sexta-feira, 20 de março de 2015

Manteiga Caseira de verdade!! A receita direitinho! e Qual é a do buttermilk??





Manteiga é tudo de bom! Aliás, tudo feito com manteiga ganha qualidade e sabor! E quando a manteiga é feita em casa??? Sem conservante, só a pura nata?? M A R A V I L H A!!

Fazíamos muita manteiga quando minha mãe tinha um sítio em Sorocaba/SP e criava vaca jersey. O leite é gordo, uma beleza! Era um tal de fazer queijo, manteiga, doce de leite...hummmm

Agora não tenho mais fornecedor de leite in natura, com a alteração da lei, todo leite e produto derivado deve ser pasteurizado...O queijo minas, depois disso mudou totalmente na minha opinião. Ficou borrachudo. Tenta derreter para ver. Não é mais o mesmo.  Queijo de leite cru, como chamam agora, só o da Serra da Canastra é comercializado no Brasil (que eu saiba! se estiver errada, me corrijam!).

Aí que eu tinha comprado dois potes de nata só porque eu tinha ido ao Zaffari, supermercado, e encontrei aquela nata do Sul, da marca PIÁ, muuuito mais em conta do que em qualquer outro mercado por aqui em São Paulo. Fiquei enrolando para fazer alguma coisa, o tempo foi passando e no final das contas faltava só uma semana para a nata vencer.


Acabaram-se as dúvidas! Fiz manteiga. Nem tinha pensado em postar, mas não é que rodando pela internet vi que sites e blogs conceituados ensinavam a fazer a manteiga assim: bater o creme de leite até virar manteiga. Pronto!

Mas não está nada pronto não! Um passo fundamental para deixar a manteiga com aquele gosto puro, sedoso, e para sua conservação é "lavar" a manteiga em água fria ou gelada. Não é a toa que no texto de um destes sites dizia que ficava boa, mas não era como uma manteiga francesa...Ora, se fizer a manteiga com boa nata e seguir os passos direitinho, não tem como não ficar deliciosa!! Tal qual uma excelente manteiga francesa ou nacional da boa, quiçá até melhor, com aquele gostinho extra do "fui eu que fiz"! Olha a carinha dela aí em baixo:



Fazendo a manteiga, além dela, conseguimos obter o puro leitelho, o buttermilk. As receitas de bolo americanas sempre pedem o buttermilk. Mas...qual é a do buttermilk??  A explicação é que a sua acidez reage com o bicarbonato de sódio e dá muita leveza e maciez para os bolos. Pura reação química! Eu comprovei! É a mais pura verdade!! O bolo feito com o buttermilk fica sensacional!! Sua textura é inigualável! Então, se fizer a sua manteiga, use o buttermilk para fazer um bolo. Se não fizer no dia, guarde o buttermilk no congelador para utilizar depois. Não é a mesma coisa que usar fresco, mas ainda assim, funciona muito bem!!

Vamos aos passos então da manteiga e do buttermilk:

INGREDIENTES

- natas ou creme de leite fresco (nata rende muito mais)
- sal, se quiser dar uma salgadinha (o sal ajuda a conservar também)

MODO DE FAZER

Bater as natas na batedeira até formarem os grumos de manteiga e o soro ficar bem separadinho (como na foto abaixo). Esse soro é o leitelho, o famoso buttermilk!
Escorrer bem o soro com a ajuda de uma peneira, apertando um pouco para ajudar a soltar o líquido. Veja nas fotos abaixo que só escorrendo, rendeu meia xícara de buttermilk e apertando a manteiga com a ajuda de uma espátula rendeu mais meia xícara. Voltar a manteiga para a batedeira e cobrir com água fria. Bater por uns dois minutos. Peneirar novamente (aí já não é mais buttermilk, não misture com o outro!) e repetir o processo até a água ficar transparente (de 6 a 7 vezes - eu cubro a batedeira com um pano, porque espirra um pouquinho). Quando a água estiver clarinha, está pronto. Agora é só escorrer bem com a ajuda de uma peneira e uma espátula. Assim que tiver soltado o máximo de água possível, colocar num filtro de papel e deixar secar mais um pouquinho. Depois de seca, se quiser colocar um pouquinho de sal este é o momento. Se quiser fazer um tablete, é só forrar um pote retangular com papel manteiga e acomodar a massa nele. Conservar na geladeira.

Com 600 grs de natas fiz quase 400 grs de manteiga!













Vale a pena!!! Faça!! É super fácil e você terá uma manteiga purinha, deliciosa!!




8 comentários:

  1. nossa esta sua postagem me remeteu ao tempo, em casa, nos anos 60, só era consumida a manteiga caseira, feita na mão no batedor de arame, um sanfona tipo o fouet francês de cabo curto, sim lavada muita vez e o primeiro soro, usado nos bolos de fubá, muito delicioso, vi natas por aqui num atacadista, vou comprar e fazer matar a minha vontade, fotos lindas como sempre! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me remete lembranças boas a manteiguinha caseira! Faça, mesmo Angela! Vale a pena, né?? Um beijo enorme e obrigada!!

      ResponderExcluir

      Excluir
  2. Também me remete lembranças boas a manteiguinha caseira! Faça, mesmo Angela! Vale a pena, né?? Um beijo enorme e obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Uso manteiga pra quase tudo, então resolvi seguir todas as suas regras, fui no Zafari comprei 3 potes de nata (me arrependi devia ter comprado 10 potes,ainda continua em promoção) e fiz passo a passo sua receita, (ai mulherada, se vocês não quiserem ter suas paredes e o teto todo lambuzado de manteiga sugiro usar batedeira da KITCHENAID). Bem resultado... ma-ra-vi-lho-so!! ficou cool. Então resolvi usar a nova manteiga em dois produtos que eu + vendo, mini tortas e pasteis de forno integral. Primeira surpresa a massa ficou molenga facial de trabalhar até demais, causou apreensão, ai mandei pro forno e seja o que dEUs quiser. Por falar nele, Senhor que massa que ela se tornou, macia, leve, saborosa e muitos etcs. Pela primeira vez meus produtos se tornaram totalmente franceses. Muito obrigada MARINA pela receita você é ótima, vou buscar + potes de nata. Marina quero que saiba que meu dia só começa depois de ver o seu site, valeu mesmo.

    Jes & Syd Nephilim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jes, que comentário mais delicioso!! Você não sabe como fiquei feliz!! A sua observação sobre a espirração hahaha é muito pertinente! Eu coloco um pano de prato sobre a batedeira, além do protetor (uso a kitchenaid mesmo), porque espirra mesmo! Vou atualizar o post com esta ressalva! Muito obrigada!!! Um grande beijo, Marina.

      Excluir
    2. Sou maluca mesmo! Acabei de ver que eu já tinha colocado isso! hahaha Beijo!

      Excluir
  4. Hoje fiz a manteiga, mas não lavei, só agora vi esse detalhe, farei no futuro. A minha manteiga ficou maravilhosa. Mas é verdade que dura apenas 07 dias? Acho pouco pois não como tanta manteiga assim. Tem alguma forma de durar mais?

    ResponderExcluir
  5. Hoje fiz a manteiga, mas não lavei, só agora vi esse detalhe, farei no futuro. A minha manteiga ficou maravilhosa. Mas é verdade que dura apenas 07 dias? Acho pouco pois não como tanta manteiga assim. Tem alguma forma de durar mais?

    ResponderExcluir