segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Receita de Massa de Biscoito Doce Para Decorar - sem refrigerar!! E...Biscoito de Ursinho - muito fofo, decorado sem corante!!


Adoro fazer bolachinhas. Provavelmente pela minha lembrança de quando os meninos eram pequenos e eu fazia e era uma festa! Depois, eles começaram a ajudar, às vezes todos juntos, às vezes um por vez,às vezes sozinhos, às vezes com os amigos ... "mãe, posso fazer bolachinha??". A verdade é que, mesmo que apenas eu entrasse na cozinha para fazer as bolachinhas, nunca ficava sozinha...haha, ia chegando um, depois outro e acabava todo mundo ali reunido. 

E assim, para mim, fazer bolachinha virou uma diversão que ainda trazia como recompensa aquele cheirinho de aconchego pela casa e aquele sabor de família, de lar...

Bem, mudando de pato para ganso (leia: parando de divagar), me pediram uma receita de bolachinha boa para corte. Aí, já estava na minha cabeça qual seria: aquela de baunilha que eu passava para os meninos quando queriam fazer sozinhos. Afinal, criança não tem paciência para fazer a massa, colocar na geladeira, abrir a massa gelada, cortar os biscoitos e...voltar à geladeira para só então assar...

Mas, por quê tanta geladeira?? Porque a massa de um biscoito que se preze tem manteiga...muita manteiga!! E, para garantir que fique crocante e que as figuras cortadas não deformem ao assar, a saída é gelar a massa antes de cortar e os biscoitos antes de assar, para: descansar o glúten, não ser necessário agregar mais farinha à massa para poder manusear com facilidade e. enfim, para não deformarem.




A receita que vou passar aqui permite que os biscoitos sejam cortados logo após a sua confecção e levados para assar na sequência, sem gelar. Eu confesso que, mesmo quando faço esta massa, após cortar os biscoitos e acomodar na assadeira, acho que pelo hábito, acabo deixando cada assadeira com os biscoitos já cortados na geladeira até terminar de cortar todas as bolachas e vou tirando cada uma na hora de levar ao forno. Mas, garanto que não é necessário!






Junto com a receita vai esta ideia de biscoito desses ursinhos abraçando a amêndoa...fofo demais, né? Vi esta ideia aqui e me apaixonei, mas fiz a minha receita (com a receita do link - que o google traduziu para mim, hahaha - a massa fica mais elástica e na hora de virar os bracinhos dos ursinhos ela racha menos, mas tem que refrigerar e a ideia era passar a receita do biscoito amanteigado sem necessidade de gelar).  Veja só como é:

INGREDIENTES

- 100 grs de manteiga sem sal gelada, cortada em quadradinhos
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar granulado (tem que ser granulado - pode ser cristal ou demerara - eu usei demerara desta vez)
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 2 colheres de chá de fermento em pó

MODO DE FAZER

A ideia é não trabalhar muito a massa para não desenvolver o glúten. Assim, um processador de alimentos ajuda, mas é perfeitamente possível fazer na mão desde o início. Coloque os ingredientes no copo do processador e dê várias pulsadas. Retire e coloque numa bacia, amassando com as mãos até tudo estar bem incorporado e formar uma massa uniforme. Se fizer desde o início nas mãos, comece juntando a farinha com a manteiga e esfarelando com as mão até ficar como uma farofa. Aí coloque o açúcar, o ovo, o extrato e o fermento e siga como já explicado acima. Abra a massa na mesa de trabalho levemente enfarinhada, enfarinhando o rolo de massa, na espessura desejada (0,5 cm é uma boa espessura). Coloque os biscoitos cortados em assadeira sobre um papel manteiga ou tapete de silicone, com a ajuda de uma espátula, e leve ao forno pré aquecido a 180ªC por aproximadamente 12 minutos, uma assadeira por vez. Quando estiver corado em baixo está pronto! Retire cuidadosamente os biscoitos assados da forma e coloque sobre uma grade para esfriarem. O rendimento vai de acordo com o formato. Esta receita rendeu mais de 40 ursinhos.

















Bom divertimento!!!!!!!!


2 comentários:

  1. Armando diz :

    Maravilhosa receita !

    Lembra os lindos biscoitos europeus, cheios de charme !

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  2. Lindos biscoitinhos, vou experimentar a receita com minha neta, bjs e obrigada

    ResponderExcluir