sábado, 17 de janeiro de 2015

Pão sem Sova do Jim Lahey,dono da Sullivan St Bakery - maravilhoso!!


Esse pão não é nenhuma novidade, eu sei, eu sei... Mas continua sendo a receita mais sensacional de pão para se fazer em casa. A ideia dele foi a maior sacada! Dele, do Jim Lahey, dono da Sullivan St Bakery em NY.

Jim Lahey estudou escultura antes de aprender a arte de assar pão na Itália. Quando ele voltou para Nova York, em 1994, ele abriu Sullivan St Bakery no Soho. Lahey tornou-se conhecido não apenas pelo seu pão, mas por suas pizzas em estilo
romano, seus doces rústicos e biscoitos italianos. Sua inovadora receita de pão sem sova foi uma revolução na arte do pão caseiro em todo o mundo, e a receita foi publicada pela primeira vez em um artigo de Mark Bittman no The New York Times em 2006. Este artigo tornou-se a base de Lahey para o seu primeiro livro de receitas: My Bread: The Revolutionary No-Work, No-Knead Method.

Agora, tanto tempo depois de a receita ter rodado pela internet, eu acho que é um bom momento para lembrar aqueles que já viram e de apresentar para quem ainda não viu. Vale muuuuito a pena fazer! É fantástica, tanto pela facilidade, quanto pela textura e pelo sabor do pão.



Olha só a facilidade (tirei a receita daqui)

INGREDIENTES

- 430 gr de farinha (3 xícaras)
- 345 gr de água (1 1/2 xícaras)
- 1/4 de colher de chá de fermento biológico seco - é só isso mesmo!
- 1 1/4 de colher de chá de sal
(ele fala para untar uma vasilha com óleo para colocar a massa para crescer, mas não é necessário)

MODO DE FAZER

misturar os ingredientes secos, colocar a água e mexer não mais que um minuto com as mãos ou com uma colher de pau. Cobrir e deixar descansar por 12 horas (eu sempre cubro pão com um plástico por baixo do pano e, podem rir, mas uso aquelas toucas plásticas descartáveis que a gente pega nos hotéis - hahahaha). Após estas doze horas, a massa estará cheia de bolhas. Então, colocar farinha na mesa de trabalho e colocar ali a massa e apenas "virar" cada lado dela para dentro formando uma bola (NÃO acrescentar mais farinha, NEM A DA MESA, que só está lá para conseguirmos dar uma moldada no pão. A massa fica toda mole, meio disforme). Aí, colocar BASTANTE farelo de trigo, ou aveia, ou farinha de trigo ou quinua em flocos ou o que você quiser sobre um pano de prato e colocar a massa com a parte lisa para cima. Colocar mais farelo sobre a massa (bastante) e fechar o pano de prato. Deixar crescer mais duas horas. Passadas uma hora e meia, ligar o forno na temperatura máxima e colocar dentro dele uma panela de ferro com tampa (a minha panela não é da Le Creuset, é do Pão de Açúcar e tem uns 23 cm de diâmetro na boca), e deixar esta panela aquecendo no forno nesta meia hora que resta para o crescimento do pão. Passado este tempo, retirar a panela do forno, abrir a tampa e, com cuidado, colocar o pão lá dentro. Fechar e voltar com a panela para o forno. Deixar assando por meia hora. Aí, tirar a tampa e deixar mais 15 minutos no forno para dourar. PRONTO!!

Dá uma olhadinha no vídeo dele aqui.É demais!! Façam!! Ou, façam novamente!!



Um comentário:

  1. faço sempre, no knead bread, mas nunca fiz assim com farelo de trigo e outros, fiquei doida para fazer. ficou lindo demais, beijos

    ResponderExcluir