terça-feira, 4 de julho de 2017

UPSIDE DOWN CAKE - bolo invertido



Muita, mas muita água rolou desde que postei aqui da última vez! Eu, literalmente, sumi... daqui!!! Estava tão animada em postar, em fazer vídeos etc etc e, de repente...parei. 
Verdade tem que ser dita: não saí da cozinha. Não! Um caso como esse meu, eu e a cozinha, a cozinha e eu, não se interrompe, não arrefece e não acaba! Talvez tenha sido um tempo de ficarmos mais na intimidade. Eu. A cozinha. ...
Simplesmente um tempo de olhar e viver. Afinal, não é todo dia que se ganha de presente da vida a família toda de volta, unida e MAIOR!!!
Uma alegria!!!
Deu vontade de voltar aqui, neste meu espaço tão querido, e seguir dividindo minhas receitas, experiências e alegrias. 
Sem mais delongas e milongas, segue este BOLO INVERTIDO DE PERAS COM CARAMELO SALGADO:


INGREDIENTES:

Para a "cobertura de peras"
- 6 peras pequenas, com casca, cortadas bem fininhas no mandolim (o suficiente para cobrir uma forma de 25 cm de diâmetro)
- 1 xícara de açúcar
- 1/4 de xícara de água
- 60 gr de manteiga salgada

Para a massa
- 2 ovos grandes
- 1 xícara de açúcar
- 120 grs de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
- 1 colher de sopa rasa de extrato de baunilha
- 1 pitada de sal
- 1/2 colher de chá de gengibre em pó
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
-  1/2 xícara de leite
- 2 colheres de chá de fermento em pó

MODO DE FAZER

A "cobertura de pera"
Unte muito bem uma forma redonda (de preferência de fundo falso), de 25 cm de diâmetro, com manteiga, forre com papel manteiga o fundo e unte também o papel. Disponha as fatias de pera sobre o papel untado, cobrindo em uma espiral todo o fundo da forma. Reserve. Misture em uma vasilha o açúcar e a água, dissolvendo bem o açúcar. Coloque em uma panela e ponha no fogo, sem mexer, até ficar um caramelo cor de âmbar. Logo que virar caramelo, tire do fogo e coloque a manteiga salgada cortada em pedaços pequenos e misture com um fouet. Em seguida, jogue sobre as peras que foram dispostas na forma e reserve.

A massa
Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até ficar um creme fofo. Junte a baunilha, a canela, o sal e o gengibre. Ainda batendo, na velocidade baixa, para não voar tudo, junte alternadamente o leite e a farinha de trigo. Quando estiver tudo bem misturado, coloque o fermento e incorpore. Despeje sobre as peras carameladas e leve ao forno pré aquecido a 180º, até assar (faça o teste do palito: após 20 minutos de forno, não antes, coloque um palito no meio do bolo. Se sair limpo, está pronto!). O meu ficou, mais ou menos, uma meia hora. Deixe o bolo descansar 10 minutos e vire no prato de servir. Não deixe esfriar mais, senão o caramelo esfria e gruda no fundo.















PRONTO!! Fica uma delícia!!! Pode ser servido puro, com chantili, com sorvete etc etc etc..



Depois de tudo isso...




Brincadeirinha   hahahaha (só que não...)

Um comentário:

  1. Que delícia. Só de ver já fiquei com água na boca.


    Beijos

    https://monasecretsblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir