sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Faça sua Bolacha Champanhe! Adapte a receita e tenha um biscoito Savoiardi !!

SAVOIARDI


BOLACHA CHAMPANHE

A bolacha champanhe é facílima de fazer e fica uma delícia! Ela é feita apenas com 3 ingredientes: farinha, ovo e açúcar (refinado e cristal). Eu adicionei uma colherinha de chá de extrato de baunilha, o que deu um sabor excelente! Como você pôde observar, não vai champanhe na bolacha champanhe...Ela leva este nome por conta da região francesa de Champagne. Mas, na França este biscoito é conhecido como Bourdois.

A receita de Bolacha Champanhe que vou passar dá uma média de 10 a 12 biscoitos. A de Savorandi rende uma média de 40 biscoitos (fiz menores). Aí, dependendo de sua vontade (ou da receita na qual utilizará os biscoitos), a receita poderá ser duplicada, triplicada etc. A Bolacha Champanhe é bem similar ao biscoito savoiardi italiano, que é o biscoito utilizado para fazer o famoso tiramissu. Para fazer o savoiardi basta substituir o açúcar cristal por açúcar de confeiteiro na hora de polvilhar. Há receitas que agregam limão, outras colocam baunilha, ou raspas de limão e baunilha (como eu fiz aqui), outras, ainda, que colocam uma parte de amido de milho ou fécula de batata. Enfim, é similar, mas não idêntica. Passarei as duas receitas.

SAVOIARDI


B0LACHA CHAMPANHE

A bolacha champanhe é facílima de fazer e fica uma delícia! Ela é feita apenas com 3 ingredientes: farinha, ovo e açúcar (refinado e cristal). Eu adicionei uma colherinha de chá de extrato de baunilha, o que deu um sabor excelente! Como você pôde observar, não vai champanhe na bolacha champanhe...Ela leva este nome por conta da região francesa de Champagne. Mas, na França este biscoito é conhecido como Bourdois.

A receita de Bolacha Champanhe que vou passar dá uma média de 10 a 12 biscoitos. A de Savorandi rende uma média de 40 biscoitos (fiz menores). Aí, dependendo de sua vontade (ou da receita na qual utilizará os biscoitos), a receita poderá ser duplicada, triplicada etc. A Bolacha Champanhe é bem similar ao biscoito savoiardi italiano, que é o biscoito utilizado para fazer o famoso tiramissu. Para fazer o savoiardi basta substituir o açúcar cristal por açúcar de confeiteiro na hora de polvilhar. Há receitas que agregam limão, outras colocam baunilha, ou raspas de limão e baunilha (como eu fiz aqui), outras, ainda, que colocam uma parte de amido de milho ou fécula de batata. Enfim, é similar, mas não idêntica. Passarei as duas receitas.

Aqui no Brasil, utilizamos muito o biscoito champanhe para fazer pavês, cassatas, tortas etc., na Itália usam o savoiardi para o tiramissu e na França, por conta de sua textura, utilizam o biscoito champanhe  para mergulhar no chá, pois ele absorve o líquido sem desmanchar tão facilmente.

A receita é muito simples. Confira:

INGREDIENTES

Para a bolacha Champanhe
- 100 grs de açúcar
- 100 grs de farinha
- 2 ovos
- açúcar cristal para polvilhar
- 1  colher de extrato de baunilha (opcional)

Para o savoiardi: 

- 200 grs de açúcar
- 150 grs de farinha de trigo
- 50 grs de fécula de batata
- 4 ovos
- raspas de 1 limão siciliano
- 1 colher de sopa de baunilha
- açúcar de confeiteiro para polvilhar

MODO DE FAZER

Para a Bolacha Champanhe: Bater as claras em neve com 1/3 do açúcar e reservar. Bater as gemas com o restante de açúcar e a colher de baunilha, muito bem, até estar bem fofa e clarinha. Incorporar delicadamente as claras nas gemas batidas. Agregar a farinha aos poucos, jogando como se fosse chuva. Colocar a massa no saco de confeiteiro com bico perlê 2 e moldar os biscoitos, posicionando o bico reto contra a forma (untada e enfarinhada, ou com o tapete de silicone). Polvilhar com açúcar cristal e assar em forno pré aquecido a 200ªC até dourar (mais ou menos 15 a 20 minutos). Deixar esfriar sobre uma grade e...comer!!!!!! Ou fazer seu pavê, seu tiramissu, sua charlote etc etc etc...

Para o savoiardi: Tudo igual, apenas agregue raspas do limão siciliano (é mais suave e mais perfumado) quando for bater as gemas e utilize a mistura de farinha de trigo com fécula de batata(no lugar da farinha, claro). E, na hora de polvilhar, utilize o açúcar de confeiteiro. 






BOLACHA CHAMPANHE

BOLACHA CHAMPANHE

SAVOIARDI

SAVOIARDI

Bom proveito!!

BOLACHA CHAMPANHE

SAVOIARDI

Um comentário:

  1. Isso é uma maravilha, amo essa bolacha, e vou fazer. Obrigada pela receita.

    Beijos

    ResponderExcluir