domingo, 15 de fevereiro de 2015

Mascarpone e Mascarpone de Baunilha Feito em Casa!



Adoro livro de culinária. E programa habitual ir até a Cultura ou a Livraria da Vila e encher o braço com todos os livros de culinária, gastronomia ou do que vocês quiserem chamar hahaha, que eu consigo carregar, me sentar e xeretar tudo.

Quem já me conhece sabe que os meus prediletos são os de confeitaria. Já comprei muitos livros só por conta das fotos, confesso. Adoro ficar vendo. Mas, os que realmente acabo usando são os livros de técnicas (do Senac, da Le Cordon Bleu, da Lenôtre etc). 

Recentemente comprei um livro da Lenôtre chamado Petits Gâteaux, que traz logo no começo a receita de um "La Faisselle Mascarpone", que ensina a fazer um Mascarpone de baunilha em casa. Opa! Já tinha visto uma série de receitas de Mascarpone na internet. Sempre a mesma base: creme de leite fresco aquecido e limão. Todas mandavam colocar a mistura em um pano de prato e deixar escorrer o soro. Mas esta da Lenôtre dispensava esta parte. Aí pensei: ué, se eu posso ter um Mascarpone sem perder nada do creme de leite, porque não??

Testei fiz e aprovei! Deixei a baunilha e as raspas de limão de lado, para ter um mascarpone tradicional e fiz. 

Segue a receita como está no livro, do Mascarpone da Baunilha, porque assim você pode fazer os dois (esse mascarpone de baunilha, para agregar a um chantili e fazer um creme deve ficar ótimo!). Atente que para chegar ao mascarpone tradicional fiz 4 alterações: (1) não coloquei o ácido cítrico, que indica a receita, porque acho que se a gente vai fazer uma receita caseira, não faz sentido agregar produtos químicos, a não ser que seja indispensável. Mas, acho que, neste caso, é dispensável mesmo, pois se trata de um estabilizante e regulador da acidez. De qualquer maneira, indico a quantidade na receita (ele é facilmente encontrado nas lojas que vendem produtos para fazer queijo); (2) não coloquei as raspas de limão; (3) não coloquei a baunilha (as raspas e a baunilha eram específica para o mascarpone de baunilha, e eu queria o neutro); e (4) deixei descansar fora da geladeira quase três horas, antes de refrigerar.

Aí vai:

INGREDIENTES

- 1 kg de creme de leite fresco
- 2 limões verdes 
- 1 a 3 grs de ácido cítrico em pó (não usei)
- 1 fava de baunilha (não usei)

MODO DE FAZER

Raspe os limões e extraia o suco. Ferva o creme de leite, as raspas e a baunilha também raspada. Junte o suco de limão, o ácido cítrico e ferva novamente. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 1 minuto. Leve à geladeira e refrigere por 5 horas, no mínimo, até que a mistura estabilize (deixei de um dia para o outro). 

É só isso! 

Tomara que façam bom proveito!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário