terça-feira, 3 de março de 2015

Granulado feito em casa, com corante natural e Fondant colorido naturalmente!! Tudo para decorar O Bolinho de limão!


A verdade, verdadeira mesmo, é que o Bolo de Limão foi feito como pretexto para que eu pudesse usar o granulado que eu tinha feito. hahaha não o contrário, como diz o título.
Adoro quando vejo que é possível substituir coisas artificiais por naturais na cozinha. Assim, a descoberta deste granulado foi uma alegria só. Vi a ideia aqui e amei! Afinal, granulado colorido é uma graça e  todo mundo adora! Mas sempre fico com uma sensação de culpa quando ofereço granulado colorido, especialmente para criança!





E fazer em casa é fácil!! Basta bater uma clara com 250 gramas de açúcar de confeiteiro na batedeira por 10 minutos!Aí é só colorir naturalmente e voilà! Alterei a receita, pois há a utilização de clara crua. Eu, particularmente, não tenho problema em comer clara crua, desde que eu saiba a procedência e o frescor dos ovos. Mas, para oferecermos para crianças, ou atendermos alguma encomenda, a recomendação correta é não utilizar. 
Resolvi o assunto colocando a clara em banho-maria por 15 segundos.

Aí, granulados prontinhos eu tinha que usar! Estava já há algum tempo com muita vontade de fazer (e comer!!) o Bolo Úmido de Limão que fiz  aqui  e que é demais! Aí, resolvi que era com ele que eu iria usar meus granulados. Para passar para vocês a opção de um fondant colorido naturalmente, com framboesas!

Veja abaixo como é tudo muito fácil de fazer.



1) O Granulado



O Granulado:

INGREDIENTES:

- 1 clara
- 250 grs de açúcar
- 1/2 colher de café de extrato de baunilha

MODO DE FAZER:

Para não consumir a clara crua, colocar a clara em uma tigela em banho-maria a 80ºC por 15 segundos. Retirar e bater a clara com o açúcar e a baunilha por 10 minutos na batedeira, em velocidade alta. No começo parece que não vai dar nada certo, fica tudo empedrado, esquisitão...mas calma! Basta continuar batendo que acaba virando uma pasta. Está pronta a massa. Agora basta colorir. Para isto, eu utilizei corante natural verde e rosa bem forte, feitos da seguinte maneira:

verde: triturar folhas de espinafre com quantidade de água apenas o suficiente para permitir que vire um suco (se você tiver uma centrífuga, não necessitará acrescentar água). Leve o suco obtido e peneirado ao fogo médio e deixe ferver até apurar bem (fica pastoso). 

rosa forte: bata no processador framboesas (frescas ou congeladas) até virar uma pasta. Proceda da mesma maneira acima.

Os vegetais usados não deixam gosto residual no granulado, porque a quantidade a ser usada é muito pequena em relação ao açúcar. Ah, e para armazenar o corante, basta congelar em forminha de gelo!

Feitos os corantes, é só colocar a quantidade suficiente para alcançar a cor desejada (comece colocando pouquinho corante e vá aumentando até chegar no tom desejado). Aí, colocar em um saco de confeitar (ou saco plástico resistente para alimentos) e fazer um cortinho bem pequeno na ponta (o tamanho do corte vai determinar a espessura do granulado). Se a sua massa ficar mais líquida, faça um corte bem pequenininho mesmo, porque a tendência será a massa espalhar. Se ficar mais firme, faça um corte maior. Agora é só fazer as tirinhas da massa colorida sobre um tapete de silicone ou papel manteiga e deixar secar por, no mínimo, 24 horas. Depois, basta juntar as tiras e cortar com uma faca, do tamanho desejado. Os granulados não ficam todos com a mesma espessura e tamanho, mas isso acaba dando um charme extra! Fora as cores que você consegue alcançar! Lindas! Não é demais? Apaixonei!! hahahaha




2) O Fondant


O Fondant 

Não sou fã de fondant. Costumo usar apenas em eclairs, mas...achei que um fondant colorido com framboesa ia dar um saborzinho especial para o bolo de limão. E, sabe o quê? Não me enganei.

INGREDIENTES

- 200 grs de açúcar de confeiteiro
- 1 1/2 colher de sopa de líquidos (pode ser água e corante, leite e corante, suco de limão e corante)
No meu caso, fiz só com suco de framboesa, sem nem levar ao fogo para reduzir, para mostrar como podemos chegar com ingredientes naturais quase ao vermelho (que é o pior dos corantes artificiais!).

MODO DE FAZER

Coloque o líquido sobre o açúcar e mexa vigorosamente. Utilizar no bolo frio.


3) O Bolo



O Bolo

INGREDIENTES
para a massa-
4 ovos 
3 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho
1 xícara de óleo
1 xícara de leite
raspas e suco de 1 limão
1 colher se sopa de fermento

para a calda -
2 colheres de açúcar
suco de dois limões

MODO DE FAZER

Para o bolo - bata na batedeira os ovo muito bem até crescerem. Junte o açúcar e bata mais um pouco. Vá juntando alternadamente a farinha, o amido, o óleo, o leite e o suco do limão Fora da batedeira colocar as raspas e o fermento e mexer delicadamente. Levar ao forno pré-aquecido (180ºC).

Depois de assado e ainda quente, regar com a calda, que é feita levando ao fogo o suco dos limões com o açúcar e deixando ferver por uns 2 minutos.
Não é necessário, mas eu coloquei o fondant depois do bolo desenformado e frio.









Tomaram que tenham gostado e façam bom uso!!!





2 comentários:

  1. Meu Deus, Marina, você consegue correr atrás de tudo para fugir dos artificiais! Parabéns! Amei!
    Quanto ao bolo, adoro os cítricos, logo, esse é dos meus.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gina! Obrigada! Vale a pena a gente substituir, né? Ainda mais quando entra criança na história! Beijo grande!!

      Excluir