sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Hambúrger: o pão, o hambúrger e a cebola caramelizada...faça tudo em casa!!


Sou só eu ou vocês concordam que está cada vez mais difícil de comer um belo hambúrger? Não vamos falar dos fast food, que tem seus fiéis adeptos, estou falando de hamburger de verdade. 

Até mesmo nas hamburgerias, um hamburger honesto, suculento, sem invencionices, não está fácil de achar. Tem lugar que você aposta que vai comer uma carne deliciosa, e quando vê,
o hambúrger tem salsinha! Como diz a Bárbara, minha caçula: hambúrger com salsinha não é ruim, mas não é hambúrger, é kafta! hahaha

E o pão? Um pão gigante, massudo, disputando para ser o protagonista da festa...




Sou só eu ou vocês concordam que está cada vez mais difícil de comer um belo hambúrger? Não vamos falar dos fast food, que tem seus fiéis adeptos, estou falando de hamburger de verdade. 

Até mesmo nas hamburgerias, um hamburger honesto, suculento, sem invencionices, não está fácil de achar. Tem lugar que você aposta que vai comer uma carne deliciosa, e quando vê, o hambúrger tem salsinha! Como diz a Bárbara, minha caçula: hambúrger com salsinha não é ruim, mas não é hambúrger, é kafta! hahaha

E o pão? Um pão gigante, massudo, disputando para ser o protagonista da festa...

Resumindo: quer comer um hamburger delicioso? Faça em casa!! E é aí que eu entro. Olha só que tranquilo de fazer:

Comecemos pelo PÃO DE HAMBÚRGUER:

O pão de hamburguer é um pão do tipo Viena (viennoiserie): numa explicação muito simplista, a viennoiserie é uma técnica de panificação (clássica na Europa) cuja origem é atribuída aos padeiros de Viena, que produz pães que levam quantidades consideráveis de manteiga na sua elaboração.

INGREDIENTES (para + ou - 12 pães)

- 500 grs de farinha (quanto mais proteína a farinha tiver, mais chance de ela desenvolver bem o gluten, o que é ótimo na panificação)
- 50 grs de manteiga sem sal
- 2 colheres de chá de sal
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 15 grs de fermento biológico seco (se estiver muito frio, coloque 20 grs)
- 300 ml de água (temperatura ambiente - se estiver frio, pode amornar)

MODO DE FAZER

Colocar na vasilha da batedeira a água, o açúcar, a farinha e o fermento. Bater com o batedor de massa por 5 minutos na velocidade 1. Na sequência, adicionar o sal e alterar para a velocidade 2. Ir agregando a manteiga aos pedacinhos e bater por mais 15 minutos. Colocar a massa numa vasilha enfarinhada, cobrir com um plástico e deixar descansar por 1 hora (ou mais se estiver frio). Passado este tempo, coloque a massa na mesa de trabalho e pressione-a com as mãos, para liberar os gases. Aí, abrir com o rolo na espessura desejada. Como eu queria um pão fininho abri com menos de 1 cm. O usual é abrir na espessura de 1cm a 1,5 cm. Aí, corte círculos de aproximadamente 8 cm. Coloque os pães numa assadeira enfarinhada, pincele com gel de brilho (ou com uma gema). Se quiser colocar gergelim (como eu) ou qualquer outro grão, este é o momento. Cobrir com um plástico e deixar descansar até dobrar de volume (30 a 45 min + ou -). Levar para assar em forno pré aquecido a 200ºC, colocando um refratário pequeno, com água fervente, na grade de baixo do forno nos primeiros 10 minutos (para simular o vapor no forno). Depois retirar o refratário e deixar assar por mais 15 a 20 min.

* obs: Não há o menor problema em trabalhar a massa não mão. Mas ela deve ser bem sovada, inicialmente com a ajuda de uma colher de pau. Não agregue mais farinha, a massa é grudenta, mas na medida em que a farinha for absorvendo a água ela vai ficando mais fácil de trabalhar.















A CEBOLA CARAMELIZADA

INGREDIENTES

- 1 cebola pequena sem casca, cortada em meia lua fina
- 1 colher bem cheia de manteiga
- 1/2 colher rasa de açúcar (usei o demerara, mas pode ser cristal ou refinado)
- sal a gosto

MODO DE FAZER

Aquecer a manteiga na frigideira até começar a espumar. Colocar a cebola e deixar começar a amorenar, mexendo de vez em quando. Quando estiver amorenando, colocar o açúcar e ir mexendo até dourar bem. Desligar e utilizar.





A CARNE

Bem, a carne. A qualidade é fundamental. E tem que comprar carne moída na hora, ou moer em casa (eu acho que a carne congelada não fica muito boa...). Seja qual for o corte que você escolher, deve ser respeitada a proporção de 1 de carne para 15% de gordura. Para um hamburger de 200 grs de carne, 30 gramas de gordura. 

INGREDIENTES (para 1 hamburguer de respeito)

- 200 grs de carne moída de sua preferência
- 30 grs de gordura

MODO DE FAZER

Amassar a carne com as mãos, moldando um círculo. Para meu pão de 8 cm de diâmetro, que irá crescer no forno, eu faço um hambúrguer de 12 cm de diâmetro 1,5 a 2 cm de altura. Aquecer bem uma frigideira de fundo grosso. Quando estiver quente, colocar o hambúrguer e grelhar de um lado. Após uns 4 a 5 min, virar para grelhar do outro. Nesta hora você vai colocar, sobre a parte que já grelhou, sal e pimenta do reino (moída na hora é beeem melhor).  Grelhado o outro lado, vire a carne novamente, abaixe o fogo, coloque o queijo de sua preferência e abafe com um tampa, para o queijo derreter.






A MONTAGEM

Abra o pão, se gostar de maionese, coloque na fatia de baixo do pão. Ponha a alface, a rodela de tomate, o hambúrguer, as cebolas, bacon bem sequinho, a mostarda (preferencialmente de Dijon) e o que mais quiser!! E, o melhor, comer!!!





6 comentários:

  1. Tudo muito bom, Marina! Mas essas cebolas caramelizadas... hmmmm... imperdíveis. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Faz algum tempo que eu estava procurando uma boa receita de pão de hambúrguer, a sua é ótima
    vou fazer valeu pela postagem e pelo sito que é d+.
    syd.

    ResponderExcluir
  3. Hmhmhmhmhmhm! Eu achava que tinha que temperar a carne antes de grelhar Ma. E que ia um pouco de cebola tb. Jana gordura, nao colocava nada disso -- so um tequinho de azeite na hora de grelhar. O que vc usa de gordura na carne? Manteiga com/sem sal? Ou azeite mesmo? Brigada por compartilhar estas receitas delicia!!!! Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natasha!!

      Tudo bem?
      Não é necessário colocar nenhuma gordura para grelhar o hambúrguer. A gordura que a carne solta ao aquecer é suficiente para grelhar a carne. Basta colocar uma frigideira (as mais grossas são melhores) no fogo e quando estiver quente coloque a carne. Aí não mexa e quando estiver bem dourada, vire com a ajuda de uma espátula e coloque o sal e a pimenta e deixe grelhar do outro lado.
      Para um hambúrguer bem suculento e saboroso não tempere a carne com nada. O sal e a pimenta colocados como falei acima são suficientes. O sal acaba desidratando a carne, se colocado antes de selar no calor (o mesmo vale para um filet), a cebola acaba soltando água e também compromete o ponto.
      Partilhar as receitas me dá o maior prazer!! Que bom que gostou!!
      Um beijo enorme! E manda um abraço para o André

      Excluir
  4. post perfeito, alias como sempre, logo testarei a receita do pão, faço o meu com azeite, fotos lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Angela!! Tenho certeza que o seu pão deve ficar divino!! Se testar este, me conta! Bj!

      Excluir