terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Espaguetti de Pupunha





O dia foi super corrido e eu ainda tinha que passar no Santa Luzia para comprar umas coizinhas. Aí cheguei em casa, tratei de uns compromissos e prazos e o resultado é eram 5 horas e eu ainda não tinha almoçado... Eu tinha um franguinho com legumes preparado, bonitinho para comer, que eu tinha feito na minha roasting pan (panela que eu tenho só porque achava bonita, mas nunca usava e que, depois de ser encorajada pela Angela, do Ora, pitangas, não paro mais de usar. Sério, é fantástica! Só para você ver: coloquei lá
dois peitos de frango, cenoura, batata doce, batata inglesa e cebolas, azeite, tomilho, alecrim, sal e pimenta do reino, limão siciliano e vinagre. Tampei e esqueci no forno baixinho por uma hora e meia e pronto!! Delícia!), mas ...


voltando ao espaguetti, para mim o estômago vazio sempre clama por uma gordice... eu queria o frango, mas queria mais uma massa..hahahaha Aí, lembrei que eu tinha comprado uma bandeja de palmito pupunha já ralado como espaguetti e que eu tinha um molhinho delicioso feito. Ueba!!!!!
Aí fui e fiz e comiiiii! Estava tão bom e é tão rapidinho de fazer e faz às vezes da massa sendo muito mais leve (veja bem, eu amo massa!) e o principal, fica pronto em minutos! 


Aí, me dei conta que eu precisava contar como eu faço, porque é diferente do modo que as pessoas costumam fazer e eu garanto que fica muito gostoso! Tipo ao dente! Na verdade, ansiosa como eu sou, quando comprei a primeira vez, saí fazendo sem nem me preocupar de olhar nenhuma receita. Como eu não cozinho quase nenhum vegetal imerso em água (ou refogo e vou deixando ele cozinhar no próprio suco, que ele vai soltando, ou faço no vapor, ou asso) simplesmente coloquei azeite numa wok e joguei o palmito lá mexendo até ele dar uma amaciada. Joguei o molho e comi! E daí que sempre fiz desta forma. Mas, belo dia, olhando receitas, vi que todo mundo cozinhava por 4 a 5 minutos em água quente. Experimentei. Prefiro do meu jeito! Olha só como é:




INGREDIENTES

- palmito pupunha ralado como espaguetti
- molho de sua preferência (eu refoguei uns 5 dentes grandes de alho, coloquei 5 tomates bem maduros e sem pele picados, uma folha de louro, sal, bastante pimenta do reino, deixei apurar e aí joguei folhas de manjericão)

MODO DE FAZER

- Em uma panela grande (eu uso a wok) coloque azeite e leve ao fogo, deixando dar uma aquecida. Aí, jogue o palmito e vá dando umas movimentadas, para que ele não grude, até ele amaciar um pouquinho (experimente o ponto, fica ao dente - eu deixo uns 3 minutos). Aí é só colocar o molho um bom queijo pecorino, ou grana padano ou parmesão ralado na hora e servir, ou melhor. comer!!



Um comentário:

  1. Que sugestão leve e saborosa para um jantar! Quanto à roasting pan, vou atrás já! Sou aficcionada por utilitários de cozinha que funcionam bem.

    ResponderExcluir