domingo, 1 de março de 2015

Torta de Abobrinha - com versão sem glúten e sem lactose!!




A vida é tão corrida, o trânsito tão maluco, os compromissos vão se acumulando e, muitas vezes, quando a gente chega em casa, aquela refeição que seria a única feita sem pressa, sem correria, acaba virando um um pão com qualquer coisa, ou um biscoito para enganar a fome. 
Eu falo "a gente", mas estou me referindo a mim mesma, hahahaha.  Então, uma comidinha  saudável à noite, que seja rápida e fácil de fazer e que dispense acompanhamento, sempre ajuda!!
É aí que entra este coringa delicioso! Esta torta de abobrinha é feita à base de abobrinha ralada crua, leite, ovos, azeite, cebola, tomate, alho, farinha e queijo parmesão, e é só misturar tudo e levar ao forno. Em meia hora você tem uma refeição!



A farinha pode ser farinha de trigo ou farinha sem glúten, e, até mesmo, a farinha de arroz. A quantidade não muda, qualquer que seja a farinha que você escolher. Para o caso de intolerância à lactose, basta substituir o leite por leite de arroz, ou, ainda, pela mesma quantidade de azeite (não fica pesada) e dispensar o uso do parmesão na massa, usando farinha de mandioca para gratinar.






A abobrinha pode ser substituída, por exemplo, por sobras de legumes, por frango desfiado, sem qualquer problema. É só usar a imaginação (e a conveniência! hahaha). Vamos à receita! 

INGREDIENTES

- 3 ovos
- 1/2 xícara de azeite
- 1/2 xícara de leite (ou leite de arroz ou azeite, para a versão sem lactose))
- 1 abobrinha média ralada
- 2 tomates picados
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 4 colheres de parmesão ralado, mais parmesão à gosto para gratinar (ou omita da receita, para a versão sem lactose)
- 8 colheres de farinha de trigo ou farinha sem glúten (ou de farinha de arroz)
- 1 colher de fermento
- salsa, cebolinha e/ou qualquer erva de sua preferência
- sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE FAZER

Coloque em uma vasilha o leite, o azeite, os ovos, as ervas, o sal, a pimenta e o queijo parmesão e bata com um fouet ou garfo. Junte a abobrinha, os tomates, a cebola e o alho e misture tudo. Junte as colheres de farinha e misture novamente. Por fim, junte o fermento e misture delicadamente. Coloque em forma untada e enfarinhada, polvilhe generosa camada de parmesão e leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC até estar bem douradinha. Agora é só comer!!!











5 comentários:

  1. Que delícia, eu amo abobrinha!!!! =) Vou anotar essa receita!!

    beijos,
    Gábi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gábi, olá!!
      Experimente mesmo, porque vale a pena! Um beijo grande!

      Excluir
  2. Vou fazer, se ficar boa eu publico! !! ! Obrigada pela dica!
    Neusa

    ResponderExcluir
  3. Ja eh a segunda vez q faço, acrescentei milho e gergilim por cima. Adorei!!!

    ResponderExcluir