sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Rosa Folhada de Maçãs - liiiinda e deliciosa!!


Estou apaixonada por esta tortinha folhada. Não é linda demais?? Estava para fazer faz teeempo...Foi o maior sucesso! É simples, é fácil e muito, muito gostosa! Vale a pena.

A dica é escolher as maçãs mais vermelhas!

Vou falar pouco porque nesta receita as imagens
falam por si! Vamos lá:

INGREDIENTES (para 4 rosas)

-uma placa de massa folhada de 30 cm por 25 cm, aberta em 1 mm de espessura mais ou menos (eu faço a minha massa folhada, mas pode ser comprada pronta)
-3 maçãs bem vermelhas
- açúcar (usei demerara, mas pode ser cristal)
- canela (em pó e em pau)
-raspas de 1 limão (usei siciliano)
- suco de 1 limão

MODO DE FAZER

Levar ao fogo uma panela com 3 litros de água, duas xícaras de açúcar e um pau de canela. Cortar as maçãs em fatias não muito finas e acondicioná-las em uma vasilha, jogar sobre elas o suco do limão e colocar na panela assim que levantar fervura. Deixar por alguns minutos, até que você consiga dobrar as fatias sem que elas quebrem (veja abaixo). Retirar as maçãs do fogo, escorrer e reservar. Abrir a massa folhada e cortar 4 tiras de 5cm por 30cm. Misturar o açúcar e as raspas de limão com a canela em pó (o quanto baste) e salpicar generosamente por toda a extensão de cada tira de massa.Forrar cada tira com as fatias de maçãs, escolhendo as fatias mais bonitas para ficar na parte superior (veja na foto abaixo). Agora, basta enrolar cada tira como um rocambole e acomodar a tortinha em uma forma para cupcake e ajeitar as "pétalas". Levar para a geladeira por 30 minutos. Depois, é só assar em forno pré aquecido a 200ºC até a massa dourar (as minha ficaram por 20 minutos). Pronto!!

DICAS:
1- lembre-se que a massa folhada não deve ser cortada "puxando" a faca, mas, sim, apoiando a faca e abaixando para cortar.
2- não desperdice a calda na qual as maçãs foram cozidas. Coloque os miolos das maçãs e ferva mais um pouquinho. Terá uma calda para regar bolos bem gostosa! É só guardar em um vidro na geladeira. Ainda, para quem gosta de bebida doce: não apure a calda e ponha na geladeira e terá um chá gelado de maçã!


Um comentário: