domingo, 22 de março de 2015

O Bolo de Chocolate - com buttermilk, um dos melhores que já fiz!! E, Ganache à base de água!



Pensa num bolo de chocolate fofo, mas ao mesmo tempo denso e úmido...feito com cacau 100%....É esse. Sem exagero, um dos melhores bolos que já fiz!! É sensacional! E, para melhorar, nada de batedeira! Tudo misturadinho na mão!
O segredo é
a reação química que acontece quando o bicarbonato de sódio entra em contato com a acidez do buttermilk.
O buttermilk nada mais é que o leitelho que sobra na batedeira quando a gente faz manteiga. Eu ensinei a fazer a manteiga direitinho, mostrando bem como se extrai o buttermilk, aqui
Vale a pena fazer, e usar a manteiga fresquíssima e deliciosa na cobertura/recheio deste bolo, que é fantástica!




Quando vi esta cobertura em uma receita da Nigella (tirei daqui) desconfiei...ganache feito com água??? Bem, mas confio nela, hahaha, resolvi tentar. Depois que eu fiz desconfiei mais ainda! Fica uma aguaceira só. Bem líquida mesmo! Ela fala para deixar uma hora em temperatura ambiente que estará boa para usar...Pensei: temperatura ambiente na Inglaterra não é temperatura ambiente do verão brasileiro. Aí, coloquei na geladeira! Ia lá dar umas mexidas e o negócio continuava líquido! Já estava dando por perdida, morrendo de dó de ter colocado minha manteiguinha caseira naquela mistureba, quando, depois de quase 5 horas, fui mexer  e...voilà!! Estava brilhante, cremosa, densa e, após mergulhar meu dedo na tigela, vi que era simplesmente deliciosa!! Muito sabor de chocolate, muito sedosa, mas muito mais leve que a ganache tradicional! Amei!!!






Como o bolo levava puro cacau, fiz a ganache com chocolate ao leite. Ficou muito bom!! Repito, sem mentira, um dos melhores bolos de chocolate que já fiz e já comi!! Vou confessar aqui que já tive muito ciúme de algumas receitas, talvez por uma certa prepotência, talvez por já ter posto receita criada por mim aqui que vi reproduzida sem qualquer crédito,  não sei bem...Mas ando totalmente desprendida, ainda bem!!, porque me dá muito prazer dividir as descobertas aqui! 

Aliás, ando tão mais leve e desprendida, em todos os sentidos, que na quinta feira tinha ido ao Fórum  João Mendes (centro de São Paulo), toda vestida de advogada e, na hora de sair, estava o maior temporal. E o guarda chuva?? No carro as always!! Enfiei a pasta com os documentos dentro da bolsa (advogado perde a carteira, perde a cabeça, mas não perde documento! hahaha), protegi bem a bolsa dentro do blazer e saí para a chuva!! Sem pensar que minha maquiagem ia borrar, meu cabelo ia ficar tal qual uma medusa, enfim, que eu ia ficar toda desmontada!  não estava nem aí!! E foi a maior delícia! 

Será que é a idade?? hahahaha..Não sei, talvez, depois das últimas escolhas que fiz (menos dinheiro, mais qualidade de vida!), eu esteja atingindo, finalmente, aquele estágio mental e emocional de R E A L M E N T E  não me importar muito com a opinião dos outros, mas, sim, com meu bem estar, minha satisfação, minha alegria. E, claro, das pessoas que me rodeiam também! O ombro fica tãããão mais leve!!!

Para variar, falei demais e fugi do assunto, quer dizer, do bolo! Olha aí se não dá vontade de comer?? Garanto, o gosto é aquele que a gente espera!! Tem exatamente o sabor que aparenta!! 

Vamos à receita??



INGREDIENTES

Bolo (adaptado daqui)
-1 e 3/4 de xícaras de farinha de trigo;
-2 xícaras de açúcar (usei o orgânico);
-3/4 de xícara de cacau 100% em pó;
-1colher de sopa de fermento;
-2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
-1 colher de sopa de café solúvel
-1 colher de chá de sal;
-1 xícara de buttermilk;
- 1/2 xícara de óleo de girassol;
-160 ml de água quente;
- 2 ovos;
- 1 colher de chá de baunilha

Cobertura/Recheio
-125 ml de água
-30 grs de açúcar mascavo
-175 grs de manteiga
-300 grs de chocolate ao leite

MODO DE FAZER

Bolo
Misturar em uma vasilha os ingredientes secos e em outra os ovos, o buttercream, a água quente, o óleo e a baunilha. Agregar aos pouco a mistura dos ovos com os secos e incorporar muito bem. Colocar para assar em duas assadeiras redondas (de 18 cm), forradas com papel manteiga, untadas com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, em forno a 180ºC pré-aquecido.

Cobertura/Recheio
Levar para ferver a água, a manteiga e o açúcar mascavo. Depois que ferver, tirar do fogo e juntar o chocolate picado. Deixar uns 30 segundos descansando e misturar até o chocolate estar totalmente derretido. Como disse lá em cima, fica suuuper líquido, parecendop que não vai dar certo. Mas vai!! Deixe descansar na geladeira de 4 a 5 horas, mexendo a cada uma hora com um fouet, até ela engrossar. Utilizar.

Montagem
Colocar um dos bolos no prato que for servir, com a parte que estava para baixo ao assar, para cima. Cobrir generosamente com parte da ganache. Cobrir com o outro bolo (a parte que estava para baixo ao assar, para cima, para ficar bem retinho!) e cobrir com o restante da ganache. 


















 


Agora é só comer!!!!!!!!!!
Desculpem a quantidade de fotos! hahaha, mas estava difícil escolher... Tomara que gostem!!







10 comentários:

  1. Marina, que delicia de post em todos os sentidos. fotos maravilhosas, bolo lindo e seu espetacular desprendimento com a vida de boleira e com a vida de brilhante advogada, cada vez te admito mais, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Angela, como sempre, você é muito gentil!! Muito obrigada!! Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
  3. Marina,
    acabei de descobrir seu blog. Amei tudo!
    Parabéns,
    Zilma

    ResponderExcluir
  4. Marina,
    acabei de descobrir seu blog. Amei tudo!
    Parabéns,
    Zilma

    ResponderExcluir
  5. Adorei vou fazer espero que de certo..não sou muito boa com bolos mas vou tentar adoro chocolate 😋

    ResponderExcluir
  6. Apaixonada pela sua explicação. Está no forno fiz uns cup cakes com essa massa o sabor crua já é demais com certeza será um sucesso. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Maravilhosoooo tudo!Infelizmente não tomo e nem como nada que contenha café.Aonde está escrito: 1 colher de sopa de café solúvel, tem como substiuir por outra coisa? ou nao colocar?
    Obrigada e um abraço cheio de gratidão por compartilhar algo tão gostoso e com tanto zelo.

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosoooo tudo!Infelizmente não tomo e nem como nada que contenha café.Aonde está escrito: 1 colher de sopa de café solúvel, tem como substiuir por outra coisa? ou nao colocar?
    Obrigada e um abraço cheio de gratidão por compartilhar algo tão gostoso e com tanto zelo.

    ResponderExcluir
  9. Se o bolo for branco substitui a quantidade de cacau por farinha? . fica amargando usando bicarbonato? Fiz um com iogurt e bicabirnato e amargou...
    e pode ser manteiga ou margarina derretida?

    ResponderExcluir
  10. Oi, acabei de descobrir seu blog e minha nossa, amei! acabei de testar essa receita e já acabou, fiz de tarde e todos comeram. amaram! vou tentar mais receitas suas, amei meeeesmo. você não imagina como estou feliz, pois sou muitoo chata pra bolos, sempre faltam algo ou muito doce...sei lá, sempre tem algo que não gosto. Esse eu simplesmente amei! de novo, obrigada por compartilha-la com nós. beeeijos!

    ResponderExcluir