terça-feira, 7 de abril de 2015

Minha receita de Pão de Queijo! Crocante, corado e delicioso!!



Ah...um pãozinho de queijo quentinho na hora da fome é tudo de bom, né? A receita de pão de queijo, na verdade, é conhecida de todos, tendo algumas variações em relação à proporção dos ingredientes e no tipo de polvilho usado. Cheguei a minha receita após várias experiências, ajustando as proporções a meu gosto.

Fica sensacional! O segredo está, além das medidas,  na qualidade dos ingredientes e no queijinho parmesão que eu polvilho por cima, que deixa uma casquinha fininha, dourada e crocante!

O que ajuda a deixá-lo com esse dourado apetitoso também é o ovo caipira, que tem a gema com cor...de gema de verdade! hahaha

É fácil de fazer e pode ser feito todinho numa planetária, com o batedor de raquete. Quer ver só:



INGREDIENTES

- 250 grs de polvilho azedo
- 250 grs de polvilho doce
- 200 ml de leite
- 100 ml de água
- 100 ml de óleo de girassol
- 1 colher de sopa de sal
- 300 grs de queijo meia cura ralado (se conseguir o da Serra da Canastra, que é de leite cru, não pasteurizado, melhor!)
- queijo parmesão para polvilhar

MODO DE FAZER

Levar a água, o leite, o óleo e o sal para ferver. Colocar os polvilhos na bacia da batedeira, armada com o batedor de raquete. Quando ferver a mistura de líquidos, jogar sobre a mistura de polvilho e ligar a batedeira em velocidade mínima, parando para raspar a pá de vez em quando. Deixar bater por uns 5 minutos, para a mistura ir esfriando. Aí, ainda batendo, juntar 1 ovo e, quando ele estiver totalmente incorporado, juntar o segundo e deixar bater até estar totalmente incorporado também. Colocar o queijo e bater até estar bem misturadinho. Fazer as bolinhas molhando a mão na água, para não grudar. Rolar as bolinhas em queijo parmesão, colocar em assadeira com papel manteiga, deixando um espaço entre as bolinhas,  e levar para assar a 250ºC em forno pré aquecido. Rende + ou - 34 pães de queijo grandes. Se não quiser assar tudo, colocar as bolinhas em uma assadeira sem papel nem nada e levar ao congelador. Quando estiverem congeladas, tirar da assadeira e colocar em um recipiente, mantendo no freezer até usar.







Agora a melhor parte: comer!!!!!!!!!!!!




2 comentários:

  1. Esse pão ficou com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/empadao-do-mar.html

    ResponderExcluir