segunda-feira, 9 de março de 2015

Panqueca de Cenoura recheada com Espinafre e Ricota - saudável e deliciosa!! com versão sem glúten!




Panqueca, apesar de sua simplicidade, pode muito bem virar o prato principal. Se for como essa, com vegetais e ricota, pode tranquilamente virar prato único! É um destes pratos com cara de gordice, de tão bom que é, mas que, na verdade, é super leve e saudável!

Afinal, a massa leva ovos, leite e cenoura, o recheio, ricota e espinafre. Para cobrir, um molho de tomate honesto, feito em casa. Tenho encontrado tomate italiano muito bom! Saborosos mesmo. Vale a pena comprar e fazer bastante molho, congelar e ir usando. Como este tomate é adocicado, e a safra é longa, o que nos permite comprar tomates no seu tempo certo de colheita, não é necessário colocar cenoura, açúcar, nada disso. Vou passar uma receita de molho que é muito fácil. Você pode até desconfiar, mas fica muuuuito bom!


Tenho tentado passar aqui opções de pratos saudáveis, nutritivos, fáceis e rápidos. Para facilitar o dia a dia mesmo. Espero que agrade! Vamos à receita!!



INGREDIENTES (para 6 panquecas bem grandes e beeem recheadas!)

massa
- 1 xícara de farinha de trigo ou farinha sem glúten (para versão sem glúten)
- 1 xícara de leite
- 1 ovo
- 1 cenoura média inteira, com a casca e bem lavada, cortada em rodelas
- 1 colher de café de sal

recheio
- 500 grs de ricota fresca de boa qualidade
- 400 grs de espinafre picado (usei o congelado)
- 3 dentes de alho
- azeite, sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
- queijo parmesão para gratinar

molho

- 1,5  kg de tomate italiano bem maduro
- 5 dentes de alho
- 1 folha de louro
- azeite para refogar

MODO DE FAZER

massa
Bata tudo no liquidificador, bem batido, até a cenoura estar totalmente desmanchada e incorporada na massa. Aquecer uma frigideira no fogo e colocar uma colher de chá de manteiga. Quando derreter, com a ajuda de um papel absorvente culinário, untar toda a frigideira, retirando o excesso. Com a frigideira bem quente, coloque uma concha cheia de massa e espalhe bem. Quando a bordasestiverem seca, virar e dourar do outro e dourar. Se depois de algumas panquecas,  a massa começar a grudar, untar novamente. Repetir até acabar a massa e reservar.

recheio
Refogar o alho picado no azeite e, antes de dourar, colocar o espinafre congelado. Tampar e esperar o espinafre descongelar em fogo baixo. Dê umas mexidas de vez em quando. Qunado descongelar, coloque sal e pimenta do reino e deixe no fogo, mexendo de vez em quando, até a água que soltou secar. Aí, tirar do fogo e reservar. Passar a ricota por uma peneira, amassando com a ajuda de uma colher, colocar um pouco de noz moscada  e misturar. Com o espinafre já morno, misturar na ricota peneirada. 

molho
Bater o tomate cortado em cubos, com casca, semente e tudo, no liquidificador. Refogar o alho e colocar o tomate batido, o louro e um pouco de sal e pimenta do reino. Deixar em panela destampada, em fogo baixo, até reduzir bem. Como o rendimento depende de tomate para tomate, faça duas receitas e guarde o restante do molho para usar em outro prato!

montagem
Coloque em cada panqueca recheio suficiente para espalhar generosamente em toda a superfície, deixando apenas uma bordinha livre (veja na foto). Aí, enrolar ou dobrar, como eu fiz. Acomodar as panquecas em um refratário untado com manteiga, sem sobrepor. Cobrir com molho, polvilhar com o parmesão ralado e levar ao forno alto para gratinar (20 a 40 minutos, dependendo do tamanho e da potência do seu forno). Pronto!!!!!!!!!

























Experimente e depois me conta!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário