrinha com tomates no forno



A Bárbara, minha caçula, fez pós graduação em Paris. Morando sozinha, pela primeira vez, teve que fazer sua própria comida. Acabou descobrindo que gostava de muitas coisas, até mesmo pela inteligente postura de ter se aberto para a nova experiência. Muitas das receitas que preparou foi com a Milena, uma amiga que fez lá e que eu tive o prazer de conhecer. A simpatia em pessoa. Adorei! Viva a Milena!!Outras tantas foi perguntando para mim, fazendo enquanto falava comigo ao telefone ou pela internet, e outras xeretando pelos muitos sites e blogs espalhados pelo mundo virtual.

Dentre estes pratos que descobriu, um, de simplicidade absurda, fez muito sucesso e
foi várias vezes repetido por ela, e eu fiz aqui também, quase que simultaneamente, quando ela me disse o quanto ela tinha gostado. Ela viu a receita na Cozinha de Matilde.

Eu adaptei a meu gosto, pondo manjericão, mais tomate e dosando o alho. Já fiz acrescentando beringela também e ficou ótimo!

Sabe quando você faz, come e pensa: como eu nunca fiz desta forma antes? Oi??!! Ideal para quando você está ocupada, atarefada etc...  Põe no forno e esquece (esquece mesmo, porque várias vezes eu deixo de colocar o papel alumínio e fica lá quase duas horas)!

Serve como acompanhamento de carnes, um simples arroz ou, como eu prefiro, com um pãozinho...Olha só a receita (do meu jeito):

INGREDIENTES:

1 abobrinha
4 tomates bem maduros
6 dentes de alho grandes
azeite, sal e pimenta do reino à gosto
folhas de manjericão*
(*dica: o manjericão perde seu sabor rapidamente após colhido, mas, se congelado fresco dura meses e tem seu sabor intensificado! e mais, eu coloco no congelador dentro de um saquinho, aí só aperto na hora de usar e se soltam praticamente só as folhinhas.)

MODO DE FAZER

Fatie o alho (sem casca), a abobrinha e os tomates em fatias bem fininhas. Em um refratário coloque um fiozinho (um fio ou um fiozão) de azeite e metade das fatias de alho. Sobre o alho metade das fatias de abobrinha. Sobre a abobrinha metade das fatias dos tomates. Repita as camadas. Coloque mais um pouquinho de azeite, sal pimenta do reino e as folhas de manjericão. Cubra com papel alumínio e leve ao forno alto. Quando a abobrinha estiver macia, retire o papel alumínio e deixe que permaneça no forno alto até quase secar. Pronto!! É uma delícia!





Fiz ontem e comemos com este pãozinho caseiro que também é da preguiça e a receita eu já postei aqui, e a massa é ótima para fazer pizza no forno caseiro:



Beijos até a próxima e sabe o que digo? Uma



 prá vocês!! hahaha



Nenhum comentário:

Postar um comentário