sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Picolé super natural super delicioso de côco



Nesse calorão que vem fazendo um picolé é tudo de bom! E esse que é inteirinho natural, sem nenhum aditivo, melhor ainda (quem me conhece sabe que eu fujo de tudo que é aditivo, melhorador, essência artificial, margarina etc etc...)!! 

Vou dividir uma receitinha inventada pela minha mãe, que a gente fazia para a criançada tomar à tarde, enquanto esperava o sol baixar para voltar para a piscina, lá na casa de Àguas de Lindóia. A gente ainda faz, criançada é que não tem mais hahaha ops! mas já começou a nova leva!! Salve Clarinha!!!!!!!! E, de tão natural e nutritivo, pode ser oferecido para crianças com a maior tranquilidade!

Agora, voltando à receita, quem não gosta de côco (não consigo não acentuar...hahahaha) que me perdoe...poque, como dá para ver na foto abaixo,
formam-se duas texturas, ficando o côco todo concentrado em cima (na forma e em baixo quando tiramos o picolé) e é simplesmente delicioso mastigar os pedacinhos...nhamm


É muito fácil, não tem erro. Olha só:

INGREDIENTES:

-200 ml de leite de côco (eu uso leite de côco feito em casa ou comprado pronto, depende da pressa. Para fazer em casa, veja a explicação abaixo*)
-150 grs de côco ralado fresco ou desidratada sem açúcar (se você usar o leite de côco caseiro, utilize o côco que ficou no pano após a obtenção do leite)
-1 litro de leite integral
-1 xícara de açúcar

MODO DE FAZER

Misturar tudo muito bem com uma colher, colocar nas forminhas e levar para congelar! Após quarenta minutos, colocar os palitos, pois já terá gelificado um pouco e o palito irá ficar parado no meio, e voltar por mais 6 horas (ou até que esteja congelado). Juro, é só isso!

Ah, para soltar das forminhas é só colocar um pouquinho (rapidinho mesmo) em baixo de água corrente.

Pode-se usar qualquer forma para picolé, ou até mesmo copinhos descartáveis ou forminhas de gelo. Minha forma é bem velhinha e é essa da foto aí abaixo:



*LEITE DE CÔCO

Fazer o leite de côco em casa é facílimo e seu sabor sem igual: basta bater o côco fresco sem casca (em pedaços ou ralado) com água morna no liquidificador, bem batido, na proporção de 2 para 1: 2 medidas de côco para 1 medida de água morna. Após estar bem batido, coar a mistura num pano de saco bem limpinho e, após escorrido todo o líquido, fazer uma trouxinha e espremer bem. O líquido obtido é o leite de côco da primeira extração e é este que será utilizado nesta receita.





Nos bastidores...fiz o sorvete e avisei o Celo (meu filho): vou postar foto no blog, deixa sobrar um. Amanheceu e a pia da cozinha estava assim:




hahahaha ... Pelo menos ele lavou a louça!! E é assim toda vez, porque é mesmo muito gostoso! Façam porque vale a pena!! Beijos e até a próxima!!



2 comentários:

  1. Pra comer esses picolés eu lavava até o quintal hahahahah

    ResponderExcluir
  2. Marina, que delicia de receita! Vi lá no Face e corri aqui para conferir. Já favoritei. O picolé de coco é o meu favorito e agora posso saboreá-lo com ingredientes bem caseiros. Amei! Também gostei das formas. Que práticas! Beijos!

    ResponderExcluir