segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Torta Espiral de Legumes (Spiral Tart)! Um deleite para os olhos e para a boca! mesmo!!


Sempre circulam uns vídeos de comida na internet e vejo quase tudo. De vez em quando aparece algum que me pega e eu já sei que vou fazer, de qualquer jeito! Foi assim com o Brioche de Nutella. Vi e tinha que fazer! Mas, até aí, todo mundo sabe que eu amo a confeitaria e viennoiserie...

Mas um salgado às vezes (muitas vezes! hahaha) me tenta também! Caso desta Torta Espiral! Rodou o vídeo pelo facebook e eu toda vez olhava...  A Paula do blog Executiva de Panela circulou o vídeo desta receita por lá e comentei com ela que eu estava ensaiando para fazer, só porque achei linda! Além disso, é feita só com coisas que eu gosto, fácil de fazer, enfim,
estava na lista e hoje, com a sobra de massa folhada que eu tinha descongelado para fazer a Rosa Folhada de Maçãs, saiu (nunca desperdiço minha massa folhada!!). Olha só que espetáculo:





A receita eu adaptei daqui. Não usei as cenouras coloridas porque não é sempre que tem e não queria desencorajar ninguém de fazer. Aqui em São Paulo costumo achar as cenouras coloridas no Santa Luzia (no Pão de Açúcar também andou aparecendo). Mas, pensei:  batata doce roxa sempre tem e em todos os lugares! E, além de tudo, vai dar um contraste de cor e de sabor com os demais ingredientes... Veja se concorda comigo:

INGREDIENTES (Para uma torta de 20 cm de diâmetro):

- um disco de massa folhada de 25 cm de diâmetro (eu uso a que eu faço, mas pode ser a comprada pronta)
- 1/3 de xícara de creme de leite fresco (se não conseguir achar, use o de caixinha)
- 1 colher de sobremesa de uma boa mostarda de Dijon
- sal e pimenta do reino a gosto
- tomilho e ervas de provence (na receita fala para colocar apenas sálvia - mudei!, nem coloquei sálvia...)
- 1 cenoura
- 1 abobrinha
- 1 batata doce roxa
- 1 berinjela
- azeite

MODO DE FAZER

Forre uma forma de fundo falso de 20 cm de diâmetro com papel manteiga e coloque o disco de massa ajeitando os 5 cm que sobram na lateral. Reserve na geladeira. Com um bom descascador de legumes, faça tiras de todos os vegetais, cuidando para todas elas ficarem com um pedacinho da casca aparecendo (porque é onde está a cor e o que dará o efeito colorido na torta). Feito isso, derrame sobre o fundo da massa o creme de leite misturado com a mostarda de Dijon. Salpique sal e pimenta do reino, e jogue as ervas. Pegue tiras de cenoura e enrole, fazendo um rolinho mesmo (veja na foto abaixo). Depois, enrole a batata roxa, depois a abobrinha e depois a berinjela. Feito este primeiro rolinho, acomode-o no meio da massa e continue enrolando os legumes seguindo a mesma sequência até chegar na parede da forma. Eu molhei cada ponta de legume no creme do fundo para ajudar a colar e misturar o sabor. Então, colocar a forma na geladeira por 30 minutos e aquecer o forno a 200ºC . Passados os 30 minutos, regar com um fio de azeite e levar ao forno por 40 minutos mais ou menos...e comer!!!!!

DICA: 
1) massa folhada não se corta puxando a faca, mas sim apoiando e descendo
2) vai sobrar vegetal, não jogue fora! Rale tudo no ralador grosso e refogue com azeite, alho e cebola. Você pode comer este refogado puro, usar como recheio de uma quiche ou de uma torta de liquidificador, numa omelete, com ovos mexidos etc etc...




4 comentários:

  1. Linda demais, Marina! Estou curiosíssima em relação ao sabor. Quer fazer! Ah... a faca da foto é chiquérrima! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Posso adicionar umas fatias de bacon?

    ResponderExcluir
  3. Posso adicionar umas fatias de bacon?

    ResponderExcluir