terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Galette des Rois


Quem já esteve na França em janeiro certamente se lembra da profusão de ofertas das Galettes des Rois, que devem ser servidas tradicionalmente nesta data, de 06 de janeiro, que é o dia de Reis. Dentro da Galette se esconde uma miniatura (a fève*) e aquele que
receber o pedaço com a fève será o rei por um dia!

(*miniatura, originalmente  de porcelana, representando o Menino Jesus; hoje nem sempre são de porcelana e têm as mais diversas representações - esta fève da foto abaixo milha filha encontrou na sua Galette - très chic!!)




A receita tradicional e mais deliciosa deste doce é a massa folhada recheada com creme de amêndoas, que é uma mistura de farinha de amêndoas, manteiga, açúcar (todos na mesma proporção) e ovos. Porém, o que mais se encontra nas pequenas confeitarias e mercados para venda é o doce com recheio de frangipane, que é uma mistura de creme de confeiteiro com creme de amêndoas. É muito gostoso também, e este creme  fica maravilhoso  num folhado de maçã, por exemplo. Mas, na realidade, a sua utilização na Galette se dá mais por conta do custo, porque o creme de amêndoas leva muito mais amêndoas em sua confecção, que é o ingrediente mais caro do doce. É comum a confusão, inclusive em receitas francesas, entre a denominação dos dois cremes. Mas não é a mesma coisa!

Segue aqui a receita da Galette com o creme de amêndoas, que é meu preferido!

Vou passar as quantidades para uma Galette de mais ou menos 18 cm de diâmetro, pois o seu recheio utilizará um ovo. Assim, será possível que vocês dobrem, tripliquem etc. a receita com tranquilidade.

Aí vai:

INGREDIENTES

2 discos de massa folhada de 18 cm (eu utilizo a massa folhada feita por mim, mas pode ser comprada pronta)
50 gramas de açúcar
50 gramas de manteiga sem sal de boa qualidade
50 gramas de farinha de amêndoas
1 ovo
meia fava de baunilha
meia colher de sopa de rum (ou água de flor de laranjeira ou outro aromatizante)


MODO DE FAZER

Misture a manteiga, a amêndoa e o açúcar no processador (ou manualmente). Quando estiver bem incorporado, junte o ovo, a baunilha e o rum e misture. Reserve.



Abra a massa folhada na espessura de mais ou menos 6 cm. Corte círculos do tamanho desejado, sendo que um deve ser pouco maior que o outro (este irá na parte de cima). Quando cortar a massa folhada (sempre!!) jamais deslize a faca, Vá apenas apoiando e baixando a faca, para não impedir que ela folhe. Após aberta, com um pincel, retire o excesso de farinha e deite o recheio no centro da massa menor, deixando uma borda livre  (de mais ou menos 2 dedos de largura). Pincele a borda da massa com uma clara de ovo, coloque a fève sobre o recheio (se quiser fazer a brincadeira, claro!) e cubra com a outra massa, da qual foi igualmente retirado o excesso de farinha. Aperte com o dedo a borda da massa, fazendo sulcos. No intervalo entre os sulcos, com as costas de uma faca, faça reentrâncias na massa para dar o acabamento. Pincele com uma gema e marque, com o lado não cortante da faca, desenhos na superfície da Galette. Leve ao congelador por 25 minutos (enquanto isso, aqueça o forno a 250ºC). Retire a Galette do congelador, passe mais uma pincelada de gema e faça, com a ponta de uma faca, um furo em cada quarto da massa (para escapar o ar). Asse até estar bem dourada.



Retire do forno e ponha sobre uma grelha para esfriar. Aí ...  coma!!!!!!!




Um comentário: