terça-feira, 31 de março de 2015

Os segredos do meu brigadeiro!!



Com a gourmetização do brigadeiro, começaram a aparecer uma série de alterações na receita. Eu até chamo de brigadeiro gourmet, pois assim as pessoas sabem do que estou falando, quando me reporto ao brigadeiro branco com fava de baunilha, chocolate branco belga etc. Mas na real, brigadeiro é brigadeiro.
Com pistache, com Nutella etc., são variações e até outros doces. Para mim, brigadeiro é leite condensado e chocolate. Não vai aí nenhuma crítica, só a minha opinião, mas é que tudo virou gourmet ...(já vi até churros gourmet! juro! hahaha).



Bem, voltando ao brigadeiro...Para falar aqui eu posso deixar toda a modéstia de lado, certo? Então tá! Meu brigadeiro é sensacional! hahaha Ok! Brigadeiro, no geral, é sensacional! Mas, é sério! Todo mundo me pergunta: "Como você faz para ficar assim, tão macio? É mão, não é?"

Não, não é. Brigadeiro todo mundo sabe fazer. Mas, para um brigadeiro ficar do meu gosto, após anos fazendo, experimentando ingredientes, é preciso: 

- em primeiro lugar, qualidade. A qualidade muda o resultado de todas as receitas! O leite condensado tem que ser Moça. Já fiz com outros e fica bom. Mas com leite Moça fica ótimo! Melhor textura, melhor sabor e menor risco de cristalização do doce! Usar chocolate de qualidade. Se for usar chocolate em barra, use o chocolate de melhor qualidade possível, aquele que você iria adorar comer puro. Se preferir usar achocolatado, aí, amigos, tem que ser Nescau (não, não ganho absolutamente nada para falar dos produtos, só estou sendo sincera, dividindo experiência). 

- em segundo lugar, não colocar manteiga. Isso mesmo! Sou fã incondicional de manteiga e uso muuuito! Mas, creia, não é necessário manteiga para ele ficar brilhante! Olha a foto abaixo. Zero manteiga! Este doce já tem gordura o suficiente, não precisamos colocar mais. E o sabor sem manteiga fica melhor! Vai por mim e experimenta. (Margarina então, nem pensar!!)




- em terceiro lugar, paciência e uma grande espátula. Sim, mexer sempre, desde que coloca no fogo, sem parar, raspando sempre o fundo e as laterais. A espátula dá de 20 na colher de pau, porque ela alcança área maior da panela. O risco de queimar e cristalizar é muito menor! Olha a feiosa que eu uso na foto.


- em quarto lugar, usar panela de fundo grosso. Sim, ele cozinha mais lentamente e é muito mais difícil queimar! faz toda a diferença!

- em quinto lugar, não colocar farinha, ovo, glicose! etc. Brigadeiro é: leite Moça e chocolate. Sou da opinião que, mesmo nas gordices, a gente deve sempre cozinhar com consciência. Para que colocar glicose??? Para não cristalizar? Não é necessário! A glicose é uma bomba e a gente só deve usar quando, de fato, a coisa não funcionar sem. Exemplo: caramelo de leite.  Para que farinha?? Para tirar o puxa puxa? Eu, hem!?  E ovo?? Por que raios ovo? Por que leite?? Lembrando: isso é só a minha opinião...não fiquem bravos!!

- em sexto lugar, é o meu pulo do gato! Além de mexer continuamente, como falei, após tirar a panela do fogo, continue mexendo, mexendo vigorosamente por uns 4 minutos. Só então, tire da panela e coloque em uma vasilha coberta com filme plástico, bem encostadinho no doce até estar completamente frio. Sempre melhor de um dia para o outro! Faça isso e depois me conta! 

- por fim, usar um granulado de boa qualidade e, se preferir, passar no chocolate ao leite ralado, como fiz aqui. 



Esse é o meu jeito de fazer. E o seu??


17 comentários:

  1. fotos encantadoras e os segredos...adorei tudo! bj

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim alguém concorda comigo. Quando a grana está curta para o chocolate em barra, uso cacau em pó que sempre tenho, dá super certo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Com cacau fica ótimo mesmo, concordo! Me referi ao Nescau para a hipótese de usar achocolatado. Bom saber que pensamos igual!
      Beijo e obrigada!!

      Excluir
  3. Oi!!

    E eu sempre colocava manteiga......nem vou usar mais a amarelinha! só Nescau e Moça agora! =) Adorei as dicas!!!

    beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gabi! Que bom que gostou!! Pode fazer e me conta!! Um beijo grande!

      Excluir
  4. Vi esse brigadeiro no Blog da Gabriela e tive que vir aqui ver como se faz.
    Sempre colocava manteiga. Vou fazer sem e ver como fica.
    Beijos Mil
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. pinterestei, o post.
    adorei a dica.
    brigadu !!

    baci


    http://dicadecosturadefifia.blogspot.it/

    ResponderExcluir
  6. Você arrasa na cozinha, Marina! Vi sua receita no blog da Gábi e corri aqui para conferir. Maravilha! Amei saber suas dicas! Ainda vou preparar o brigadeiro desse jeito. Me aguarde! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Você arrasa na cozinha, Marina! Vi sua receita no blog da Gábi e corri aqui para conferir. Maravilha! Amei saber suas dicas! Ainda vou preparar o brigadeiro desse jeito. Me aguarde! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a ideia :)
    Qual a quantidade de nescau para uma lata ??

    ResponderExcluir
  9. Oi qual quantidade de chocolate em barra vc usa para 1 lata de leite condensadado

    ResponderExcluir
  10. Oi qual quantidade de chocolate em barra vc usa para 1 lata de leite condensadado

    ResponderExcluir
  11. E sobre a cristalização? Fiz brigadeiro de limão, usei leite condensado Itambé (acho q está ai o erro) chocolate branco da Harold, manteiga sem sal (na receita q acompanhei tinha a manteiga) na próxima ja não uso mais, casca de limão e uma colher de sopa de caldo de limão, esperei esfriar por 2 horas, fora da geladeira. Enrolei, ficou uma delícia, mas de um dia para o outro cristalizou a casquinha. O q posso fazer para demorar mais a cristalização?

    ResponderExcluir
  12. E sobre a cristalização? Fiz brigadeiro de limão, usei leite condensado Itambé (acho q está ai o erro) chocolate branco da Harold, manteiga sem sal (na receita q acompanhei tinha a manteiga) na próxima ja não uso mais, casca de limão e uma colher de sopa de caldo de limão, esperei esfriar por 2 horas, fora da geladeira. Enrolei, ficou uma delícia, mas de um dia para o outro cristalizou a casquinha. O q posso fazer para demorar mais a cristalização?

    ResponderExcluir
  13. Olá Marina! Amei as suas dicas!!! Mas me ajude por favor, como faço para o meu brigadeiro não cristalizar?

    ResponderExcluir
  14. Olá Marina! Amei as suas dicas!!! Mas me ajude por favor, como faço para o meu brigadeiro não cristalizar?

    ResponderExcluir