quinta-feira, 5 de março de 2015

Bolo de Chocolate Maravilhoso - quase um brownie ... só que não




Posso arriscar dizer que bolo de chocolate é uma unanimidade? Acho que sim! Todo mundo gosta. Agora, que tal uma receita que não precisa bater, que é só misturar tudo? 








E se esta receita resultar num bolinho que, quando você acaba de tirar do forno e corta, tem a visão de chocolate derretendo?? Não fosse o bastante, seu sabor lembra muito um brownie, sem ser! A sua textura é mais macia e é um bolinho bem mais leve...Ideal para fazer quando bate aquela vontadinha de um doce e reina a preguiça de fazer algo mais elaborado, de sujar aquele monte de louça... Confere a receita e veja se não tenho razão?





INGREDIENTES

- 225 grs de manteiga delada cortada em cubos
- 500 grs de chocolate em barra picado (fiz com chocolate ao leite, mas pode ser meio amargo, 70% cacau, enfim, a seu critério)
- 1 colher de chá de café instantâneo (mesmo que você não goste de café em doce, não deixe de por; não se sente o gosto do café, e, por um destes mistérios da arte culinária, o café realça o sabor do chocolate!)
- 1 colher de chá de água quente
- 3 ovos
- 175 grs de açúcar (usei orgânico)
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
-  100 grs de farinha com fermento
- 175 grs de nozes (ou outra castanha de sua preferência)
- cacau 100% para polvilhar

MODO DE FAZER

Derreta 325 grs do chocolate, juntamente com a manteiga, em banho-maria, deixe amornar e reserve. Misture o café com a água quente. Em uma vasilha bata os ovos, o açúcar o café e o extrato de baunilha com um fouet ou grafo. Junte aos pouco a mistura de chocolate e manteiga derretidos. Feito isto, incorpore devagar a farinha. Depois de incorporado, junte as castanhas e os 175grs chocolate picado que sobrou. Leve ao forno (180ºC) pré aquecido,  em forma coberta com papel manteiga, untada e polvilhada com cacau em pó, por aproximadamente 35-40 minutos (faça o teste do palito). Retire do forno, deixe esfriar por 5 minutos e corte em quadrados (ainda na forma). Aí, deixe esfriar completamente para remover o bolo (a melhor forma de remover é soltar pedaço por pedaço, cuidadosamente com uma espátula). Depois de frio e desenformado, polvilhe generosa camada de cacau em pó. 












Agora é só se segurar para comer um pedaço só!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário