terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Bolo Mágico de Morango ... ou do que você quiser!




Garanto que esse bolo é daqueles que vira mania. Depois que você faz a primeira vez, repeie, repete, repete... Receita antiga, daquelas que ninguém sabe bem de onde veio, mas que eu encontrei reeditada
pela Nigella (no livro Nigella Verão, se não me engano - porque eu só folheei o livro e não comprei - mas vou comprar!), que ensina a salpicar o merengue com lascas de amêndoas e que deu um toque sensacional! 






A massa é amanteigada e deliciosa e assada junto com o merengue, o que unido à cobertura de chantili e morangos dispensa comentários. Em todos os lugares que vi receita similar o bolo é montado com dois bolos e o chantili e os morangos como recheio, mas é too much! Muito doce, muita massa e perde um pouco do seu charme. Mas, como gosto não se discute, pode ser feito desta forma, fica a dica.





Chega de blá blá blá e vamos ao que interessa:

INGREDIENTES

- 120 grs de farinha
- 30 grs de amido de milho
- 100 grs de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 100 grs  + 200 grs de açúcar
- 4 ovos
- 1/4 de xícara de leite integral
- extrato de baunilha
- 1 e 1/2 colher de fermento em pó
- dois punhados de amêndoas laminadas
 Para a cobertura:
- Chantili feito com: 250 ml de creme de leite fresco, açúcar e extrato de baunilha a gosto 
- morangos, quanto baste ou outra fruta, se preferir

MODO DE FAZER

Bata a manteiga com 100 grs de açúcar até ficar clara e fofa. Junte as gemas e bata novamente até incorporar. Junte o leite, misture com uma colher para não espirrar e bata mais um pouquinho. Fora da batedeira junte a farina e o amido, aí volte à batedeira para mais uma batidinha rápida. Por fim, misture o fermento. Despeje a massa em forma de fundo falso de 23 cm, untada e enfarinhada (eu sempre cubro com papel manteiga também untado e enfarinhado). Reserve.
Bata as claras em neve e, quando estiver bem firme, coloque 200 grs de açúcar aos poucos, às colheradas. Coloque o merengue por cima da massa e salpique com amêndoas laminadas. Leve ao forno pré aquecido (200ªC) e asse até o merengue dourar. Retire do fono e deixe esfriar completamente. Na hora que sai do forno o merengue está alto, depois dá uma encolhidinha, na medida em que esfria. Depois de completamente frio, desenforme o bolo com cuidado e cubra com o chantili e os morangos. E se segure para comer só um pedaço!!!








Faça e depois me conte!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário